Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Buscando recuperação, Náutico pega Central nas quartas de final do Campeonato Pernambucano

Klisman Gama
Klisman Gama
Publicado em 25/07/2020 às 14:07
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

A oportunidade de recuperação é esta. Para aliviar as críticas, recuperar a confiança e buscar o título do Campeonato Pernambucano. O Náutico encara o Central hoje, às 16 horas, na Arena de Pernambuco, pelas quartas de final do Estadual. Vindo de uma eliminação dolorosa pela Copa do Nordeste, o Alvirrubro chega com a cobrança por uma melhor atuação e mira dar a volta por cima neste momento. Pela frente, um adversário que o venceu na primeira fase da competição, nos Aflitos, por 1x0. Certo é que o jogo não será fácil, mas é a oportunidade de melhorar e, para isso, algumas mudanças podem acontecer.

Na goleada sofrida para o Bahia no Nordestão, o Náutico teve uma atuação muito ruim do seu sistema defensivo. Não houve um encaixe e várias deficiências foram expostas. Na primeira linha de marcação, uma das possíveis mudanças pode ser na dupla de zaga. Entre as opções, estão os zagueiros Fernando Lombardi e Rafael Dumas, que estiveram no banco de reservas na última quarta-feira (22), e Camutanga, que treina com bola e está à disposição para entrar em campo oficialmente depois de mais de dez meses, pois lesionou o joelho em setembro de 2019, no primeiro jogo da final da Série C, contra o Sampaio Corrêa.

No meio de campo devem vir mais mudanças. Isso porque o desempenho foi muito abaixo do esperado. A trinca formada por Luanderson, Bryan e Jhonnatan deve ser modificada. O primeiro pode dar vaga ao prata da casa Rhaldney na cabeça de área, enquanto segundo deve dar lugar ao experiente Jorge Henrique. O meia-atacante de 38 anos entrou bem contra o Salgueiro e contra o Bahia e pede passagem no time. Marcou o gol da vitória contra o Carcará e sofreu pênalti contra o Esquadrão, que resultou no único tento do Náutico na partida. Além de que deu outra dinâmica ao meio-campo. No ataque, a estrutura deve se manter a mesma, com o trio formado por Erick, Thiago e Kieza.

A moral da equipe está baixa depois da goleada contra o Tricolor de Aço. A eliminação foi um baque nas pretensões alvirrubras na Copa do Nordeste. Agora com o Estadual, é a oportunidade que o Náutico tem para se redimir e buscar o título tão almejado pelo plantel. Um momento complicado, mas nada melhor do que, através dele, se reerguer.

“É difícil. Uma eliminação como essa, ainda mais da forma que foi. Todos nós ficamos tristes, mas temos que levantar a cabeça. Sabemos que temos muito para apresentar ainda, o grupo tem qualidade. Estamos nos preparando muito para esse jogo, para, se Deus quiser, classificar e ir em busca do (título do) Campeonato Pernambucano. Temos que apresentar o nosso futebol para que o nosso torcedor, mesmo de longe, possa se orgulhar da gente. Mas vamos firmes para esse jogo contra o Central, para conseguir a classificação e ir em busca do título”, comentou o goleiro Jefferson.

LEIA MAIS

>> Jefferson revela cuidado do grupo com parte mental para recuperar Náutico de má fase

>> Saiba onde assistir a Náutico x Central pelo Pernambucano

>> VP do Náutico opina sobre os favoritos na Copa do Nordeste

>> Vice-presidente do Náutico lamenta eliminação na Copa do Nordeste

>> Técnico quer personalidade para Náutico dar volta por cima no Estadual

Experiência como trunfo

O Náutico tem um elenco recheado de pratas da casa e outros jovens valores. Mas há também uma mescla com jogadores experientes, que dão um suporte para o desenvolvimento dos mais novos. Tanto que as lideranças do elenco são constantemente citadas pelos garotos como exemplo no grupo. Kieza, Jorge Henrique, Josa, Fernando Lombardi, são jogadores que figuram dentro de campo e têm importância para ajudar o time a voltar aos trilhos, mas o trabalho que fazem fora dele para manter o grupo coeso é muito importante. 

“A gente procura ter um papel da melhor forma possível. Nosso ambiente é maravilhoso, temos uma abertura de tudo quanto é lado aqui no Náutico. Seja com os jogadores mais experientes como o Jorge Henrique, o Josa, o Lombardi. A gente tem uma amizade muito boa e a gente se dá muito bem”, comentou o centroavante Kieza. 

“Procuramos deixá-los bem à vontade, bem tranquilos e é assim o nosso ambiente. É dar tranquilidade e deixá-los à vontade para fazer o trabalho da melhor forma possível, porque só e assim que a gente vai conseguir vencer no futebol. Juntos. E acho que não há outra forma de vencer e conquistar coisas no futebol sem ter pessoas do lado que ajudem, um grupo que esteja sempre junto, jogando, trabalhando e fazendo pelo outro”, encerrou.

Central

A Patativa retornou bem após a pausa do futebol causada pela pandemia do novo coronavírus. Diante do Decisão, em Caruaru, goleada por 5x0, com destaque para o atacante Leandro Costa, que marcou dois gols. Com um futebol ofensivo, a ideia do Central é de manter a postura diante do Náutico, sem se limitar a defender. A equipe gosta de propor o jogo e não deve facilitar para o Timbu. 

O Alvinegro deve chegar para a partida com a mesma equipe que goleou na última rodada do Campeonato Pernambucano. A única mudança deve ser a volta do lateral-direito Leanderson Polegar, que esteve suspenso no jogo passado. O ala da Patativa deixou a decisão nas mãos do treinador Sílvio Criciúma, mas garantiu que o Central vai à Arena de Pernambuco visando a vitória diante do Timbu.

“Fico feliz em voltar nessa partida tão importante. Sabemos que, se tropeçarmos, a gente sai do campeonato. Então o pensamento  não só meu, mas de todo o grupo é de, no domingo, sairmos classificados. Estou focado para esse jogo, estou disponível para o treinador e acredito que vamos sair classificados, porque nosso pensamento é o mais positivo possível”, comentou o jogador.

No primeiro duelo entre as duas equipes no Campeonato Pernambucano deste ano, no dia 21 de fevereiro, o Central saiu vencedor. O placar de 1x0 nos Aflitos veio com gol do atacante Bambam, que já deixou o clube caruaruense e foi para o São Bento-SP. 

O jogo deste domingo tem um ingrediente a mais. A possibilidade de revanche centralina diante do Alvirrubro. Em 2018, as equipes se encontraram na final do Estadual. Na ida, no estádio Lacerdão, o jogo terminou empatado em 0x0. Na volta, disputada no mesmo palco de hoje, a Arena de Pernambuco, vitória do Timbu por 2x1. O Central teve reclamações no duelo por um gol anulado do atacante Leandro Costa. Ele, inclusive, é um dos remanescentes daquele jogo, onde a Patativa teve que se contentar com o vice-campeonato. Na atual edição do Campeonato Pernambucano, ele balançou as redes quatro vezes em nove jogos disputados.

Ficha do jogo

Náutico

Jefferson; Hereda, Carlão (Camutanga), Rafael Ribeiro e Wilian Simões; Rhaldney (Luanderson), Jhonnatan, Jorge Henrique (Bryan), Thiago e Erick; Kieza. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Central

Jefferson; Leanderson Polegar, Felipe Costa, Janelson e Evandro; Gustavo Henrique, Janderson e Doda; Adailson, Soares e Leandro Costa. Técnico: Sílvio Criciúma.

Local: Arena de Pernambuco. Horário: 16h. Árbitro: Diego Fernando de Lima. Assistentes: Clóvis Amaral e Bruno Chaves.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias