Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

PSG x RB Leipzig duelam por vaga inédita na final da Liga dos Campeões

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 17/08/2020 às 19:54
PSG x RB Leipzig se enfrentam nesta terça-feira (18), às 16h, no Estádio da Luz, em Lisboa
PSG x RB Leipzig se enfrentam nesta terça-feira (18), às 16h, no Estádio da Luz, em Lisboa

O duelo entre Paris Saint-Germain e RB Leipzig, pela semifinal da Liga dos Campeões, colocará frente a frente dois times que nunca conquistaram a maior competição europeia de clubes. As equipes se enfrentam nesta terça-feira (18), às 16h, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo único valendo vaga na final. Além de nunca terem levantado o maior troféu europeu, os times também não têm a tradição de participar costumeiramente desta fase da Champions, já que o time alemão participa pela primeira vez da competição, enquanto o time francês esteve pela última vez na semifinal na longínqua temporada de 1994/1995, quando foi eliminado para o Barcelona. 

Dominante no futebol francês, com sete títulos conquistados nas últimas oito temporadas, o PSG nunca havia chegado à semifinal da Liga dos Campeões desde que o projeto milionário da Qatar Sports Investments (QSI) chegou ao clube em 2011. O fato, portanto, trazia um peso à história recente do time parisiense, tendo em vista que o amplo domínio nacional não era suficiente em comparação ao investimento realizado por Nasser Al-Khelaifi, CEO da QSI e presidente do clube. Agora, o elenco qualificado e recheado de jogadores de alto nível podem coroar todo o projeto com a conquista da tão sonhada Champions League.

LEIA MAIS:

> Keylor Navas desfalca PSG na semifinal da Liga dos Campeões contra Leipzig

> PSG avança à semifinal da Liga dos Campeões com vitória de virada sobre o Atalanta

> Mais novo que Messi e Cristiano Ronaldo, técnico do RB Leipzig faz história na Champions League

> Técnico do PSG diz que Mbappé pode começar como titular diante do RB Leipzig

Para o confronto decisivo, o técnico Thomas Tuchel terá o desfalque do goleiro Keylor Navas, com lesão na coxa direita. Assim, Sergio Rico assume a titularidade nesta partida. Também com problemas musculares, o volante Idrissa Gueye, virou dúvida para o jogo. A situação do volante ainda deve ser analisada pela comissão técnica, mas sua presença é incerta. Já o volante Verratti segue em evolução e tem chances de ser relacionado para o duelo. Por outro lado, o PSG terá o retorno do argentino Ángel Di Maria, que cumpriu suspensão na vitória por 2 a 1 contra o Atalanta. 

Entre desfalques e retornos, a maior esperança do PSG para o confronto está em um jogador: Neymar. Contra o Atalanta, o craque brasileiro desequilibrou em campo e mesmo sem gols, foi escolhido como o melhor da partida. No jogo, o atacante criou grandes oportunidades de gol, inclusive com uma assistência para Marquinhos empatar a partida e um passe magistral para iniciar a jogada do segundo gol, deixando Mbappé em condição ideal para rolar e Choupo-Moting virar a partida. Além do sonho de título inédito para o PSG, a final também pode ser o divisor de águas para a conquista do prêmio de melhor jogador do mundo para Neymar. 

RB Leipzig

Embora sejam semelhantes no modelo de gestão, com a figura de uma empresa ou dono na condução administrativa do clube, o RB Leipzig seguiu um caminho diferente até aqui. Criado com o nome oficial de RasenBallsport Leipzig e. V., a equipe faz parte de um dos cinco times de futebol sob controle da empresa de energéticos Red Bull. Os outros são o Red Bull Salzburg, o New York Red Bulls, o Red Bull Brasil e Red Bull Bragantino. 

Em 2013, a Red Bull comprou o SSV Markranstädt, time até então da quinta divisão, com a intenção de levar o clube remodelado à Bundesliga em um prazo de dez anos, conseguindo seu objetivo, com antecedência, na temporada 15/16 quando foi vice-campeão na segunda divisão da Bundesliga. O rápido sucesso também levou a equipe à Liga dos Campeões. Estreante na competição, o RB Leipzig conquistou a vaga após o terceiro lugar no Campeonato Alemão da temporada passada. E já na primeira participação conseguiu o feito inédito de chegar às semifinais após surpreender o mundo e eliminar o Atlético de Madrid na fase anterior. 

Técnico mais novo a chegar a essa fase da competição, o alemão Julian Nagelsmann, de 33 anos, comanda o RB Leipzig desde a temporada passada e de maneira econômica, montou um elenco repleto de jovens talentos, seguindo a premissa do clube em investir na formação de jogadores para vendê-los posteriormente por cifras milionárias. Para o confronto decisivo contra o PSG, os alemães possuem apenas uma ausência confirmada: Ibrahima Konate, que passou por uma cirurgia no último mês. Por isso, Nagelsmann deve apostar na força coletiva do clube  e repetir a mesma escalação que eliminou os colchoneros.

ESCALAÇÕES

Provável escalação do PSG: Rico; Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe, Bernat; Di Maria, Paredes, Marquinhos, Neymar; Mbappe, Icardi.

Provável escalação do RB Leipzig: Gulacsi; Klostermann, Upamecano, Halstenberg, Angelino; Laimer, Kampl; Sabitzer, Olmo, Nkunku; Poulsen.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias