Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Mesmo com um a mais, Sport cede empate ao Grêmio e se mantém perto do Z-4 da Série A

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 19/12/2020 às 21:03
Sport empatou com o Grêmio por 1x1 na última rodada dentro de casa. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Sport empatou com o Grêmio por 1x1 na última rodada dentro de casa. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Apesar de ficar com um jogador a mais em boa parte do segundo tempo, o Sport não conseguiu vencer o Grêmio, neste sábado (19), na Ilha do Retiro, e ficou no empate em 1 x 1. O time rubro-negro até abriu o placar no começo da partida, mas cedeu o empate de pênalti na segunda etapa e perdeu a chance da segunda vitória, além da oportunidade de se distanciar da zona de rebaixamento da Série A. Com 29 pontos, o Leão pode terminar a rodada como 'porteiro do Z-4', em caso de vitórias de Athletico-PR e Bahia. Se o Vasco ganhar, fica só um ponto atrás.

O JOGO

Se o torcedor do Sport achou que Renato Gaúcho pouparia os titulares do Grêmio, pensou errado. Com a eliminação na Libertadores da América, o time gaúcho veio com a força máxima, com exceção de Geromel e Diego Souza (ambos iniciaram no banco de reservas). Independente da escalação do adversário, a postura do Leão não surpreendeu. Sempre foi a escolha, ao menos, inicial, do técnico Jair Ventura. O time manteve a estratégia das linhas de marcação baixas e deu a posse de bola para a equipe gaúcha trabalhar até o meio de campo.

O Grêmio mantinha a posse de bola, mas caiu justamente na armadilha do Sport. Aos oito minutos, o argentino Lucas Mugni puxou o contra-ataque na área defensiva, tabelou com Patric e cruzou rasteiro para Dalberto abrir o placar na Ilha do Retiro. Foi o primeiro gol do atacante com a camisa rubro-negra. A jogada mostrou talvez a principal característica do esquema tático trabalhado por Jair Ventura: velocidade no contra-ataque.

Se o time rubro-negro já gosta de optar pela marcação, imagine com o resultado favorável. Mesmo assim, alguns minutos depois de sofrer o gol, os gaúchos tiveram uma boa chance de empatar. O atacante Ferreira cruzou da direita e a bola sobrou para Jean Pyerre, que encontrou Cortez livre. O lateral conseguiu desviar e a bola passou do goleiro Luan Polli, mas Júnior Tavares salvou na hora certa. Esse lance aconteceu aos 15 minutos. No andamento da primeira etapa, o que se viu foi a marcação forte do Sport e a troca de passes improdutiva do Grêmio. Quando a chance surgia, a jogada não era concluída e as defesas levaram a melhor.

A reta final do primeiro tempo chegou e nenhum dos clubes produziu boas jogadas ofensivas. Vez ou outra, Sport e Grêmio conseguiram uma infiltração dentro da área. Uma nova finalização, de fato, só aconteceu aos 40 minutos quando Churín tocou de cabeça para fora. Nem levou perigo. Em seguida, aos 42 do primeiro tempo, o mesmo jogador finalizou travado pela marcação e ganhou um escanteio. O lance ocorreu dentro da área e, mesmo sendo aparentemente normal, foi até revisado pelo VAR (cerca de dois minutos) mas não houve a marcação de falta. O resultado parcial ficou mesmo a favor dos pernambucanos.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, Marquinho deixou com indisposição e deu lugar a Raul Prata. Com a dobradinha de laterais-direitos, o técnico rubro-negro colocou Patric foi mais adiantado. No começo da segunda etapa, logo aos dois minutos, o Sport por pouco não ampliou. Após cobrança de escanteio e o desvio na primeira trave, Lucas Mugni chegou atrasado e não conseguiu fazer o gol. Aos seis minutos, Kannemann fez falta dura em Marcão e tomou cartão amarelo. Como já tinha (no primeiro tempo, por reclamação), o zagueiro foi expulso.

Logo após expulsão, o time pernambucano mostrou que poderia aproveitar o fato de estar com um homem a mais. Em jogada pela esquerda, a bola chegou em Dalberto, mas, diferente do lance que marcou, o atacante chutou mal e para fora. Só o time gaúcho não é chamado de ‘imortal’ à toa. Após boa jogada individual, Luiz Fernando passou por dois e bateu na rede pelo lado de fora No ataque seguinte, Mugni deu o passe para Thiago Neves. O meia bateu de pé esquerdo para fora e não fez valer a famosa ‘lei do ex’. A partida ficou mais dinâmica, e foram chances para os dois lados nos 15 minutos do segundo tempo.

O Leão manteve a busca por encurtar os espaços, enquanto o Grêmio tentava se encontrar na partida. Aos 16 minutos, um momento que trouxe uma rápida preocupação. O volante Ronaldo Henrique se chocou com Maidana e caiu no gramado. O jogador sentiu falta de ar por alguns segundos, mas foi atendido e se recuperou. Apesar dele ter voltado para o jogo, o treinador do Leão preferiu substituí-lo. Quando o relógio chegou aos 24 minutos, o VAR entrou em ação mais uma vez no confronto. O volante Marcão tentou acertar a bola, mas o atleta do Grêmio foi mais rápido no lance. Ele tocou na bola e foi atingido pelo jogador rubro-negro. A arbitragem revisou a jogada e marcou o pênalti.

Após a revisão no arbitro de vídeo, o auxiliar-técnico do Sport não gostou e foi expulso por reclamação. Na cobrança da penalidade, aos 27 minutos, Pepê deslocou o goleiro e deixou tudo igual. Se o Grêmio não conseguia criar, o empate caiu do céu. O duelo estava completamente aberto. Pouco minutos depois, os rubro-negros reclamaram de dois toques na mão em sequência, envolvendo Cortês e o zagueiro Geromel. No lance do lateral, ele tocou de cabeça e depois a bola resvalou no braço. O jogo seguiu.

A reta final do jogo foi muita disposição das duas equipes em busca da vitória. Apesar do certo equilíbrio, o Leão deu mais brechas para o time gaúcho chegar em faltas laterais. Mesmo com um jogador a menos, o Grêmio ficou confortável na partida. Apesar do duelo se manter aberto, nenhuma das equipes criaram oportunidades para marcar o segundo gol. Com vários lançamentos e pouca ousadia, o empate ficou decretado na Ilha do Retiro.

> Veja a jornada esportiva da Rádio de Sport 1 x 1 Grêmio

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias