Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Associação nacional de árbitros debate no Recife projeto sobre democratização da arbitragem

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 04/12/2020 às 13:09
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em meio às recorrentes críticas relacionadas a arbitragem, os presidentes dos 27 sindicatos e associações estaduais de árbitros de futebol se reúnem no Recife, desta sexta (4) ao domingo, no 49º Congresso promovido pela Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF). Entre os assuntos em pauta no evento, está a construção de um projeto para a democratização da arbitragem brasileira, visando oferecer mais oportunidade para todos os integrantes da categoria. O evento está sendo realizado pela primeira vez na capital pernambucana.

“Vamos trabalhar para que os árbitros de todo o País tenham oportunidades iguais. As escalas das principais divisões sempre foram muito concentradas nos profissionais dos eixos Sul e Sudeste. Vamos debater durante o Congresso uma proposta viável com os presidentes dos 27 estados para apresentarmos à Comissão de Arbitragem da CBF. Temos a chance de corrigirmos um equívoco histórico no futebol brasileiro”, afirmou o pernambucano Salmo Valentim, ex-árbitro e presidente da ANAF.

LEIA MAIS:

>> Sport entra com petição para que liminar que mantém eleições em dezembro não seja concedida

>> Hélio dos Anjos vê como ‘fundamental’ o papel dos volantes no esquema do Náutico

>> Rivais do Santa Cruz no quadrangular da Série C serão conhecidos neste sábado; DAZN transmite os jogos

De acordo com levantamentos da ANAF, 81% das partidas realizadas entre a 1ª e a 22ª rodada da Série A do Brasileiro 2020 foram comandadas por árbitros do Sul e Sudeste. Depois, aparece o Centro-Oeste com 10% dos representantes e o Nordeste com 9%. Nenhum árbitro da região Norte foi escalado.

O evento também servirá para a prestação de contas da ANAF e para a discussão de algumas mudanças regimentais no Estatuto da entidade, que foi fundada em 25 de outubro de 1997.

Divisão regional dos árbitros nas Séries A, B e C do Brasileirão em 2020:

Série A (1ª a 22ª rodada)

Sul - 42%

Sudeste - 39%

Centro-Oeste - 10%

Nordeste - 9%

Norte - 0%

Série B (1ª a 21ª rodada)

Sul - 15%

Sudeste - 33%

Centro-Oeste - 10%

Nordeste - 29%

Norte - 13%

Série C (1ª a 7ª rodada)

Sul - 14%

Sudeste - 24%

Centro-Oeste - 17%

Nordeste - 36%

Norte - 9%

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias