Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Emoção na luta por vaga nas semifinais da Libertadores; TV Jornal/SBT terá transmissão nesta terça-feira

Klisman Gama
Klisman Gama
Publicado em 15/12/2020 às 9:11
Palmeiras encara o River Plate nas  semifinais. Foto: AFP
Palmeiras encara o River Plate nas semifinais. Foto: AFP

AFP - Após os bons resultados registrados em suas partidas de ida nas quartas de final, River Plate, Palmeiras e Santos buscarão nesta semana garantir a classificação às semifinais da Copa Libertadores 2020, em que Boca Juniors e Racing abrem o duelo por uma vaga entre os quatro melhores do torneio.

O Libertad paraguaio e em menor medida o Nacional uruguaio podem evitar que as semifinais da Libertadores voltem a ser um duelo exclusivo entre argentinos e brasileiros. Vale lembrar que o jogo contra o Palmeiras nesta terça-feira (15), no Allianz Parque, às 21h30, terá a transmissão do SBT para todo o Brasil e exibição da TV Jornal para Pernambuco.

Clubes desses países dominaram a Libertadores na última década, na qual monopolizaram os títulos, exceto em 2016, quando o Atlético Nacional da Colômbia se sagrou campeão contra todas as probabilidades ao derrotar o Independiente del Valle em uma final inédita. Pela primeira vez desde 1991, quando o Colo Colo venceu o Olímpia, não havia representantes das potências da região na final.

LEIA MAIS

>> Zagueiro exalta presença de Neymar no PSG em novo confronto contra Barcelona na Champions League

>> Técnico Marcelo Veiga, ídolo do Bragantino, morre vítima da covid-19

>> Neymar tem revisão médica ‘tranquilizadora’ após lesão no tornozelo esquerdo

>> Confira os confrontos da segunda fase da Liga Europa

>> Veja os confrontos das oitavas de final da Champions League

River favorito

Dos candidatos à semifinal, o River Plate é o que parece em uma situação mais confortável.

O time do 'muñeco' Marcelo Gallardo tenta chegar à sua terceira final de Libertadores consecutiva, depois de ganhar o título em 2018 na já lendária final de Madri contra seu arquirrival Boca Juniors e perder em 2019 em Lima em uma final de jogo único - a primeira da história - contra o Flamengo por 2 a 1 com dois gols de Gabigol no fim (89 e 90+2) e no momento em que o River já saboreava seu quinto título.

E na quinta-feira, em Montevidéu, o elenco 'millonario' tem a vaga para as semifinais nas mãos após vencer por 2 a 0 no jogo de ida o Nacional do Uruguai, que para reverter essa situação e sonhar em chegar à final da Libertadores pela primeira vez desde 1988 terá que mudar radicalmente seu jogo.

Na verdade, o Nacional tem se mostrado uma equipe temerosa, projetada para se defender e sem grande proposta ofensiva.

Tanto é que nos últimos três jogos pela Libertadores não tem conseguido marcar gols, já que além de perder por 2 a 0 para o River, empatou na segunda rodada em 0 a 0 seus dois jogos contra o Independiente del Valle, que eliminou na decisão nos pênaltis.

Além disso, sofreu um golpe mental ao perder o clássico uruguaio por 3 a 2 no domingo contra seu arquirrival Peñarol.

Libertad, o obstáculo

Desta forma, o Libertad parece ser o único obstáculo para que as semifinais da Copa sejam um duelo argentino-brasileiro.

O forte time 'gumarelo' joga nesta terça-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, contra o Palmeiras, com quem empatou em 1 a 1 no jogo de ida, há uma semana, em Assunção.

Com um elenco cheio de veteranos, como o atacante paraguaio Oscar 'Tacuara' Cardozo e o goleiro da seleção uruguaia Martín Silva, ambos de 37 anos, o Libertad poderia ter obtido um resultado melhor no jogo de ida, já que foi superior ao time paulista mas falhou nas conclusões e ainda esbarrou na trave.

Agora precisa vencer, ou pelo menos empatar em 2 a 2, para evitar que o Palmeiras siga em frente em busca de seu segundo título da Libertadores, após o conquistado em 1999 quando era comandado por Luiz Felipe Scolari.

A outra semifinal da Libertadores-2020 será um duelo argentino-brasileiro.

Por um lado, Santos e Grêmio definem as quartas de final nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, em Santos, após o 1 a 1 no jogo de ida, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

E embora o Peixe apareça em melhor situação devido ao ponto conquistado como visitante, este duelo entre os dois tricampeões da Libertadores está longe de parecer decidido.

Clássico em Avellaneda

Também nesta quarta-feira, em Avellaneda, Racing Club e Boca Juniors começam a decidir as quartas de final, que será concluída na quarta-feira, dia 23 de dezembro.

O 'xeneize' superou as oitavas de final com sofrimento - e com a sorte do campeão? - ao vencer o Inter de Porto Alegre nos pênaltis no estádio La Bombonera, depois de perder por 1 a 0 em 90 minutos.

E embora a priori pareça favorito para chegar às semifinais, não pode se descuidar porque o Racing vai buscar surpreender novamente depois de eliminar nas oitavas de final o último campeão, o Flamengo, em pleno Maracanã.

As semifinais serão disputadas na primeira quinzena de janeiro e a final de jogo único está marcada para o dia 30 de janeiro, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias