Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

[Opinião] Post do Conselho Deliberativo do Náutico tem um quê de hipocrisia

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 12/11/2020 às 19:06
Náutico lançou camisa preta para combater o racismo. Foto: Caio Falcão / Comunicação CNC
Náutico lançou camisa preta para combater o racismo. Foto: Caio Falcão / Comunicação CNC

Por Karoline Albuquerque

Twitter @eusoukaroline

Atualizado às 10h do dia 13 de novembro de 2020

Existe uma expressão em inglês voltada a pessoas que acham que estão sendo sutis, mas demonstram preconceito assim como quem é escancaradamente racista. "Ei, seu racismo está aparecendo." Esta é basicamente a referência que a infeliz postagem do Conselho Deliberativo do Náutico merece nesta quinta-feira (12).

Em pleno Novembro Negro, mês da Consciência negra, o legislativo do clube fez as pessoas (alvirrubros ou não) lembrarem do passado racista da agremiação. Mesmo com uma parte do Náutico abraçando a campanha Vidas Negras Importam, com excelente aceitação da torcida e grande sucesso na mídia nacional e internacional.

O Conselho do Náutico fez o post nas redes sociais. FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

A camisa preta, lançada há dois meses. Nas redes sociais, do nada, o Conselho subiu uma postagem lembrando sua cores, em meio à discussão sobre o uniforme preto. "No artigo 4º do estatuto do clube, está bem claro quais as cores do clube da Rosa e Silva", dizia a publicação, apagada em seguida.

Essa frase não lembra algo de aristocrático? Ora, ora. Onde estava o Conselho quando o Náutico passou sete meses usando uma camisa vinho em jogos oficiais? Quando o time usou verde? Afinal, como seguia o post o vermelho e branco está historicamente ligado ao clube. Mas, o que mais diz o estatuto?

O citado artigo 4º diz que "as cores do Náutico são vermelho e branco", destacando no parágrafo único que "o vermelho a que alude o caput deste artigo é o que corresponde à tonalidade primária daquela cor". Em baixo tem mais.

O Conselho do Náutico fez o post nas redes sociais. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

No artigo 6º há mais especificações sobre o uniforme, que tantas vezes não foram seguidas. O primeiro uniforme precisa ter de sete a dez listras vermelhas e a mesma quantidade brancas da mesma largura. Este é o uniforme prioritário. Caso seja visitante, o uniforme a ser usado é o que tem a camisa branca. O inciso 3º completa: "os demais símbolos obedecerão aos padrões previamente aprovados pelo Conselho Deliberativo".

Vale lembrar ainda que a bela camisa preta tem os detalhes em branco e nada de vermelho, excluindo assim qualquer possibilidade de referência aos rivais Sport e Santa Cruz. Se isso for realmente o problema observado pelo conselho.

Outra expressão traduzida é usada pelos torcedores alvirrubros ao observar o show de horror que foi a atitude do Conselho Deliberativo do Náutico nesta quinta: desapontados, mas não surpresos.

RESPOSTA

Ao Blog do Torcedor, a assessoria do Conselho Deliberativo do Náutico afirmou que "houve uma exacerbação na postagem da agência, que publicou sem submeter previamente ao conselho". A agência ainda informou à assessoria do Conselho que o "texto foi tirado do site do clube, aleatoriamente, sem relação qualquer com a camisa preta".

Leia a resposta na íntegra:

"Não haverá retratação. Houve uma exacerbação na postagem da agência, que publicou sem submeter previamente ao conselho, e sobre um tema que não lhe diz respeito. A agência é responsável por postar sobre as campanhas de Timemania e dos esportes olímpicos e amadores. Não sobre o que diz o estatuto. Apesar dessa exacerbação da agência, que já foi tratada internamente, o texto não traz incorreção para exigir retratação. Temos consciência das interpretações distorcidas que estão circulando nas redes sociais, pelo que lamentamos. Assim que tomamos conhecimento da postagem, solicitamos a retirada, o que foi feito."

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias