''Sem tempo para respirar’’: O calendário do futebol brasileiro em 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Robert Sarmento

Publicado em 01/01/2021 às 9:05
X

A chegada do novo ano, que deveria ser um período de férias e de pré-temporada, virou a reta final dos campeonatos nacionais e internacionais. Em um ano atípico, por causa da pandemia do novo coronavírus, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) precisou refazer o calendário dos jogos de futebol para poder concluir a temporada de 2020. No Brasil, as partidas das competições que estão em andamento serão concluídas entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021. Entretanto, não haverá tempo para 'respirar' e os clubes emendam os momentos decisivos com o início da temporada seguinte. Isso, claro, se nada mudar, em virtude da curva crescente de contágio.

CAMPEONATOS EM ABERTO E NOVA LARGADA

Estão em aberto ainda as quatro divisões do Campeonato Brasileiro, além da Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores da América, que aliás tem a transmissão do SBT para o todo o Brasil e exibição da TV Jornal para Pernambuco. A Série A, com o Sport lutando contra o rebaixamento, vai se estender até o dia 24 de fevereiro. Já as Séries B e C terminam no fim deste mês de janeiro. Na Segundona, o Náutico luta para evitar a queda, enquanto o tricolor está na briga para sair da Terceira Divisão.

A Copa do Brasil conhecerá seu novo campeão no dia 10 de fevereiro. Já a Sul-Americana, no dia 23 de janeiro. Já a Libertadores, no dia 30 de janeiro. As semifinais começam na semana que vem e envolvem Palmeiras x River Plate e Santos x Boca Juniors.

Ainda em fevereiro, começa tudo de novo, com a largada das competições do calendário de 2021. A fase de grupos da Copa do Nordeste, também com transmissão da TV Jornal, tem início no dia 27. Os Estaduais, no dia seguinte, dia 28. A Copa do Brasil 2021 começa no dia 10 de março, enquanto o Brasileirão no fim de maio.

As competições internacionais também vão marcar presença. As Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar recomeçam em março. No dia 25, pela quinta rodada, o Brasil visita a Colômbia. E no dia 30 de março, pela sexta rodada, é a vez de a seleção brasileira receber a Argentina, de Lionel Messi, na Arena de Pernambuco. No meio do ano, em junho e julho, é a vez da Copa América. Já em julho e agosto, será a vez das Olimpíadas de Tóquio.

ANTES E DEPOIS DA PARALISAÇÃO DO FUTEBOL

As primeiras informações sobre o novo coronavírus começaram em 2019. O primeiro caso foi registrado em Wuhan, epicentro da doença na China, no dia 1º de dezembro. Na época, ainda não se imaginava que o vírus pudesse se espalhar por todo o mundo e as fronteiras dos países se mantiveram abertas.

A primeira determinação da CBF em relação a temporada aconteceu com a suspensão preventiva das competições sob sua tutela e que estavam em andamento a partir de 16 de março. Os dias passaram e o aumento de casos fez o torcedor ser proibido de ir ao estádio. Depois, a prevenção virou determinação por parte do Ministério da Saúde e, cada torneio de futebol profissional teve que ser suspenso no Brasil.

Com a autorização dada pelas autoridades de saúde, a CBF divulgou os cronogramas de retorno das competições. Após os Estaduais, a Copa do Nordeste retornou com sede única, em Salvador, a partir do dia 21 de julho e teve fim no dia 4 de agosto. Em seguida, o Campeonato Brasileiro teve início em agosto.

Mas quando o futebol voltou, muitas incertezas ainda pairavam em relação ao novo coronavírus. Apesar de todos os protocolos de segurança, depois que o futebol voltou, houve um alto número de casos confirmados com o novo coronavírus no elenco do Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Santos e outros clubes, incluindo em Pernambuco.

O futebol vai seguir em 2021 com vários jogos e competições emendadas. Como a vacina da covid-19 ainda não chegou para a população brasileira, diferente de outros países no mundo, por enquanto, resta torcer sem aglomerar.

CALENDÁRIO 2021

Competições pendentes de 2020

Campeonato Brasileiro

Série A: até 24 de fevereiro de 2021

Série B:  até 30 de janeiro de 2021

Série C:  até 31 de janeiro de 2021

Série D:  até 07 de fevereiro de 2021

Copa do Brasil:  até 10 de fevereiro de 2021 (final)

Libertadores da América: até 30 de janeiro de 2021 (final)

Copa Sul-Americana: até 23 de janeiro de 2021 (final)

Fase eliminatória da Copa do Nordeste 2021

Itabaiana x Santa Cruz (26 de janeiro)

Santa Cruz x Itabaiana (2 de fevereiro)

COMPETIÇÕES DE 2021

Copa do Nordeste: A próxima edição da Copa do Nordeste começa no dia 27 de fevereiro de 2021

Estaduais: a partir do dia 28 de fevereiro de 2021

Supercopa do Brasil: 10 de março (jogo único, entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil da temporada de 2020)

Copa do Brasil: 10 de março a 27 de outubro

Liberadores da América: Semana de 17 de fevereiro e final em 20 de novembro

Copa Sul-Americana: 17 de março e 6 de novembro

Campeonato Brasileiro

Série A: 30 de maio a 05 de dezembro

Série B: 29 de maio a 31 de novembro

Série C: 30 de maio a 21 de novembro

Série D: 30 de maio a 14 de novembro

Eliminatórias para a Copa 2022: 25 e 30 de março; 03 e 08 de junho; 02 e 07 de setembro; 07 e 12 de outubro; 11 e 18 de novembro

Copa América: 11 de junho a 11 de julho

Olimpíadas: 23 de julho a 08 de agosto

Final da temporada: 05 de dezembro

Início do Período de Férias: 06 de dezembro

*As principais competições de futebol feminino terminaram e a CBF ainda não publicou o calendário de 2021

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor