Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Hoje no Z4, Náutico faz cálculos para melhorar aproveitamento no segundo turno da Série B e garantir permanência

Klisman Gama
Klisman Gama
Publicado em 04/11/2020 às 7:59
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O atacante do Náutico, Jorge Henrique, utilizou as redes sociais para pedir desculpas ao lateral-esquerdo Matheus Pereira, do Cruzeiro - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Passando por dificuldades na Série B, o Náutico quer uma reação nesta virada de turno. Apesar de ter disputado um jogo a menos, em rodada adiada diante do Sampaio Corrêa, o Timbu encerrou simbolicamente os jogos de ida na 17ª posição, com apenas 19 pontos e um aproveitamento de 35,2%. Muito pouco para quem almejava o acesso e o título da competição. Agora, com o foco em se reabilitar e buscar a permanência, o Alvirrubro precisa melhorar seu desempenho para evitar o pior cenário. Há 20 jogos para isso, 20 decisões para chegar até os 45 pontos, média histórica de corte para não ser rebaixado.

Se mantiver o atual aproveitamento, o Alvirrubro só conseguiria marcar 21 dos 60 pontos a serem disputados. Assim, chegaria a 40 pontos e ficaria bastante ameaçado pelo fantasma do rebaixamento. Ou seja, o Náutico precisa fazer pelo menos 26 pontos. O que dá um aproveitamento de 43,3%. Número semelhante ao do Confiança, atual 11º colocado da Segundona, com 25 pontos. Ou seja, um returno com campanha de “meio de tabela” pode ser suficiente para que o Timbu deixe o Z4 e garanta mais um ano na Série B.

LEIA MAIS

>> Jefferson alerta que Náutico tem que “acordar” na Série B para se livrar do Z4

>> Novo executivo de futebol destaca trabalho para o Náutico retomar os bons resultados na Série B

>> Clubes e atletas cobram justiça por Mari Ferrer, vítima de estupro

>> Auxiliar do Náutico reconhece momento crítico, mas garante bom desempenho nos jogos

Para conquistar essa meta dos 26 pontos, o Náutico poderia se apoiar em uma boa campanha em casa. Em um hipotético desempenho perfeito, vencendo os nove jogos que terá nos Aflitos, somaria 27 e chegaria a 46 pontos. Porém, no primeiro turno, conseguiu apenas 11. Se mantiver esses números ruins em seus domínios, precisaria buscar 15 longe do Recife. Portanto, um melhor aproveitamento nos Aflitos é fundamental para que o time se recupere, ganhe confiança e moral para conseguir a meta de pontos para se manter.

De acordo com o site Chance de Gol, que calcula estatisticamente as chances de título, acesso e descenso no Campeonato Brasileiro, o Náutico tem uma probabilidade de 53,2% de ser rebaixado neste momento. Situação que varia constantemente a cada rodada. Porém, quanto mais a disputa se afunila, mais concretos se tornam esses dados. Questão que o Timbu quer evitar. No caso de briga por título e acesso, a chance é de quase 0%. Nem um aproveitamento de 70,2% da Chapecoense, que lidera a Segundona com 40 pontos, seria suficiente para o Alvirrubro alcançar o G4 dentro do cenário atual ao fim da Série B, onde o ponto de corte para o acesso se encontra acima dos 60 pontos e o Timbu somaria 59.

O fim do primeiro turno da Segunda Divisão trouxe uma briga maior para se manter longe da zona de rebaixamento. Equipes como o Vitória, Operário-PR e Brasil de Pelotas-RS também apresentam quedas acentuadas de rendimento, quase tão perigosas quanto a do Náutico. Respectivamente, cada uma dessas três equipes estão em jejum de oito, cinco e quatro jogos sem triunfo. Essa queda brusca trouxe mais times para ver essa briga. A distância do Alvirrubro para o Fantasma paranaense, atual 12º colocado, é de apenas quatro pontos. E do Alvinegro para baixo, somente o Timbu tem um jogo a menos. Caso vença, embola ainda mais a disputa. Cenário que precisa mudar o quanto antes.

PODCAST

O Na Cara do Gol desta semana, podcast sobre o futebol pernambucano da Rádio Jornal, analisou o complicado cenário do Náutico na Série B do Campeonato Brasileiro e o que o Timbu precisa fazer para reagir na competição e evitar o rebaixamento. O programa é transmitido ao vivo pelo canal da Rádio Jornal no YouTube, toda segunda-feira, a partir das 15h30.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias