Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Futebol italiano promete endurecer medidas contra o racismo

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Publicado em 05/09/2020 às 14:45
Astro italiano, Balotelli foi alvo de racismo na temporada passada. Foto: AFP
Astro italiano, Balotelli foi alvo de racismo na temporada passada. Foto: AFP

AFP

Para combater comportamentos racistas durante os jogos de futebol na Itália, a Série A (entidade que organiza o Campeonato Italiano) associou-se na última sexta-feira (4) ao gabinete nacional de luta contra a discriminação com o objetivo de estabelecer medidas mais adequadas.

"Temos uma missão importante nos próximos meses: erradicar o racismo e qualquer forma de discriminação em nossos estádios", disse Paolo Dal Pino, presidente da Série A, em comunicado duas semanas antes do início da temporada 2020/21 do torneio nacional.

Com as autoridades “vamos  trabalhar muito nas sanções contra aqueles que apresentam comportamento discriminatório dentro dos nossos estádios. Esse é o compromisso dos clubes da Série A ”, acrescentou o dirigente.

LEIA MAIS

> Diego Costa e Santiago Arias testam positivo para covid-19

> PSG anuncia mais três casos positivos de covid-19

> Fique por dentro da segunda edição da Liga das Nações

As últimas temporadas foram marcadas por incidentes racistas, com a proliferação de 'gritos de macaco' contra jogadores negros.  Em novembro, os 20 clubes da Série A publicaram "uma carta aberta a todos aqueles que amam o futebol italiano indicando que o racismo nos estádios era uma fonte de frustração e vergonha".

Como as recentes sanções foram insuficientes para evitar mais episódios de preconceito, a Liga Italiana de Futebol anunciou que estava se unindo ao Observatório Nacional de Discriminação no Esporte, criado pelo escritório nacional de combate à discriminação (UNAR).

A entidade colocará à disposição do observatório pessoal encarregado de coletar dados sobre racismo no futebol, inclusive no mundo amador, para a abertura de denúncias, segundo o comunicado.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias