Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz começa a caminhada para tentar deixar, enfim, a Série C

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Publicado em 08/08/2020 às 15:46
Pipico é a esperança de gols no ataque tricolor. Foto: Rafael Melo/Santa Cruz
Pipico é a esperança de gols no ataque tricolor. Foto: Rafael Melo/Santa Cruz

Deixar, enfim, a Terceira Divisão! Pelo terceiro ano consecutivo, o Santa Cruz vai buscar fechar a temporada saindo da Série C do Campeonato Brasileiro. Em 2018, os corais foram eliminados nas quartas de final pelo Operário-PR. Ano passado, o time sequer passou da primeira fase. O primeiro desafio do tricolor é contra o Paysandu, neste sábado (8), às 17h, na Curuzu, em Belém-PA.

O que aumenta as esperanças do Santa é a  mudança no regulamento para este ano. Após muita insistência dos clubes, a CBF mudou a segunda fase. Para esta edição, a Terceira Divisão ganha um novo formato para a reta final, já aprovado pelos clubes antes mesmo da pandemia do novo coronavírus começar. Ao todo, a primeira fase da Série C terá 18 rodadas (seguem os dois grupos de 10 times cada). Concluída essa etapa, a próxima será com dois quadrangulares com quatro times em cada grupo - dois do A e dois do B em cada um deles. Os dois primeiros que conquistarem mais pontos por grupo, estão classificados à Série B - com os dois líderes disputando a final com jogos de ida e volta.

LEIA MAIS

Mas para começar a caminhada com o pé direito diante de um tradicional rival, o Santa Cruz primeiro vai ter que mostrar que está recuperado emocionalmente. Isso porque o time vem de uma dura perda no Campeonato Pernambucano. Na última quarta-feira, os corais foram derrotados nos pênaltis pelo Salgueiro, amargando assim o vice-campeonato estadual, mesmo acabando a campanha sem perder no tempo normal em nenhum jogo.

Mesmo com o revés, o time comandado por Itamar Schulle tem uma base. No gol, o jovem Maikon Cleiton é dono da posição. Na zaga, a dupla Danny Morais e Willian Alves. No meio-de campo, o jovem André e os experientes Paulinho e Didira vem mostrando um bom entrosamento. No ataque, a esperança segue em Pipico, que jogou mal as últimas partidas do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. A carência de peças ofensivas pelo lado do campo é um grande problema. Para a Série C, o clube contratou dois jogadores do Athletico-PR, Kleiton e Jaderson. Mais duas ou três peças ainda devem chegar.

A missão inicial do Santa é ficar entre os quatro primeiros colocados no Grupo A, que tem também, além do Paysandu: Remo, Botafogo-PB, Ferroviário-CE, Imperatriz-MA, Jacuipense-BA, Treze, Vila Nova-GO e Manaus. No Grupo B, os times são: Boa Esporte-MG, Brusque-SC, Criciúma-SC, Ituano-SP, Londrina-PR, São Bento-SP, São José-RS, Tombense-MG, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS. Vale lembrar que o time pernambucano só enfrentará as equipes da outra chave se avançar aos quadrangulares.

RIVAIS

Em uma competição como a Série C, não tem  muito o que escolher. É ficar entre os quatro na primeira fase e não tem conversa. Mas os principais concorrentes, pela tradição, são os paraenses. Remo e Paysandu estão mais um ano na Série C. Pelo lado do Papão, o time perdeu a chance de retornar à Série B ao ser eliminado nas quartas de final de 2019 pelo Náutico, nos pênaltis. Com relação ao Leão, a equipe não conseguiu nem passar da primeira fase no ano passado. Para 2020, entram com o objetivo de subirem para a segunda divisão do futebol brasileiro. Os treinadores são bem conhecidos do futebol local: o do Papão é Hélio dos Anjos (ex-Sport e Náutico), enquanto o do Leão Azul é Mazola Júnior (ex-Sport).

Sempre endurecendo os jogos contra os pernambucanos, o futebol paraibano chega na competição com Botafogo e Treze. O bloco nordestino ainda tem o Ferroviário-CE, o Imperatriz-MA e a Jacuipense-BA.

Completam o Grupo A o Manaus, vice-campeão da Série D em 2019, e o também tradicional Vila Nova, de Goiás. Assim como o Manaus, a última partida do clube goiano foi em março, antes da paralisação pelo coronavírus.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias