Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Confira cinco Clássicos das Multidões marcantes dos últimos dez anos

Blog do Torcedor
Blog do Torcedor
Publicado em 15/07/2020 às 16:25
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Por Jorge Nunes, do JC Online - No próximo domingo (19), haverá o segundo Clássico da Multidões da temporada, e também o segundo na Ilha do Retiro. É o retorno do futebol pernambucano após a paralisação provocada pelo coronavírus. O embate não vale taça ainda, mas nem por isso deixa de ser importante para a rica história das duas equipes. A certeza é quase certa que mais uma bela história que pode ficar eternizada neste confronto.

O jogo de domingo será válido pela última rodada do Campeonato Pernambucano. De um lado teremos o Sport que não só não está classificado como ainda corre o risco de disputar o quadrangular do rebaixamento, onde dois dos quatro clubes caem para série A2 do Estadual. A pausa de quatro meses serviu para amenizar a pressão sobre o time da Ilha, mas com a volta do futebol, a pressão veio junto, e o time terá que jogar para vencer e não depender dos resultados dos rivais.

LEIA MAIS

>> Veja os Estaduais que já voltaram, os que têm data para retornar e onde ainda não há previsão

>> Reforço do Santa Cruz testa positivo para o covid-19 e é afastado por 14 dias

>> Daniel Paulista avalia período de preparação do Sport para retomada do futebol

O Santa Cruz, contudo, vive situação oposta ao rival, já que é o atual líder da competição com 22 pontos, e também possui a melhor defesa. O time coral ainda não sabe o que é perder no estadual e não quer conhecer a derrota neste domingo para não dar uma sobrevida ao seu maior rival. Assim, a tendência é que o técnico Itamar Schulle não altere muitas peças do time e faça um jogo em busca dos três pontos.

E já que o assunto é esse clássico decisivo, o JC elaborou uma lista de cinco confrontos marcantes entre Sport e Santa Cruz na última década. Uma lista informal, é verdade. Então caso ache que alguma partida ficou de fora basta deixar nos comentários. Confira:

Sport 0x2 Santa Cruz – (1º jogo da final do Pernambucano 2011)

O jogo, na Ilha do Retiro, ficou marcado pelo golaço do atacante Gilberto, assim como pelo gol do folclórico atacante Landu. Com aquele resultado, o time coral foi pro segundo jogo mais tranquilo e terminou campeão daquela edição, mesmo perdendo no Arruda por 1x0. O Tricolor deu início à sequência do seu tri-campeonato e ainda evitou que o rival fosse hexa.

Sport 0x2 Santa Cruz – (2º jogo da final do Pernambucano de 2013)

Mesmo jogando com a vantagem do empate, o time do Arruda não se intimidou com os mais de 26 mil rubro-negros e venceu o jogo por 2x0. Os gols foram marcados por Flávio Caça-Rato e Sandro Manoel, após belo drible em Tobi. A vitória deu o terceiro título consecutivo estadual do Santa, e também marcou os rubro-negros como “tri-vices”;

Santa Cruz 1x2 Sport - (2º jogo da semifinal da Copa do Nordeste 2014)

Depois de ter vencido a ida por 2x0 na Ilha do Retiro, o Leão tinha enorme vantagem para a volta no Arruda. Mas a equipe do então técnico Eduardo Baptista vivia grande fase e não se fez de rogada dentro da casa do adversário. Tanto que abriram o placar com Rithely. Léo Gamalho ainda chegou a empatar a partida, mas a noite era rubro-negra. Patric, que está de volta ao Sport em 2020, marcou o segundo e classificou o Leão para a final do Nordestão. Naquele ano, o time leonino acabou campeão do regional ao bater o Ceará na decisão.

Sport 5x3 Santa Cruz – (24º rodada do Campeonato Brasileiro 2016)

Esse jogo é eleito por muitos tricolores e rubro-negros como o mais eletrizante dos últimos tempos, pois o Sport jogava em casa e brigava para não cair, enquanto o Santa já estava na zona de rebaixamento da Série A. O tricolor do Arruda abriu um 2x0 com Keno e João Paulo, mas viu o Leão empatar com Durval e Rodney Wallace. Entretanto a Cobra Coral passou mais uma vez na frente com Bruno Moraes. Para muitos aquele seria o resultado final. Mas o Sport não só achou forças para empatar com ainda virou o jogo com Ruiz, Vinicius Araújo e Everton Felipe, sacramentando a vitória leonina por 5x3. O êxito emocionante deu ao Sport a taça Givanildo Oliveira, que o Leão levou por ter mais vitória sobre o rival naquele ano, que marcou o centenário do confronto entre as duas equipes;

Santa Cruz 0x2 Sport – (2º jogo das semifinais do Nordestão 2017)

Para contarmos a história desse jogo, temos que relembrar a partida de ida onde o Tricolor venceu o Leão por 2x1 e na comemoração do segundo gol o até então atacante tricolor, Halef Pitbull comemorou em cima do escudo adversário, fazendo gestos como se fossem tapas no mascote. Essa atitude foi considerada como desrespeitosa para muitos rubro-negros e deixou o clima tenso para o jogo de volta, no qual o Sport venceu pelo placar de 2x0. O jogo teve muitas confusões e expulsões, como a do volante Rithely. Para muitos rubro-negros este foi o melhor clássico dos últimos 10 anos, pois foi praticamente perfeito, tanto pela atuação do time quanto pelo placar, que classificou a equipe para a final do Nordestão - perdeu a decisão para o Bahia.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias