Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Velório de Maradona na sede do governo da Argentina começa com confusão

Gabriela Máxima
Gabriela Máxima
Publicado em 26/11/2020 às 8:27
Confusão para entrar na Casa Rosa, onde acontece o velório de Maradona. Foto: ALEJANDRO PAGNI/AFP
Confusão para entrar na Casa Rosa, onde acontece o velório de Maradona. Foto: ALEJANDRO PAGNI/AFP

O velório de Diego Maradona iniciou pouco antes das 6h (horário de Brasília) desta quinta-feira na Casa Rosada (sede do governo), no centro de Buenos Aires, na Argentina. Milhares de pessoas já lotavam a Praça de Maio, em frente ao local, antes da abertura dos portões, o que culminou em muita confusão e briga na formação da fila para entrar na Casa Rosada. A polícia estava de plantão e tentou controlar a multidão ansiosa para se despedir do ídolo.

Vale destacar que muitas pessoas estavam sem máscara, medida de prevenção contra o novo coronavírus. E também não foi possível evitar aglomerações em alguns pontos da Praça de Maio.

Confusão na Casa Rosada

Depois que os portões foram abertos e a polícia conseguiu controlar a confusão, aos poucos as pessoas começaram a seguir a fila para entrar na Casa Rosada e iniciar a despedida da lenda do futebol. O velório que antes seria realizado em três dias foi reduzido para apenas um depois de um pedido da família. Os portões permanecerão abertos até as 16h e o caixão ficará fechado.

LEIA MAIS

> ‘Maradona mudou a minha vida’, diz ex-atacante do Santa Cruz

> “Estamos muito tristes”, diz Zidane sobre morte de Maradona

> Maradona era ‘sensacional’, afirma Klopp

> Papa Francisco lembra de Maradona “com afeto” e diz rezar por ele

> Velório de Maradona será na Casa Rosada, em Buenos Aires, nesta quinta-feira

> Maurício de Sousa presta homenagem a Maradona

> Comentarista argentino fala sobre perda de Maradona

> Estrelas do futebol feminino também se despedem de Maradona

> Maradona e Galeano: o ídolo argentino na descrição perfeita do escritor uruguaio

> Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo prestam homenagem a Maradona

Despedida dolorosa

Maradona faleceu no final da manhã da quarta-feira aos 60 anos, vítima de uma parada cardíaca. No início do mês ele havia realizado uma cirurgia no cérebro de urgência para tratar uma hemorragia. O procedimento foi finalizado sem maiores problemas, mas o ídolo argentino passou oito dias internado em observação por conta de um quadro de anemia, desidratação e abstinência devido ao vício do álcool. Nos últimos anos, inclusive, os exageros prejudicaram a saúde de Maradona.

De acordo com o resultado preliminar da necropsia, ele sofreu uma "insuficiência cardíaca aguda, em um paciente com uma miocardiopatia dilatada, e insuficiência cardíaca congestiva crônica que gerou edema agudo de pulmão".

Ele estava com problemas de saúde no dia de seu aniversário de 60 anos em 30 de outubro, quando reapareceu de seu confinamento devido à pandemia no estádio do Gimnasia y Esgrima, equipe que comandava. Seu advogado, Matías Morla, revelou que Diego enfrentava uma depressão quando o coágulo foi detectado. "Ele tinha um comportamento diferente, estava muito deprimido e fazia comentários sobre parentes que haviam falecido, que sentia falta deles", disse.

O promotor John Broyard afirmou que a morte do astro do futebol aconteceu ao meio-dia de quarta-feira por causas naturais. Perto da meia-noite, o corpo de Maradona foi levado do necrotério para uma funerária, de onde foi transportado para a Casa Rosada, cercada por um forte dispositivo de segurança.

Claudia Villafañe, ex-esposa de Maradona e suas duas filhas, Dalma e Gianinna, chegaram antes da meia-noite à sede presidencial.

Homenagens de amigos e fãs

Centenas de mensagens enviadas por atletas e personalidades políticas de todo o mundo refletiram a popularidade internacional do astro argentino. Lionel Messi e Pelé, outras estrelas mundiais do futebol, encabeçaram uma longa lista de emotivas despedidas a Maradona.

No trajeto, e a cada trecho, a caravana de dezenas de viaturas e motocicletas policiais recebia aplausos. Quando o veículo chegou à funerária, quase mil torcedores já estavam no local. "Ele é um gênio, ele é o povo, ele é como nós, a vida, o amor", disse Andrés Quintero, de 42 anos, que viajou duas horas, da cidade de Tigre, para acompanhar o velório. O presidente argentino Alberto Fernández decretou três dias de luto nacional.

A morte provocou uma comoção mundial e as homenagens dominaram Buenos Aires. Milhares de torcedores se reuniram na quarta-feira no bairro da Boca, onde fica a célebre Bombonera, ou no central Obelisco. No estádio do Boca Juniors, torcedores criaram um santuário com flores e velas.

Torcedores também entraram no estádio Diego Armando Maradona, do Argentinos Juniors, ao noroeste de Buenos Aires, para prestar homenagem ao ídolo. 'El Pelusa' estreou neste gramado na primeira divisão aos 15 anos. O estádio foi iluminado durante a noite. "Diego é minha vida, você é a alegria do meu coração", gritou a multidão.

Carreira

O auge de sua carreira aconteceu no título da Argentina na Copa do Mundo do México-1986. Sua partida mais famosa aconteceu nas quartas de final deste Mundial, quando Maradona fez um gol com a mão, a famosa 'mano de Dios', e o segundo que é considerado o mais bonito da história das Copas.

Maradona havia superado há alguns anos o vício em drogas pesadas. Mas continuava consumindo bebidas alcoólicas e era medicado com tranquilizantes e ansiolíticos.

Há algum tempo não era o mesmo. Quando comparecia ao estádio do Gimnasia, não caminhava ou falava da maneira como todos estavam acostumados.

Apesar da pandemia, muitos esperam que o velório reúna uma multidão similar aos funerais de Evita em 1952 ou Juan Perón, em 1974.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias