Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Veja como Afogados, Salgueiro e Central chegam para a estreia da Série D

Lucas Holanda
Lucas Holanda
Publicado em 19/09/2020 às 8:38
Afogados foi eliminado pela Ponte Preta na terceira fase da Copa do Brasil. Foto: Twitter/Afogados
Afogados foi eliminado pela Ponte Preta na terceira fase da Copa do Brasil. Foto: Twitter/Afogados

Após a fase preliminar, a Série D começa 'valendo' neste sábado (19). Com Afogados, Central e Salgueiro representando o futebol de Pernambuco, o trio se junta a mais 61 equipes que vão em busca do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Com relação ao formato, terá um modelo inédito. Isso porque em 2020 são 64 times na fase de grupos - e não 68 como em outros anos. Os clubes são divididos em oito chaves, com oito times por grupo e em jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada chave avançam para a segunda fase da competição.

A segunda fase já conta com o primeiro mata-mata entre os 32 envolvidos. Os 16 melhores garantem vaga nas oitavas de final da Série D. Em seguida, os oito melhores disputam, novamente em outra fase eliminatória, os quatro clubes que vão estar na Série C em 2021. Na semifinal, já com todo mundo classificado à terceira divisão, o Brasil vai conhecer os finalistas. E, claro, depois vem a final para saber quem será o campeão da quarta divisão nacional.

CENTRAL

O Central é o primeiro time pernambucano a estrear neste sábado, diante do Jacyobá, fora de casa, às 15h. E o Alvinegro tem uma bronca pesada para o confronto, já que oito jogadores testaram positivo para a covid-19 no elenco e estão fora por conta disso. Além desses problemas, o clube também não passa por momentos mais tranquilos nos bastidores, onde se especulou que o técnico Sílvio Criciúma pudesse deixar o comando da equipe.

E o time vai em busca do tão sonhado acesso, após bater na trave tantas vezes. No Estadual deste ano, a Patativa conseguiu avançar ao mata-mata da competição, mas foi eliminada pelo Náutico nas quartas de final do torneio. Uma das principais peças da equipe, o lateral-direito Polegar permanece e pode assumir esse papel de liderança da equipe no domingo. Antes de fazer a estreia na Série D, a equipe realizou alguns amistosos como forma de preparação.

Jogos do Central no primeiro turno

19/09 – Jacyobá-AL x Central, às 15h, no Coaracy Fonseca

27/09 – Central x Itabaiana-SE, às 16h, no Lacerdão

30/09 – Potiguar-RN x Central, às 20h, no Estádio Nogueirão

04/10 – ABC-RN x Central, às 16h, no Frasqueirão

11/10 – Central x Vitória da Conquista-BA, às 16h, no Lacerdão

14/10 – Frei Paulistano-SE x Central, às 16h, no Estádio Titão

18/10 – Central x Coruripe-AL, às 16h, no Lacerdão

AFOGADOS

Já o Afogados entra em campo neste domingo diante do Floresta-CE, às 16h. A partida também marca a estreia do técnico Adelmo Soares, que assumiu à equipe depois da demissão de Pedro Manta, responsável pela boa campanha do Afogados na Copa do Brasil e também no Campeonato Pernambucano, sendo semifinalista da competição. A Coruja do Sertão entra no torneio buscando fazer ainda mais história em busca do acesso. Para a estreia, o treinador não vai contar com dois jogadores que testaram positivo para a covid-19 e já estão em isolamento.

No Estadual deste ano, o Afogados caiu na semifinal diante do campeão Salgueiro. Na Copa do Brasil, a Coruja do Sertão caiu contra a Ponte Preta. No entanto, a temporada já é histórica por si só, já que o clube conseguiu eliminar o Atlético-MG no torneio nacional.

Jogos do Afogados no primeiro turno

20/09 – Afogados x Floresta-CE, às 16h, no Vianão

26/09 – Campinense x Afogados, às 16h, no Amigão

30/09 – Afogados x Globo-RN, às 20h, no Vianão

03/10 – América-RN x Afogados, às 16h, na Arena das Dunas

11/10 – Afogados x Salgueiro, às 16h, no Vianão

14/10 – Afogados x Atlético-PB, às 16h, no Vianão

18/10 – Guarany-CE x Afogados, às 16h, no Estádio Junco

SALGUEIRO

Campeão pernambucano pela primeira vez, o Salgueiro quer terminar a temporada em alta. A equipe estreia no próximo domingo (20), diante do Guarany-CE, fora de casa, e vai em busca do acesso. Sob o comando do técnico português Daniel Neri, o Carcará entra na competição com o objetivo de conquistar uma vaga na Série C, divisão de onde foi rebaixado em 2018. O clube do interior chega em alta após o título inédito do Estadual, mantendo a base que fez história não só no Salgueiro, mas também no futebol pernambucano com o troféu do Campeonato Pernambucano.

O Salgueiro entra na Série D buscando manter a sua maior marca na temporada: a competitividade. Seja em casa ou fora, o Carcará conseguiu ser muito competitivo diante dos seus adversários - inclusive quando era inferior, como por exemplo diante dos times da capital. Com um sistema defensivo sólido e comandado pelo zagueiro e capitão Ranieri, o Carcará também é um time que toma poucos gols. Nos três jogos da fase final do Campeonato Pernambucano, o time tomou apenas um gol de bola parada, justamente no primeiro jogo da final contra o Santa Cruz.

No ataque, a principal peça é o experiente atacante Ciel. De contrato renovado, ele pretende repetir o mesmo sucesso que teve na reta final do Campeonato Pernambucano. É o principal nome do setor ofensivo, já que Muller Fernandes pediu para deixar o Salgueiro na última semana, alegando motivos pessoais. Ele, inclusive, é o artilheiro do Carcará na temporada, e cobrou o pênalti decisivo que deu ao clube o título histórico do Estadual.

JOGOS DO SALGUEIRO NO PRIMEIRO TURNO

20/09 – Guarany-CE x Salgueiro, às 16h, no Estádio Junco

26/09 – Salgueiro x Atlético-PB, às 19h, no Cornélio de Barros

30/09 – América-RN x Salgueiro, às 20h, na Arena das Dunas

03/10 – Salgueiro x Globo-RN, às 19h, no Cornélio de Barros

11/10 – Afogados x Salgueiro, às 16h, no Vianão

14/10 – Campinense x Salgueiro, às 20h, no Amigão

17/10 – Salgueiro x Floresta-CE, às 19h, no Cornélio de Barros

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias