Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

PSG conquista Copa da Liga Francesa após vitória nos pênaltis sobre o Lyon

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 31/07/2020 às 21:22
PSG foi o campeão da temporada 2019-20 do Campeonato Francês, que não foi concluído por causa da pandemia. Foto: Reprodução/Twitter
PSG foi o campeão da temporada 2019-20 do Campeonato Francês, que não foi concluído por causa da pandemia. Foto: Reprodução/Twitter

AFP - Uma defesa do goleiro Keylor Navas no pênalti decisivo (6-5 após empate em 0 a 0) levou o Paris Saint-Germain à vitória na final da Copa da Liga Francesa contra o Lyon, nesta sexta-feira no Stade de France.

Com esta taça, o PSG consegue um aproveitamento de 100% dos títulos nacionais que disputou nesta temporada 2019-2020. O time da capital venceu em agosto o Troféu dos Campeões (Supercopa da França), em abril foi campeão da Ligue 1, que foi suspensa devido à pandemia de coronavírus, e na sexta-feira da semana passada conquistou a Copa da França, vencendo o Saint-Étienne por 1 a 0, em outra final também disputada no Stade de France em Saint-Denis (ao norte de Paris).

A vitória foi suada para a equipe de Thomas Tuchel, que sentiu muito a falta do lesionado Kylian Mbappé.

LEIA MAIS:

> Sem saber se pode ter Mbappé, PSG pensa em ‘plano B’ para a Liga dos Campeões

> “Eu não queria ir embora”, disse Thiago Silva sobre despedida do PSG

> Mbappé garante permanência no PSG: ‘quero títulos e ser o melhor do mundo’

O JOGO

As primeiras chances vieram por meio do atacante Neymar, que disparou dois chutes logo no início (5 e 8), o primeiro foi defendido pelo goleiro e o segundo passou perto e foi para fora. O senegalês Idrissa Gueye também esteve perto de marcar para o PSG de fora da área, mas o português Anthony Lopes fez uma grande defesa (42).

No segundo tempo, o holandês Memphis Depay quase marcou para seu time (49), com um chute que tocou em Presnel Kimpembe. Neymar quase evitou a prorrogação com uma cabeçada na reta final (87) que forçou uma defesa espetacular de Lopes.

O jogo chegou aos trinta minutos adicionais, durante o qual o placar se manteve inalterado. O argentino Ángel Di María teve outra boa chance aos 95, mas Lopes voltou a desviar a tempo. Na outra meta, um chute de Bertrand Traoré (96) passou raspando a trave de Navas. Aos 111, o Lyon teve a vitória nas mãos, quando Maxwell Cornet recebeu sozinho, mas seu chute saiu muito alto. Pouco antes da disputa por pênaltis, o brasileiro Rafael (119) foi expulso por derrubar Di María quase na área.

NAVAS BRILHA NOS PÊNALTIS

Após o 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação os dois times acertaram todas as dez cobranças. Neymar teve calma para acertar a quinta de seu time. Mas o goleiro costarriquenho Keylor Navas adivinhou o canto e defendeu o chute de Bertrand Traoré se tornando o herói da noite. Pablo Sarabia converteu o sexto pênalti dos parisienses, garantindo o título. Este novo êxito dá mais confiança ao PSG que tem pela frente seu grande desafio da temporada, o 'Final 8' da Liga dos Campeões, onde no dia 12 de agosto vai enfrentar o Atalanta em Lisboa, pelas quartas de final.

Thiago Silva e Marquinhos foram substituídos durante o jogo com problemas musculares, a princípio menores e como medida de precaução para a disputa da Champions. O técnico Thomas Tuchel comentou a conquista e a parte física de seus jogadores: "Ganhamos quatro troféus, foi o máximo. Estou muito orgulhoso do meu time, eles são caras confiáveis que gostam de jogar e sofrem juntos. Marquinhos e Thiago Silva tiveram apenas cãibras. Quanto a Kurzawa, pode ser uma lesão".

Sobre o duelo com o Atalanta, ele fez um alerta. "Espero mais intensidade. Temos que encontrar soluções, porque eles jogam em um estilo especial. Eles são uma equipe muito forte. Agora temos 12 dias para nos preparar para as quartas de final", concluiu.

HISTÓRICO

O Paris Saint-Germain foi o primeiro campeão na história da Copa da Liga, em 1995, e também o último, já que esta competição, a terceira em importância até o momento no futebol francês, se despede neste ano de 2020. Na galeria de campeões, o PSG lidera com um total de 9 títulos, com uma grande vantagem sobre seus perseguidores, Bordeaux e Olympique de Marselha, com três cada. O Lyon foi campeão apenas uma vez, em 2001.

O time, que terminou em sétimo no campeonato francês, não conquista um título desde a Copa da França de 2012, mas sua decepção desta sexta-feira tem uma consequência negativa a mais: não conseguir uma vaga na próxima Liga Europa. A vaga ficou com o Reims, sexto na classificação final da Ligue 1, que vai voltar a disputar um torneio europeu após 57 anos.

PSG, Olympique de Marselha e Rennes serão os representantes da França na Liga dos Campeões 2020/21. Além do Reims, vão disputar a Liga Europa Lille e Nice.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias