Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

André Frutuoso acredita que situação quer adiar eleição para ganhar tempo: 'não tem candidato e nem projeto para o Santa Cruz'

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 24/11/2020 às 17:37
Foto: acervo pessoal
André Frutuoso comunicou sua saída do Santa Cruz após ser alvo de violência - FOTO: Foto: acervo pessoal

A 20 dias da eleição para presidente do Santa Cruz, até o momento, apenas uma chapa foi apresentada ao torcedor coral: a Pro Santa. Enquanto o grupo de oposição à atual gestão já lançou candidatura - encabeçada pelo advogado André Frutuoso -, a situação ainda não conseguiu encontrar o nome que lançará como candidato. Três empresários tricolores receberam o convite, mas recusaram: Jairo Rocha, Nelson Bezerra e, por último, Beto Nunes. Diante dessas recentes recusas e da tentativa insistente do Conselho Deliberativo em adiar as eleições (houve reunião na última quinta-feira e os conselheiros votaram a favor do adiamento do pleito para fevereiro de 2021), o candidato de oposição à presidência do Santa acredita que isso é uma estratégia para ganhar tempo para formar chapa.

"O próprio candidato deles (Beto Nunes), até um dia desses, declarou que foi ótimo ter adiado as eleições para ter mais tempo para conversar com outras pessoas e construir uma candidatura. Ele cometeu um "sincericídio". Querem o adiamento para ter mais tempo para preparar a chapa deles (da situação). Eles não têm chapa, não têm projeto, não têm nome e não têm ideias de como será o Santa Cruz: se terá ou não a reforma do estatuto, reforma da fachada, se vai promover um Conselho Deliberativo mais aberto, mais transparente. Simplesmente não há ideias", declarou André Frutuoso, candidato à presidência pela chapa Pro Santa, em entrevista ao Jornal do Commercio.

Ainda segundo o advogado, o que está acontecendo no processo eleitoral do Santa Cruz é uma inversão de papéis. "O que estamos vendo é uma total anomalia. Uma aberração. Pois os candidatos é que se preparam para disputar a eleição e não a eleição de preparar para os candidatos. Não faz sentido em nenhum lugar do mundo a eleição ter de se moldar a um candidato porque ele não está pronto. Como não está preparado, tira de dezembro e coloca para fevereiro de 2021. Isso não faz o menor sentido. Não tenho dúvida que a tentativa de adiamento da eleição não tem nada a ver com a Série C ou com a pandemia... É simplesmente porque eles não se estruturaram para as eleições. Provavelmente queriam passar o trator por cima da oposição, mas mostramos que somos diferentes, temos uma chapa estruturada, com projetos... Montamos e estamos respaldados por um jurídico fortíssimo. Que tem atuado buscando os interesses do Santa Cruz e que não vai abrir mão para nenhuma ilegalidade", garantiu Frutuoso.

Sobre a realização da eleição no dia 14 de dezembro, o candidato da chapa Pro Santa está bem tranquilo de que a data será mantida, mesmo com os conselheiros do clube votando na última reunião para o adiamento. "Não vamos abrir uma nova ação e nem vamos judicializar algo no processo que existe por um motivo simples: o juiz declarou através de liminar e confirmada em sentença incontroversa. Que é a que está nos autos. Então, a decisão do Conselho Deliberativo não tem validade nenhuma, pois o órgão não tem poder de cassar uma sentença judicial. Com isso, a eleição permanece no dia 14 de dezembro conforme o judiciário determinou. Não há necessidade de recorrermos de algo que não estamos perdendo. Segue a mesma coisa. Nada mudou", explicou o advogado.

Caso o Conselho Deliberativo do Santa Cruz descumpra o que foi determinado pela Justiça, o clube será obrigado a pagar multa pesada por cada dia de descumprimento. "O Conselho editou uma resolução que não tem força de decreto e nem força executiva. É deliberativa. Um conselho. Como o próprio nome já diz, apenas para aconselhar. Quem executa e tem poderes para chamar uma Assembleia Geral é o presidente do executivo (Constantino Júnior), como diz no estatuto do clube. E, para esse, já tem uma decisão judicial de que se não publicar e promover as eleições na data prevista, ele terá de pagar uma multa de R$ 20 mil por dia. Então, as coisas estão claras. A reunião do Conselho só serviu para manifestar a vontade dos conselheiros, mas não serviu de nada para adiar ou remarcar as eleições. Hoje não há nada que indique que não teremos eleição em dezembro, pois o primeiro e o segundo edital já foram publicados. Estamos preparando a inscrição da chapa e tudo está caminhando para que as eleições ocorram como prevê o estatuto", esclareceu André Frutuoso.

PODCAST

No décimo terceiro episódio do Na Cara do Gol, podcast do futebol pernambucano da Rádio Jornal, Alexandre Costa, Maciel Junior, Lilian Fonsêca e Marcos Leandro analisam a situação do Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro. O programa vai ao ar toda segunda-feira, no canal da Rádio Jornal no YouTube.

LIVE COM ÍDOLO

O candidato à presidente do Santa Cruz vai bater um papo com o ídolo tricolor, o ex-atacante Grafite, às 19h, nas redes sociais do Pro Santa. "Essa Live é representativa, pois faremos um encontro do ídolo com a torcida. Vemos hoje os nossos ídolos afastados. Já promovemos o reencontro com Ricardo Rocha, que declarou apoio e vai estar junto conosco. Hoje chegou o momento de Grafite. Vamos ativar esse capital do Santa Cruz que está totalmente inutilizado e essa ativação começa a partir de hoje com esse encontro. Estamos preparando uma surpresa para o torcedor, mas vamos deixar para contar na Live de hoje à noite".

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias