Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Pelé ganhou títulos de sócio de Sport e Santa Cruz

Leonardo Silva
Leonardo Silva
Publicado em 25/10/2020 às 8:05
Foto: Reprodução Twitter
Foto: Reprodução Twitter

Além de lotar e encantar o Arruda e a Ilha do Retiro, Pelé também contribuiu diretamente para a ampliação e modernização dos dois estádios. Por essa ajuda, inclusive, ganhou o título de sócio benemérito do tricolor e o de patrimonial 001 do rubro-negro. Documentos que, embora nunca tenham sido utilizados efetivamente pelo jogador, provam a estreita relação dele com as praças esportivas pernambucanas que se encheram várias vezes para aplaudi-lo de pé.

No dia 13 de janeiro de 1963, momentos antes do embate entre Sport e Santos que terminaria em 1x1, pela Taça Brasil, pioneira do Campeonato Brasileiro, Pelé recebeu o primeiro título patrimonial leonino das mãos do então presidente do Sport, Severino Pereira de Albuquerque. A cena foi presenciada por mais de 28 mil pessoas que abarrotaram na Ilha do Retiro. O momento eternizado na foto (acima) na verdade foi uma grande jogada de marketing, ainda que naquela época nem se falasse direito nisso. A ideia era arrecadar recursos para a construção da sede social e do parque aquático por meio da venda de títulos patrimoniais pela bagatela de três mil cruzeiros.

"O título patrimonial nada mais era do que um fundo, destinado apenas para as obras estruturais na Ilha do Retiro. Apesar de nunca ter pago nem a taxa de manutenção, é óbvio, teoricamente, Pelé é sócio do Sport. Como tal, tem direito a votar e ser votado", explicou, nas vésperas do aniversário de 70 anos do Rei, Guilherme Albuquerque, ex-presidente do Conselho Deliberativo rubro-negro e filho do presidente Severino Albuquerque, que entregou o documento a Sua Majestade, em 1963.

LEIA MAIS

> Pelé chega aos 80 anos com marca crescendo e contagiando gerações

> 80 anos do rei: as aventuras de Pelé fora das quatro linhas

> Perto de completar 60 anos, Maradona parabeniza Pelé pelo aniversário de 80 anos

O atual presidente do Sport, Milton Bivar, também destacou a ajuda de Pelé para a construção da sede rubro-negra. "Pertence a ele esse título patrimonial 001 e com a sua ajuda é que hoje temos esta sede. Ou seja, uma coisa podemos dizer: Pelé em Pernambuco é rubro-negro!", brincou, dando risadas Milton.

Já o vínculo com o Santa Cruz se deu em agosto de 1971. Pelé desembarcou no Recife não enquanto jogador, mas sim como representante do Grupo Financeiro Campina Grande, que emprestou mais de quatro milhões e meio ao tricolor para a conclusão das obras do Arruda. Na época, ele assinou o financiamento ao lado do então governador de Pernambuco, Eraldo Gueiros, com o aval do antigo Bandepe. "Há muito o Recife merecia um grande estádio", disse na ocasião Pelé. Dois anos depois da canetada, em 1973, ele recebeu o título de sócio benemérito do Santa Cruz.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias