Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Eliminações de pernambucanos na Copa do Nordeste acendem alerta para o Campeonato Brasileiro

Lucas Holanda
Lucas Holanda
Publicado em 25/07/2020 às 22:56
Ceará é o atual campeão da competição. Foto: Gabriela Máxima/JC
Ceará é o atual campeão da competição. Foto: Gabriela Máxima/JC

Na última quarta-feira (22), o Náutico foi eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste, após sofrer uma goleada por 4x1 do Bahia. Neste sábado (25) foi a vez de Santa Cruz e Sport caírem fora do Regional. Ambos até tiveram boas chances de saírem vitoriosos no tempo normal, mas não aproveitaram e os confrontos foram definidos nos pênaltis. Resultado: cada um desperdiçou duas cobranças, o que resultou em despedida da dupla do Nordestão. O Timbu e o Tricolor voltam o foco para a disputa do título estadual, enquanto o Leão vai ter que disputar o quadrangular do rebaixamento para tentar buscar à permanência na série a1 do Campeonato Pernambucano.

NÁUTICO

A eliminação do Timbu na primeira fase do Nordestão reacendeu à necessidade de algo que a torcida já pede: peças defensivas, sobretudo zagueiros e volantes - de marcação, especificamente. Embora o Alvirrubro enfrente alguns problemas com lesões nessas duas funções, as críticas ao sistema defensivo do Náutico acontecem antes mesmo da paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. Além das dificuldades lá atrás, o time também não conseguiu produzir muito ofensivamente nessa volta dos jogos - embora tenha sido desfalcado do seu principal jogador, o meia Jean Carlos que testou positivo para a covid-19 e teve que ficar em isolamento por 15 dias, o que resultou na ausência nos jogos.

Sobre o desempenho, vale ressaltar que a diretoria do Náutico também ficou incomodada com a apresentação do Timbu na desclassificação no Regional “A saída da Copa do Nordeste deixou a gente bem insatisfeito. Foi uma eliminação bem sentida. Não tem como chegar agora e dizer que está bom (o desempenho). Quem está no Náutico, seja dirigente, treinador ou atleta, tem que saber que a cobrança é normal. O desempenho não está legal", disse o vice-presidente do clube, Diógenes Braga, em entrevista à Rádio Jornal.

Com a eliminação no Nordestão, resta ao Náutico a oportunidade de corrigir os erros no time na reta final do Campeonato Pernambucano, onde o time ainda disputa o título estadual. A estreia do Timbu está prevista para o dia 7 de agosto, diante do Avaí, no estádio da Ressacada, em Santa Catarina.

LEIA MAIS

Em jogo insosso, Santa Cruz é eliminado nos pênaltis na Copa do Nordeste

“Saímos de cabeça erguida”, diz capitão do Santa Cruz após eliminação na Copa do Nordeste

Sport volta só segunda de Salvador e jogo pelo Estadual pode ser adiado

SANTA CRUZ

Sobre o Santa Cruz, a saída da Copa do Nordeste nos pênaltis para o Confiança deixou um gosto amargo. Isso porque o Tricolor conseguiu criar boas chances no segundo tempo, mas não conseguiu converter - acertou duas bolas na trave. Mesmo eliminado, fica a lição de que a Cobra Coral tem conseguido manter intacta a sua maior marca na temporada: a competitividade. Com relação aos pontos de melhoras no time, o Santa ainda carece de jogadores rápidos pelos lados, algo que o técnico Itamar Schulle pede desde o início da temporada. Com as chegadas de Kleiton e Derlis Alegre, pode ser que o Tricolor encontre as soluções por ali, mas o clube ainda segue no mercado buscando alguns nomes para essa posição. Um deles é o atacante Negueba, que atualmente está no Vitória e interessa ao clube.

Sobre a eliminação na Copa do Nordeste, o discurso no Santa Cruz é de avaliar os erros, não achar que tudo está ruim e seguir em frente no Campeonato Pernambucano e Série C. “É difícil ser eliminado nos pênaltis. Ele têm os méritos por baterem (os pênaltis) melhor. A gente fez um jogo seguro, teve oportunidades, encaixou no segundo tempo e criou oportunidades. Infelizmente fomos, mais uma vez, eliminado nos pênaltis (em referência à eliminação coral diante do Atlético-GO, na Copa do Brasil). Saímos de cabeça erguida como, homens, como time time aguerrido que fomos e continuaremo sendo todo ano", disse Danny Morais em entrevista ao canal Live FC.

Com a eliminação, o Santa Cruz agora vira a chave na temporada. Isso porque o Tricolor já joga uma semifinal de Campeonato Pernambucano na próxima quarta-feira (29), diante de Náutico ou Central. Em nove jogos do Estadual, o Tricolor venceu oito e empatou uma partida, além de ter enviado o Sport para o quadrangular do rebaixamento após derrotar o Leão na última rodada da primeira fase do campeonato. A estreia da Cobra Coral na Série C está prevista para dia 8 de agosto, diante do Paysandu, fora de casa.

LEIA MAIS

Buscando recuperação, Náutico pega Central nas quartas de final do Campeonato Pernambucano

“Sou um sobrevivente, sou um vencedor”, diz Maciel Júnior, emocionado, na volta à Rádio Jornal

Sport joga melhor, fica no empate, mas perde para Fortaleza nos pênaltis e está fora da Copa do Nordeste

Interatividade é ponto forte da TV Jornal em transmissão da Copa do Nordeste

“Neutralizamos a maneira de jogar do Fortaleza”, diz técnico do Sport

SPORT

Com relação ao Sport, a eliminação na Copa do Nordeste nos pênaltis para o Fortaleza dá um norte ao time. Isso porque o Leão fez a sua melhor partida da temporada e conseguiu ser competitivo diante de um dos trabalhos mais consolidados não só da região, mas também da Série A. Com uma proposta de jogo reativa, o Rubro-Negro mostrou a sua melhor face em 2020 e, a partir daí, pode tirar esse jogo como referência e seguir trabalhando visando a estreia na Série A do Campeonato Brasileiro, prevista para acontecer no dia 8 de agosto, diante do Ceará, na Ilha do Retiro.

No Sport, o discurso após a eliminação na Copa do Nordeste é de que o time evoluiu e fez um bom jogo diante do Fortaleza, sobretudo na parte defensiva.“Neutralizamos a maneira de jogar do Fortaleza. Eles não tiveram condições de colocar o estilo de jogo deles em prática. Ainda temos muito o que melhorar. Já observamos uma equipe mais solta e criando dificuldades para o adversário. Na minha opinião, fomos melhores que o Fortaleza, mas não conseguimos traduzir esse rendimento em vitória, em resultado. Ainda precisamos acertar mais lá na frente. Com o tempo, vamos conseguindo melhorar cada vez mais”, afirmou Daniel Paulista após o jogo.

Na temporada, o Leão acumula três eliminações antes da Série A: Brusque na Copa do Brasil, Fortaleza na Copa do Nordeste e a ida ao quadrangular do rebaixamento no Estadual após a derrota por 2x1 diante do Santa Cruz. Além disso, o Sport só venceu quatro vezes em 19 jogos, com dez empates e cinco derrotas. Desses adversários, apenas dois foram de Série A: Fortaleza e Ceará.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias