Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Diógenes Braga quebra silêncio e diz que o Náutico vai sair dessa situação

Lucas Holanda
Lucas Holanda
Publicado em 02/12/2020 às 12:06
Diógenes Braga é o "homem forte" do futebol do Náutico. Foto: Brenda Alcântara/Acervo JC Imagem
Diógenes Braga é o "homem forte" do futebol do Náutico. Foto: Brenda Alcântara/Acervo JC Imagem

Na manhã desta quarta-feira, um dia depois da importante vitória do Náutico diante do Guarani, o vice-presidente do clube, Diógenes Braga, quebrou o silêncio e conversou com Ralph de Carvalho, comentarista da Rádio Jornal, durante o programa Bate Rebate, apresentado pelo comentarista. No longo papo, vários assuntos foram debatidos com o mandatário alvirrubro. Um deles, óbvio, a importância de voltar a vencer após um longo jejum na Série B. Além disso, o vice-presidente do Timbu destacou a importância de aliar três pilares para o Náutico reagir: a técnica, física e a insistência nos objetivos, algo que foi fundamental para o Alvirrubro voltar a vencer, de acordo com Diógenes.

"A gente tem trabalhado muito. Como você falou, a gente estava reticente em falar. A gente tem adotado muito a estratégia de focar no trabalho. O que posso falar é que existe um nível muito grande de compromisso de quem faz o Náutico hoje. Todo mundo muito focado em tirar o Náutico dessa e, se Deus quiser, a gente vai conseguir. Não é só a capacidade técnica e física (do gol de Kieza), mas é ele não desistir até fazer o gol. Não só pela questão do gol em si, mas também pela necessidade de trazer a vitória. Posso te dizer, pelo que a gente acompanha no dia a dia, o Kieza é muito merecedor desse gol por tudo que ele tem feito, pelo amor dele com o clube e tudo que ele tem se esforçado para tirar o clube dessa situação. Foi muito merecido que ele fizesse aquele gol", explicou.

"A gente olha para o nosso desempenho e também olha para os outros. A gente tem as nossas dificuldades mas os concorrentes também têm. E a gente vem num viés de ascensão, de crescente. Então a gente tem um cenário evolução, enquanto os concorrentes ali estão tendo dificuldades. A gente precisava dessa vitória pelo aspecto de confiança. Quando você passa esse jejum todo, não baixa a guarda e, apesar de tudo, se fortalece e entra em campo brigando mais ainda, isso passa muita confiança. Sim, a gente vai sair dessa situação. Fundamental o apoio que a gente vem recebendo e a alegria das pessoas pela vitória ter saído. O ambiente interno é de muito compromisso com o clube e com tudo que está sendo feito. Com muita luta, não vai ser fácil, mas a gente vai sair dessa situação, sim", completou.

No Náutico há quatro rodadas, Hélio dos Anjos vem conseguindo dar uma cara competitiva para o Timbu. Foram quatro pontos conquistados em 12 disputados, mas a sensação é de que o desempenho do Timbu poderia ter arrancado uma pontuação ainda melhor, sobretudo diante de Juventude e Vitória, jogos em que o Alvirrubro perdeu e empatou, respectivamente. Para Diógenes Braga, além da experiência e do conhecimento de futebol do treinador, um aspecto fundamental que ele conseguiu melhorar no clube foi no emocional dos atletas, recuperando algumas peças, como o lateral-direito Hereda.

"Passa muito pelo motivacional. O aspecto psicológico pesa demais. Às vezes a gente acha que o desempenho do atleta dentro de campo depende apenas da qualidade técnica, mas não é. O aspecto psicológico é muito importante. O grande mérito de Hélio é muito do fator motivacional. Experiência enorme, estou muito impressionado. Fora a experiência e o conhecimento de futebol, a capacidade psicológica dele é muito grande. De motivar atletas, de fazer os atletas desempenharem o que podem. Hereda, por exemplo, voltou a ser o Hereda que vinha sendo. A gente viu o que ele fez com Hereda. Então o aspecto motivacional de Hélio vem sendo preponderante para esses atletas desempenharem bem", afirmou Diógenes Braga. Veja como foi a jornada esportiva da Rádio Jornal de Náutico 2x0 Guarani.

LEIA MAIS

Hélio dos Anjos destaca maior intensidade do Náutico, mas diz que ainda não está satisfeito

Insatisfeito com suspensão de Camutanga, Hélio não se preocupa com substituto

Hélio dos Anjos observa Náutico superior tecnicamente em vitória

Kieza destaca alívio por Náutico voltar a vencer na Série B, mas ressalta luta contra Z4

Ouça os gols da vitória do Náutico nas ondas da Rádio Jornal

Aguerrido, Náutico alia desempenho ao resultado e volta a vencer na Série B, diante do Guarani

PARA DIÓGENES BRAGA, JOGOS SEM PÚBLICO ESTÃO PREJUDICANDO O NÁUTICO

A campanha do Náutico como mandante na Série B é muito aquém do que o clube e torcida esperavam. Por mais que os jogos aconteçam sem público, os alvirrubros acreditavam que os Aflitos seria um trunfo especial para o Timbu no torneio. Foram apenas três triunfos do Náutico na Segunda Divisão, o que comprova o baixo desempenho. Para Diógenes Braga, a falta de público é um dos fatores que mais prejudica o rendimento do Timbu.

"Por exemplo, posso dizer para você que o que mais está fazendo falta para a gente é a torcida. Afirmo: duvido que se os jogos tivessem com público a gente estivesse na final. Duvido que a gente levasse aqueles gols no fim do jogo, mas infelizmente vai ter que ser assim. É um campeonato completamente diferente, e talvez a gente tenha demorado um pouco a jogar esse campeonato sem torcida, que é muito diferente. E os atletas sentem. Não ter a presença da torcida (faz com que) a comunicação da torcida seja em redes sociais. E, num momento ruim do clube, é natural que surjam uma quantidade muito grande de críticas. E aí existem atletas que têm um lastro e suportam bem isso, e atletas que sentem", explicou.

Com 24 pontos, o Náutico está na 17ª posição, com quatro pontos a menos que o Cruzeiro, 16º com 28 pontos e que joga nesta quarta-feira, diante do América-MG. No entanto, o Timbu torce para que a Raposa não vença. Se o time mineiro triunfar, aí o 16º será o Paraná, que está na 15ª posição com 29 pontos e foi goleado por 4x1 pelo Vitória na última terça-feira. O próximo jogo do Náutico é no domingo (6), fora de casa, contra o Figueirense, às 16h.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias