Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Veja os Estaduais que já voltaram, os que têm data para retornar e onde ainda não há previsão

Blog do Torcedor
Blog do Torcedor
Publicado em 15/07/2020 às 9:30
Gilberto, Rogério Ceni e Rafael Sóbis são  destaques de Bahia, Fortaleza e Ceará. Fotos: Felipe Oliveira / Bahia // Leonardo Miranda / Fortaleza // Wilton Hoots / Ceará
Gilberto, Rogério Ceni e Rafael Sóbis são destaques de Bahia, Fortaleza e Ceará. Fotos: Felipe Oliveira / Bahia // Leonardo Miranda / Fortaleza // Wilton Hoots / Ceará

Por Lourenço Gadelha

Primeiro campeonato estadual a voltar em meio à pandemia do coronavírus, o Campeonato Carioca conhecerá nesta quarta (15) o campeão de 2020. O jogo, aliás, terá a transmissão do SBT para todo o Brasil.  Em Pernambuco, será exibido em rede pela TV Jornal, a partir das 20h45. Após a paralisação em março em decorrência da pandemia do novo coronavírus, alguns campeonatos, como o do Rio,  estão de volta, enquanto outros já tem data marcada para o reinício oficial. Por apresentar níveis de contágio e números de mortes diferentes em cada um dos estados brasileiros, o retorno do futebol no país não apresentou um data consensual devido aos protocolos distintos de isolamento social e flexibilização que foram adotados no Brasil. Por isso, alguns estados seguem sem a confirmação oficial da volta do futebol. Confira um panorama da situação de alguns Estaduais.

JÁ VOLTARAM

RIO DE JANEIRO

Pioneiro no retorno do futebol em meio à uma das maiores crises sanitárias já vivenciadas no país, o Campeonato Carioca recomeçou no dia 18 de junho com vitória do Flamengo por 3x0 sobre o Bangu. Na época, ainda estava em andamento a fase de grupos da Taça Rio, que é referente ao segundo turno do Carioca. A competição foi vencida pelo Fluminense no dia 8 de julho, quando o Tricolor das Laranjeiras bateu o Flamengo nos pênaltis por 3x2, após o empate de 1x1 no tempo normal. Com o resultado favorável ao Tricolor, o fim do campeonato Estadual foi adiado, já que em caso de vitória do Flamengo, o mesmo se sagraria campeão geral do Carioca por ter vencido a Taça Guanabara (primeiro turno) no dia 22 de fevereiro.

As duas equipes voltaram a se enfrentar pela primeira partida da final do Campeonato Carioca no último domingo (12), no Estádio do Maracanã. O Rubro-negro da Gávea venceu o jogo por 2x1 - com gols de Pedro e Michael; Evanílson descontou para o Fluminense - e largou na frente do título carioca. As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (15), às 21h, também no Maracanã, para definir quem leva o título de campeão estadual do Rio de Janeiro em 2020.

 

Flamengo e Fluminense vão para o terceiro jogo seguido no Maracanã. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

 

SANTA CATARINA

O Campeonato Catarinense retornou no dia 8 de julho, com vitória da Chapecoense por 2x0 sobre Avaí, além do empate do Criciúma em 0x0 com o Marcílio Dias. Na quinta-feira (9), o Joinville perdeu por 0x1 para o Brusque, enquanto o Figueirense bateu o Juventus-SC por 2x1. Todas as partidas foram válidas pelos jogos de ida das quartas de final. No entanto, o Catarinense foi suspenso na última segunda-feira por 14 dias devido à divulgação de casos de coronavírus em jogadores e funcionários da Chapecoense, Joinville e Criciúma.

Na sexta-feira (10), dois dias após a vitória no jogo de ida, a Chapecoense confirmou que 14 funcionários do clube, divididos entre jogadores e membros da comissão técnica, estavam com a covid-19. O teste foi realizado na terça-feira (7), um dia antes da partida contra o Avaí válida pelas quartas de final do campeonato. Além disso, o Joinville divulgou no sábado (11) que teve quatro funcionários com testes positivos para o coronavírus e o Criciúma informou que dois atletas também estavam infectados

CEARÁ

Após quatro meses de paralisação, o Campeonato Cearense foi o primeiro da região Nordeste a recomeçar. Com a liberação do Governo Estadual, as partidas retornaram na segunda-feira, 13 de julho, com goleada do Ceará contra o Barbalha por 5x0 no Estádio Franzé Morais, pela 6ª rodada, em partida que iniciou no horário atípico de 9h. Já o Atlético Cearense bateu o Caucaia por 3x0, no Raimundão. À noite, com uma equipe alternativa e totalmente modificada, o Fortaleza venceu o Guarany de Sobral por 5x0, na Arena Castelão. A goleada garantiu ao Tricolor a liderança do Campeonato Cearense.

Apenas um jogo pela 6° rodada aconteceu antes da interrupção ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. No dia 17 de março, a Ferroviária venceu o Pacajús de 1x0, no Presidente Vargas, e conquistou vaga para a próxima fase. Valendo a liderança, Ceará e Fortaleza se enfrentam nesta quarta-feira (15), às 22h30, na Arena Castelão.

LEIA MAIS

> Sport pode ter pelo menos cinco alterações em clássico contra Santa Cruz

> Volante acredita que Santa Cruz está preparado para maratona de jogos na retomada do futebol

> Podendo jogar até 14 partidas em 30 dias, Náutico enaltece preparação física para ‘maratona’

RETORNO OFICIAL MARCADO

PERNAMBUCO

O Governo de Pernambuco liberou a volta do campeonato local para o domingo, 19 de julho. A rodada será decisiva para definir o futuro dos clubes na competição, tendo em vista que será a última da primeira fase. Com o fim dos jogos, será definido os confrontos do mata-mata do título e as quatro equipes que vão disputar o quadrangular do rebaixamento, com dois times caindo para jogar a série A2 do Pernambucano.

Já classificado, o líder Santa Cruz enfrenta o Sport na Ilha do Retiro. O Leão está em 5º colocado e precisa de uma vitória para garantir matematicamente a classificação. Com 16 pontos e também classificado antecipadamente, o vice-líder Salgueiro recebe o Náutico, que está em 4º lugar, no Cornélio de Barros. Terceiro colocado, o Retrô recebe o Petrolina em casa. No Sertão de Pernambuco, o Afogados da Ingazeira enfrenta o Vitória. O triunfo pode colocar a Coruja do Sertão na próxima fase, já que o Central, que vai visitar o Decisão, em Bonito, está atrás do Afogados no critério de gols marcados.

 

Fotos: Diego Nigro/JC Imagem e Alexandre Gondim/JC Imagem

 

PARAÍBA

Inicialmente previsto para retornar no dia 18 de julho, o Campeonato Paraibano vai recomeçar nesta quinta-feira (16), com o Clássico Emoção entre Botafogo-PB e Campinense, no Estádio Almeidão, válido pelo jogo atrasado da 8ª rodada. As partidas da 9ª rodada, antes marcadas para o dia 22 de julho, agora serão distribuídos no sábado (18) com jogos entre CSP e Sport-PB; São Paulo Crystal e Perilima; e Nacional de Patos e Treze. No domingo (19), se enfrentam Sousa e Botafogo (PB); e Campinense e Atlético (PB). Já a 10ª rodada - última da primeira fase -, ficará em aberta aguardando definição sobre a situação do Botafogo-PB na Copa do Nordeste.

BAHIA

Em conciliação com as datas da Copa do Nordeste, o Campeonato Baiano retoma os jogos oficiais no dia 22 de julho, um dia após o reinício da competição regional, que também vai acontecer no estado da Bahia. O retorno foi aprovado por todos os dez clubes que disputa o Baianão 2020. A tabela com datas, horários e locais das partidas ainda será divulgada. O regulamento da competição em relação às vagas nas competições nacionais e rebaixamento foi mantido. Os clubes também poderão inscrever novos jogadores que ainda não atuaram na competição deste ano por outro time. A última equipe colocada na tabela será rebaixada para a Série B do Campeonato Baiano 2021.

SÃO PAULO

Com mais de 370 mil casos de coronavírus e 17 mil mortes da covid-19, o Governo de São Paulo confirmou a volta do Paulistão 2020 para o dia 22 de julho. A data foi um pedido da Federação Paulista de Futebol, que atendeu a solicitação dos clubes para ter 30 dias de preparação, já que os treinos foram liberados no dia 22 de junho. Por ser um estado muito grande, os jogos foram liberados apenas nas cidades que estejam na fase amarela de flexibilização do plano de reabertura. O Campeonato Paulista foi paralisado na 10ª rodada, no dia 16 de março e ainda tem 24 jogos a serem disputados em seis datas – duas rodadas para finalizar a primeira fase, as quartas de final, semifinal e os dois jogos das finais.

 

Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

 

RIO GRANDE DO SUL

O Campeonato Gaúcho retorna no dia 22 de julho. O Governo do Rio Grande do Sul também liberou desde segunda-feira (13) os treinos com contato físico, a depender da flexibilização imposta pelas autoridades de cada município. Vale ressaltar que Grêmio e Internacional estão realizando treinamentos sem contato físico desde o dia 5 de maio. O Gauchão foi paralisado após a 3ª rodada do segundo turno, no dia 15 de março. Agora volta com uma rodada recheada de clássicos, como Grêmio x Internacional; Caxias x Juventude; e Novo Hamburgo x Aimoré. O campeonato pode encerrar caso o Caxias vença o segundo turno do Gauchão. Isso porque o time bateu o Grêmio e conquistou o primeiro turno no dia 22 de fevereiro, garantindo presença na grande final. Em caso de fracasso do time de Caxias do Sul no segundo turno, haverá uma nova final para decidir quem leva o título estadual de 2020. Para a conclusão do Gauchão, faltam três rodadas da fase de classificação, a semifinal e as finais.

MINAS GERAIS

A Federação Mineira de Futebol conseguiu a liberação junto ao Governo de Minas Gerais para voltar com o estadual no dia 26 de julho. A competição está paralisada desde o dia 15 de março, quando a 9ª rodada foi encerrada. Apesar da liberação, o Governo Estadual deixou a cargo de cada cidade-sede a decisão sobre a realização ou não dos jogos oficiais. Com isso, o município que receber a competição terá que autorizar as partidas, sem nenhuma interferência do Governo de Minas Gerais. Ainda faltam duas rodadas da fase de classificação, semifinais e finais para a conclusão do Campeonato Mineiro de 2020.

PARÁ

O dia 1º de agosto será a data de retorno do Campeonato Paraense, com jogos válidos pela 9ª rodada da primeira fase. A data ainda gera algumas incertezas devido ao possível conflito com o calendário da Série C, que terá a participação de Remo e Paysandu, e vai iniciar no dia 8 de agosto. Todos os jogos serão sediados em Belém, capital do estado, e não vai ter a presença de público. Além disso, também ficou determinado pela Federação Paraense de Futebol (FPF) que não haverá rebaixamento no estadual deste ano.

MARANHÃO

Outro campeonato estadual que também volta no dia dia 1º de agosto é o Maranhense. Previsto para reiniciar no dia 5 de agosto, a competição foi antecipada para evitar conflito de datas com os jogos do Campeonato Brasileiro, já que o Sampaio Corrêa vai disputar a Série B, com início previsto para o dia 8 de agosto; o Imperatriz está confirmado na Série C, que também começa no dia 8; além de Juventude Samas e Moto Club, que vão representar o estado na Série D. O Campeonato Maranhense ainda tem seis jogos da primeira fase para serem realizados antes da segunda fase, que contará com oito equipes.

RIO GRANDE DO NORTE

O Campeonato Potiguar vai retornar no dia 12 de agosto. A informação foi confirmada nessa terça-feira (14) pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol, que vai bancar 30 testes da covid-19 para cada equipe da primeira divisão. A FNF preparou um protocolo que foi aprovado pela Secretaria de Estadual de Saúde Pública e será utilizado pelos clubes neste retorno. A tendência é que os jogos ocorram na Arena das Dunas, em razão dos laudos vencidos ou com pendências dos demais estádios de Rio Grande do Norte. A nova tabela dos jogos oficiais será divulgada em breve. Nesta quarta-feira (15), as equipes estão autorizadas a retomar os treinos.

 

Roberto Fernandes, técnico do América-RN.. (Foto: Canindé Pereira/América FC).

 

COM PREVISÃO DE VOLTA, MAS SEM CONFIRMAÇÃO OFICIAL

ALAGOAS

Os clubes de futebol de Alagoas ainda aguardam uma confirmação do Governo Estadual para o retorno dos jogos oficiais. A Federação Alagoana de Futebol (FAF) acredita que o campeonato deve retornar no fim de julho, no entanto, ainda não há uma data exata para o reinício da competição. De acordo com o presidente da FAF, Felipe Feijó, os clubes trabalham com a hipótese dos jogos retornarem no dia 25 ou 30 de julho. Sem a liberação, clubes como CRB e CSA, que vão disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, seguem com o treinamento presencial, que foi liberado pelo governo no dia 23 de junho.

SERGIPE

A Federação Sergipana de Futebol (FSP) e os clubes do estado trabalham com a hipótese de retorno do estadual no dia 25 de julho. Porém, a data ainda não recebeu uma confirmação oficial do Governo de Sergipe. Ficou acordado entre os representantes dos times e a FSP que todas as partidas serão realizadas na Arena Batistão, em Aracaju. Restam cinco rodadas para o término da competição. Enquanto aguardam o aval das autoridades estaduais, Confiança e Frei Paulistano se preparam para a volta da Copa do Nordeste, no dia 21 de julho, com sede na Bahia.

SEM PREVISÃO PARA O RETORNO OFICIAL

GOIÁS

Apesar da liberação do Governo de Goiás e da Prefeitura de Goiânia para o retorno dos jogos oficiais, o Campeonato Goiano de 2020 deve ser encerrado no início de 2021. De acordo com o presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta, a ideia é fazer com que os times do interior montem um único elenco para disputar as partidas que faltam do estadual deste ano e já iniciar a preparação para o início da edição de 2021. A iniciativa, segundo a FGF, visa minimizar o prejuízo dos clubes, já que eles precisariam montar o elenco apenas uma vez. Atlético Goianiense e Goiás disputam a Série A este ano, enquanto Vila Nova disputará a Série B, e Goiânia, Goianésia e Crac estão classificados para disputar a Série D.

PARANÁ

Completando quatro meses de paralisação nesta quarta-feira (15), o Campeonato Paranaense segue sem uma definição em relação a volta dos jogos oficiais. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) e os clubes seguem discutindo qual o melhor modelo de retomada das partidas. Uma hipótese levantada pelas equipes e pela FPF seria retornar os jogos no sábado (18) com cada time na sua respectiva cidade. Entretanto, Curitiba, capital do Paraná, segue com as atividades de treinos e jogos suspensas. Dessa forma, Athletico, Coritiba e Paraná teriam que jogar em outra cidade. Para encerrar o Campeonato Paranaense faltam ainda os jogos das quartas de final, semifinais e a final.

 

RB, sport, coritiba, Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

 

PIAUÍ

Paralisado desde 17 de março, o futebol profissional no Piauí segue sem uma data oficial de retorno das competições locais. Isso porque o Governo Estadual prorrogou as medidas de isolamento social até o mês de setembro e o setor esportivo será autorizado a voltar apenas no dia 8 do mesmo mês. Com o novo decreto, os clubes de Piauí trabalham com a possibilidade de retornar com o estadual no mês de novembro, concluindo o campeonato e já iniciando a preparação para a edição de 2021.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias