Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Veja com está a briga pela classificação nos grupos A e B da Série C; Santa Cruz é o único garantido até aqui

Lucas Holanda
Lucas Holanda
Publicado em 24/11/2020 às 10:59
Tricolor tem decisão contra o Itabaiana. FOTO: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Tricolor tem decisão contra o Itabaiana. FOTO: Alexandre Gondim/ JC Imagem

Nadando de braçadas na Série C, o Santa Cruz é o único classificado para a próxima fase nos grupos A e B. Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase da competição, a briga para ficar entre os quatro melhores promete. Como a distância é curta, até o Ferroviário tem chances de classificação no grupo A - no momento o time é o 7º. Já no B a situação está mais achatada. Apenas os cinco primeiros disputam quatro vagas na próxima fase da Série C - que é quem vai definir os quatro clubes que vão subir de divisão.

Vale lembrar que, pelo regulamento, os adversários do Santa Cruz na próxima fase são esses: o 3º colocado do grupo A e o 2º e 4º do grupo B. O Tricolor, claro, já está classificado como líder da competição. Se a primeira fase terminasse hoje, a Cobra Coral iria disputar uma vaga na 2ª divisão com Vila Nova, Ituano e Londrina. No entanto, devido ao equilíbrio nos grupos, sobretudo no B, a tendência é de que ao fim das duas rodadas esse cenário mude.

COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DO GRUPO A

REMO: Com 27 pontos conquistados, o Remo é o vice-líder do grupo A. E a equipe pode garantir uma vaga na fase seguinte já na próxima rodada. Isso porque o Leão do Pará enfrenta o Manaus, 5º colocado. Portanto, se ao menos empatar com o rival fora dos seus domínios, o Remo está classificado. Se for derrotado, deixa para decidir sua vida na última rodada, num clássico contra o Paysandu - que também está brigando por uma vaga na próxima fase.

VILA NOVA: Com 27 pontos, o Vila Nova só depende de si para se classificar. Na 3ª posição, a equipe enfrenta o Treze (fora de casa) e encerra a primeira rodada contra a Jacuipense (em casa). No entanto, caso o Remo vença ou empate contra o Manaus, o Vila Nova já está praticamente classificado para a próxima fase mesmo que perca seus dois jogos. O Alvirrubro só ficaria fora se fosse goleado nos dois jogos, e a Jacuipense conseguisse vencer as duas partidas com um bom saldo de gols. No momento, o Vila Nova tem 8 de saldo, enquanto o time baiano tem -2.

PAYSANDU: Com 25 pontos, o Paysandu é o 4º colocado e pode garantir vaga na fase seguinte já na próxima rodada. Para isso acontecer, precisa vencer o Botafogo-PB e torcedor para que o Remo vença ou empate com o Manaus. Caso isso não aconteça, o Papão decide a sua vida na última rodada, justamente diante do Remo.

MANAUS: Com 23 pontos e ocupando a 5ª posição, o Manaus precisa vencer o Remo de todo jeito para tentar uma vaga na próxima fase. Triunfando diante do Leão do Pará, a equipe vai aos 26 pontos e decide a vida contra o Imperatriz, na última rodada. Se perder ou empatar contra o Remo, praticamente dá adeus a possibilidade de avançar à próxima fase.

JACUIPENSE: Com 21 pontos, a Jacuipense está na 6ª posição. Para conquistar uma classificação na próxima fase, precisa secar basicamente todo mundo que está na sua frente, vencer os dois jogos - diante de Santa Cruz e Vila Nova - e ainda tirar um saldo de gols. Se Vila Nova e Remo conquistarem ao menos um ponto nas duas próximas rodadas, a Jacuipense só tem como mirar o Paysandu. No entanto, se o Papão triunfar na próxima rodada, aí o time baiano já não tem como ultrapassar.

FERROVIÁRIO: Com 19 pontos, o Ferroviário está na 7ª posição. Para se classificar, precisa vencer as duas e torcer para que todos os concorrentes tropecem. O time cearense só tem como ultrapassar o Paysandu do grupo dos quatro primeiros, e isso só acontece caso o Papão seja derrotado nas duas próximas rodadas.

LEIA MAIS

Tonico Araújo promete apresentar candidato da situação à presidência do Santa Cruz até o final do mês

GRUPO B

BRUSQUE: O Brusque aparentava que iria conseguir a classificação sem sustos, mas o time caiu de desempenho e a vaga está ameaçada. No entanto, depende apenas de si mesmo para avançar. Com 28 pontos, lidera o grupo B e pode garantir sua classificação já na próxima rodada. Para isso acontecer, a equipe precisa derrotar o Volta Redonda e torcer para que o Ituano derrote ou empate com o Ypiranga. Se essa combinação não ocorrer, aí o Brusque decide sua vida na última rodada diante do Criciúma, fora de casa.

ITUANO: Com 26 pontos, o Ituano é o vice-líder do grupo B. Se vencer o Ypiranga, garante sua vaga na próxima fase. Se empatar, vai decidir sua vida contra o São Bento (fora de casa) na última rodada.

TOMBENSE: Com 26 pontos, o Tombense é o 3º do grupo B. Se vencer o Londrina, fora de casa, está classificado para a próxima fase. No entanto. caso empate ou seja derrotado, decide a sua vida na última rodada diante do Boa Esporte.

LONDRINA: Com 25 pontos, o Londrina é o 4º. Se derrotar o Tombense nesta rodada, vai para 28 pontos, mas ainda não consegue a classificação direta, já que o Ypiranga, 5º colocado, ainda pode ultrapassar por mais que seja derrotado nesta rodada- consegue essa ultrapassagem pelo saldo de gols na última rodada caso vença o São José e, claro, o Londrina perca para o Volta Redonda.

YPIRANGA: Com 25 pontos, o Ypiranga é o 5º. Nas próximas duas rodadas, o time enfrenta Ituano e São José. Se vencer as duas, a tendência é de que consiga essa classificação. Caso empate uma e perca outra, tem boas chances de avançar. Com apenas uma vitória, também pode conseguir essa vaga na próxima fase. Fazendo dois pontos ou menos, a tendência é de que não avance.

PODCAST

No décimo terceiro episódio do Na Cara do Gol, podcast do futebol pernambucano da Rádio Jornal, Alexandre Costa, Maciel Junior, Lilian Fonsêca e Marcos Leandro analisam a situação do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro. O programa vai ao ar toda segunda-feira, no canal da Rádio Jornal no YouTube.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias