Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Veja o raio-x dos confrontos das quartas de final da Copa do Nordeste

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 24/07/2020 às 8:01
Fortaleza é o atual campeão da Copa do Nordeste. Foto: Divulgação
Fortaleza é o atual campeão da Copa do Nordeste. Foto: Divulgação

Com o fim da fase de classificação da Copa do Nordeste, Santa Cruz e Sport ficaram com a última vaga no seus grupos e agora vão encarar os líderes das suas respectivas chaves nas quartas de final. No próximo sábado (25), o Leão da Praça da Bandeira encara o Fortaleza, no Barradão, às 16h, com transmissão da TV Jornal. Já a Cobra Coral enfrenta o Confiança às 18h30, no Joia da Princesa, em Feira de Santana. Os confrontos serão em partida única e avança aquele que vencer. Em caso de empate no tempo normal, o jogo segue para a disputa de pênaltis. Vitória x Ceará e Bahia x Botafogo-PB completam os jogos das quartas de final.

CONFRONTOS

Sport x Fortaleza

No retorno do futebol após mais de quatro meses de paralisação devido a pandemia do novo coronavírus, o Sport vive um cenário distinto. O clube foi eliminado do Pernambucano após derrota por 2 a 1 para o Santa Cruz e vai disputar o quadrangular do rebaixamento. Por outro lado, classificou na Copa do Nordeste depois do empate contra o Confiança, quando ainda contou com o tropeço do ABC, que perdeu para o CSA. A combinação de resultados deu ao Leão a quarta colocação e um confronto duríssimo na fase seguinte. Isso porque o adversário das quartas de final será o Fortaleza, atual campeão e  líder do Grupo A com a mesma pontuação do Bahia. 

O time comandado por Rogério Ceni fez a melhor campanha da primeira fase, registrando um aproveitamento de 70,8%, com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O clube está invicto na volta do futebol, quando somou quatro vitórias em quatro jogos. Se contabilizar o jogos antes da pausa, o Fortaleza tem sete vitórias consecutivas, uma delas, inclusive, por 3 a 0 contra o Náutico, nos Aflitos, no dia 14 de março.

Sob desconfiança, o Sport ganhou novo fôlego após a classificação no Nordestão. Na competição, o time somou na primeira fase duas vitórias, quatro empates e duas derrotas, com um aproveitamento de 41,7%. Para o jogo de sábado, o Rubro-negro não conta com o lateral-esquerdo Sander, o zagueiro Rafael Thyere e o volante João Igor, todos por lesão. Desfalque de última hora contra o Confiança devido ao teste positivo para o coronavírus, o lateral-esquerdo Luciano Juba fez um novo exame nesta quinta e fará mais uma amanhã. Em caso de resultados negativos, o atleta será liberado para a partida decisiva contra o Fortaleza. Apesar dos desfalques, a boa atuação do meia Jonatan Gómez diante do Confiança aumentou a esperança do Sport para chegar as semifinais do Nordestão.

LEIA MAIS

> CBF divulga tabela detalhada das quartas de final da Copa do Nordeste

> Presidente do Santa Cruz avalia adversário da Copa do Nordeste: “Faz uma temporada muito boa”

> Com problemas na logística, Santa Cruz realiza testes da covid-19 após classificação na Copa do Nordeste

> Evandro Carvalho afirma que data do jogo do Sport no Pernambucano não deve ser alterada

Santa Cruz x Confiança

Embalado depois de mais um triunfo, o Santa Cruz chega forte para o confronto contra o Confiança no próximo sábado. Classificado na quarta colocação, o Tricolor tem um aproveitamento de 54,2%, com quatro vitórias, um empate e três derrotas. Se for observado o número dos últimos 12 jogos, com partidas entre o Nordestão, Copa do Brasil e Pernambucano, a Cobra Coral perdeu apenas uma partida, justamente para o Sport no dia 7 de março. No período, foram nove vitórias, dois empates - com uma eliminação nos pênaltis para o Atlético Goianiense na Copa do Brasil -, e uma derrota.

Os números comprovam a competitividade do time de Itamar Schulle, que pregou humildade para o confronto contra o Confiança na coletiva depois da vitória da última quarta-feira. A equipe Coral aposta na força coletiva e na estrela do centroavante Pipico para avançar de fase. Em caso de classificação, o Santa Cruz chegará nas semifinais almejando a conquista do bicampeonato regional - conquistado pela primeira vez no ano de 2016.

Do outro lado, o Confiança conseguiu a classificação para o mata-mata da Copa do Nordeste pela primeira vez na sua história. O empate por 1 a 1 contra o Sport garantiu ao time sergipano a primeira colocação do Grupo B, com 14 somados em quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, o que totalizou um aproveitamento de 58,3%. Embalado no início da competição sob o comando do técnico Daniel Paulista, que deixou a equipe para assumir o Sport e se despediu na vitória por 2 a 0 sobre o River-PI no dia 15 de fevereiro, o azulino oscilou no Nordestão após a saída do técnico. 

Com Matheus Costa no comando, a equipe venceu o Fortaleza, mas perdeu para Bahia e CRB, além do empate na 8ª rodada contra o Sport. Apesar da oscilação com a troca de treinadores, o Confiança garantiu a primeira colocação da chave. Sábado, o azulino terá a volta do atacante Mikael, que marcou três gols na competição e não pôde atuar contra o Leão na quarta-feira por causa de multa contratual, já que pertence ao clube pernambucano.

OUTROS CONFRONTOS

Invictos no Nordestão, Vitória e Ceará se enfrentam no Estádio Pituaçu, também no próximo sábado (25), às 16h. O rubro-negro baiano se classificou em terceiro lugar no Grupo B, com 14 pontos somados em três vitórias e cinco empates. Já o Ceará ficou na segunda colocação, com o mesmo retrospecto do adversário, mas com vantagem no saldo de gols, já que marcou quatro vezes a mais do que o Vitória. Para avançar de fase, o Ceará conta com o brilho do meia Vinícius e do atacante Rafael Sóbis, com quatro e três gols respectivamente na competição. O time baiano não terá a presença do atacante Vico, suspenso com terceiro cartão amarelo. Por isso, contará com a estrela dos atacantes Alisson Farias e Léo Ceará para garantir a classificação.

Encerrando a rodada das quartas de final, Bahia e Botafogo-PB disputam a vaga na semifinal às 21h30, também no Estádio Pituaçu. Vice-líder do Grupo A com a mesma pontuação do Fortaleza, o Bahia ficou uma posição atrás devido ao número de cartões vermelhos, onde somou um a mais que o Tricolor do Pici. Na última quarta-feira, o Bahia goleou o Náutico por 4 a 1 e encerrou a fase classificatória com 17 pontos somados em cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. O time comandado por Roger Machado totalizou um aproveitamento de 70,8% e conta com a força do elenco e do brilho do centroavante Gilberto - um dos artilheiros do Nordestão com quatro gols - para avançar à semifinal.  

Já o Botafogo-PB ficou na terceira colocação do Grupo A, com 13 pontos em três vitórias, quatro empates e uma derrota. O time teve um aproveitamento de 54,2% na competição. Agora terá um duelo duríssimo contra o Bahia sem a presença dos volantes Wellington César e Everton Heleno, que testaram positivo para a covid-19 e do lateral-direito Léo Moura, que está se tratando de uma lombalgia e nem viajou para Salvador. 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias