Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Homenagens e gritos de torcida em emocionante despedida do ídolo Maradona

Blog do Torcedor
Blog do Torcedor
Publicado em 26/11/2020 às 12:25
Argentinos sofreram com a morte do ídolo Maradona. Foto: AFP
Argentinos sofreram com a morte do ídolo Maradona. Foto: AFP

POR AFP - A paixão e o fervor futebolístico transbordaram da popular despedida a Diego Armando Maradona, homenageado com elogios e canções da torcida em um velório na sede do governo após sua morte na quarta-feira aos 60 anos. Depois de uma noite de vigília na emblemática Praça de Maio, milhares de pessoas começaram às 6h00 a caminhar em direção ao caixão coberto com a bandeira da Argentina, a camisa do '10' da seleção nacional e de seu querido Boca Juniors, na Casa Rosada.

Na fila interminável que serpenteia pela praça histórica, o clima é semelhante ao anterior de um clássico, com gritos de torcida, bandeiras e aplausos espontâneos. "Olé, olé, Diego, Diego!" alguns gritam e pulam, como se esperassem para entrar em um estádio. Mas ao passar pelo portão de entrada, a tristeza e as lágrimas dominam.

Luto nacional

À medida que passam, uns choram, muitos rezam e outros vão acrescentando ao caixão um monte de flores e camisas de futebol de todas as cores. Uma enorme fita negra atravessa a entrada da Casa Rosada, que exibe a bandeira a meio mastro em sinal do luto nacional por três dias decretado pelo governo após a morte. Antes de entrar, cada um passa por um controle policial rigoroso e, lá dentro, é proibido de usar o celular para evitar fotos.

"Foi embora o maior jogador de futebol da história, estou muito triste, mas agora ele é infinito, será para sempre", disse José Rojo, um eletricista de 25 anos, à AFP ao deixar a Casa Rosada. Ele passou a noite na praça para entrar apenas alguns segundos nessa despedida acelerada por agentes de segurança.  O velório terminará às 16h00 a pedido da família, que permanece na Casa Rosada, mas protegida da imprensa.

LEIA MAIS

O dia em que Maradona tocou Messi com sua “mão de Deus”

Morte de Maradona é capa em jornais pelo mundo; Confira algumas publicações

Prefeito de Nápoles propõe trocar nome do estádio local para ‘Maradona’

Advogado de Maradona denuncia ‘idiotice criminosa’ por demora das ambulâncias

Milhares de argentinos se despedem do ídolo Maradona

 "A magia do mestre"

Pessoas de todas as idades e famílias com seus filhos pequenos vieram para ver o ídolo.  “A magia e a genialidade do maestro Maradona ultrapassaram fronteiras e venho dedicar todo o meu carinho a ele”, explica Cristian González, peruano que mora na Argentina há uma década. Enquanto faz fila para entrar em uma manhã quente e ensolarada em Buenos Aires, ele agarra uma camisa da seleção argentina no peito. Nela desenhou as bandeiras da Argentina e do Peru com a frase "Diego, o Peru também chora por você".

Moro na Villa 31, venho de baixo como Diego”, explicou ao relembrar o humilde bairro de Maradona, em Villa Fiorito, na periferia sul de Buenos Aires, “privado de luz, água, de tudo”, como já declarou o camisa 10. “Estamos muito chocados com a morte, ele foi e será para sempre a inspiração para gerações do futebol”, disse antes de gritar “obrigado, Diego!”.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias