Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Reunião do Conselho Deliberativo mantém indefinições sobre formato das eleições do Santa Cruz

Blog do Torcedor
Blog do Torcedor
Publicado em 06/11/2020 às 18:15
Léo Motta/Acervo JC Imagem
O novo Estatuto do Santa Cruz também vai garantir uma maior participação da torcida com voz e voto para todo e qualquer associado ou associada - FOTO: Léo Motta/Acervo JC Imagem

O Santa Cruz realizou na noite dessa quinta-feira (6) uma reunião por videochamada com seus conselheiros para tratar pautas em torno do formato das eleições, marcadas para o dia 14 de dezembro. Porém, na expectativa de se decidir tais questões, o debate ficou marcado pelos ataques entre as alas de situação e oposição do clube, com diferentes visões que não definiram nada dentro do que estava proposto.

Entre os pontos que foram levantados, estava o do adiamento das eleições, convocadas através de Assembleia Geral Extraordinária. Questão que gerou bastante discordância entre os oposicionistas, tendo em vista que há uma decisão judicial que considera como ilegal o adiamento, em decisão expedida pelo juiz Julio Cezar Santos da Silva, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE). A sentença veio através de uma liminar solicitada pelo advogado André Frutuoso, conselheiro do Santa Cruz e candidato pela oposição ao cargo de presidente do executivo coral.

LEIA MAIS

>> Sem sintomas, Danny Morais acalma torcedores e nega que tenha ido treinar após teste positivo da covid-19

>> Embalado na liderança, Santa Cruz completa dois meses de invencibilidade na Série C do Brasileiro

>> Surto: Seis jogadores testam positivo para a covid-19 e desfalcam o Santa Cruz contra o Vila Nova-GO

Mesmo assim, alegações como o fator da pandemia e o processo acontecer no decorrer da Série C foram apresentados por membros do conselho deliberativo que são favoráveis à mudança. Enquanto os contrários se apoiam no regimento do Tricolor e na decisão judicial sobre a realização do pleito, juntamente ao fato de que vários clubes de futebol do país passarão pelo mesmo processo durante a disputa do Campeonato Brasileiro.

Outra questão pleiteada sobre formato da votação é de que ele possa ser feito também remotamente pelos sócios aptos, já que evitaria maiores aglomerações nas dependências do Arruda e facilitaria para o torcedor votante que mora longe do estádio. Porém, o presidente do Conselho Deliberativo, Paulo Borba, se mostrou contrário a esta implementação devido aos altos custos que elas demandariam do Santa Cruz, no âmbito da auditoria dos votos. Segundo ele, o custo por voto ficaria entre R$ 50 e R$ 60, e inviabiliza o processo.

Uma nova reunião deverá ser marcada antes da sessão definitiva, no dia 19 de novembro, em que todas as sugestões que forem selecionadas serão votadas pelos conselheiros, em um prazo de menos de um mês para as eleições do Santa Cruz convocadas através de Assembleia Geral. Até o momento, apenas uma chapa foi lançada, do Pró-Santa, oposicionista. Quanto à chapa de situação, ainda se discute e não há um consenso sobre quem encabeçará a disputa para suceder o atual presidente do executivo, Constantino Júnior.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias