Da permanência ao acesso: as missões dos técnicos do Trio de Ferro para o início de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 01/01/2021 às 10:02
X

Ano novo chegando e com ele vem um espírito de coisas boas. No futebol pernambucano, essa sensação de renovação não é diferente. Para começar 2021 com o pé direito, o Trio de Ferro quer conquistar os seus objetivos. Enquanto Náutico e Sport lutam para permanecer em suas respectivas divisões, o Tricolor quer o acesso. E os três clubes apostam no trabalho dos seus treinadores para alcançarem essas metas.

MARCELO MARTELOTTE

Tricolor tem quatro pontos no quadrangular da Série C. Foto: Rafael Melo/ Santa Cruz

2020 terminou de forma muito triste para o técnico Marcelo Martelotte. Isso porque a sua esposa, Renata Guido, faleceu. No entanto, mesmo com a morte de sua companheira, a tendência é de que o treinador esteja à beira do campo neste domingo, no duelo diante do Ituano, às 18h, no estádio do Arruda. Se vencer, a Cobra Coral chega aos sete pontos e possivelmente torna-se líder do seu grupo.

Depois de uma primeira fase irretocável, conquistando a classificação para o quadrangular de forma antecipada, o Santa Cruz passou por um período difícil na Série C, ficando cinco jogos sem vencer. No entanto, a vitória diante do Ituano reanimou o elenco coral, que agora precisa fazer a sua parte para conquistar o tão sonhado acesso.

E se tem uma pessoa no elenco que conhece de acesso é Martelotte. Em 2015, foi o responsável por colocar o Tricolor na Série A. Agora, seis anos depois, busca tirar o Santa Cruz da amarga Série C, onde a Cobra Coral está desde 2018. Com quatro pontos, o Santa Cruz tem mais três decisões pela frente, onde duas são em casa. Se vencer as duas no Arruda e empatar com o Vila Nova fora de casa, provavelmente está na Série B.

HÉLIO DOS ANJOS

Hélio dos Anjos vem sendo fundamental para a reação do Náutico. FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Quando Hélio dos Anjos chegou no Náutico, o Timbu estava afundado na zona de rebaixamento. No entanto, sob o comando do treinador, o Alvirrubro ressurgiu e está com grandes chances de permanência, apesar de estar na zona de rebaixamento no momento.

Para se ter ideia do impacto do novo treinador, antes de Hélio dos Anjos o Náutico tinha conquistado apenas 20 pontos em 21 jogos. Com Hélio, o Timbu ganhou 15 pontos em 10 jogos. Outro fator que Hélio conseguiu mudar no Náutico foi o desempenho do time dentro dos Aflitos. Antes, a equipe alvirrubra não conseguia fazer valer o seu mando de campo, mas isso mudou. Sob o comando de Hélio, o Náutico ganhou quatro jogos e empatou um, além de não ter tomado gol nesses cinco jogos.

Faltando sete rodadas, o Náutico está na 17ª posição da Série B, com 35 pontos, mesma pontuação do Figueirense, que é o 16º. O próximo desafio do Timbu é na segunda (4), diante do Confiança, às 20h, fora de casa, em um confronto direto. Com Hélio no comando, o Náutico tem desempenho de G10 da Série B.

JAIR VENTURA

Jair Ventura tenta manter o Sport na Série A. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Se o Sport está com chances de permanecer na Série A, muito se deve ao técnico Jair Ventura, que assumiu o Rubro-Negro na Série A e, mesmo com o time em baixa em partes do campeonato, mantém a equipe leonina fora da zona de rebaixamento. No momento, o Leão é o 15º da Primeira Divisão, com 29 pontos ganhos, um a mais que o Vasco, primeiro time dentro do Z4.

Para permanecer fora do Z4, o técnico Jair Ventura vai precisar fazer o Sport melhorar de rendimento. No segundo turno da Série A, o Rubro-Negro conquistou apenas cinco pontos, o que faz o Leão ser a terceira pior equipe do returno, na frente apenas de Botafogo e Coritiba.

Faltando 11 jogos para o fim da Série A, o Rubro-Negro quer seguir atuando de forma equilibrada, tendo estabilidade defensiva e força para atacar, algo que conseguiu diante do Grêmio, em uma das melhores atuações do Leão na Série A, apesar de ter ficado no 1x1 na Ilha do Retiro. O primeiro compromisso do Sport em 2021 é na próxima quarta-feira (6), diante do Fortaleza, às 20h30, em um confronto direto, na Ilha do Retiro.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor