Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

FPF espera anúncio de retorno do futebol nesta terça-feira

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 06/07/2020 às 18:22
Evandro Carvalho destacou a necessidade de cinco dias entre anúncio e início dos jogos. Foto: Acervo / JC Imagem
Evandro Carvalho destacou a necessidade de cinco dias entre anúncio e início dos jogos. Foto: Acervo / JC Imagem

O futebol ainda aguarda uma data para retorno no estado de Pernambuco, parado desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. A retomada do calendário depende de autorização do governo do estado. Com uma posição inicialmente prevista para ser dada na última semana, agora espera-se que nesta terça-feira (7) haja um pronunciamento. Pelo menos, é o que espera o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) Evandro Carvalho.

"Estamos trabalhando para ver se construímos uma posição para amanhã o governo poder anunciar", disse Evandro, em entrevista ao Blog do Torcedor, nesta segunda-feira (6). A expectativa, ainda, é que o Campeonato Pernambucano possa ter a bola rolando no dia 12 de julho, o próximo domingo, como data ideal. Para isso, é preciso de um anúncio com cinco dias de antecedência. Além do Estadual, a Copa do Nordeste ainda precisa ser concluída.

LEIA MAIS:

>Executivo do Santa Cruz aprova início de trabalho de atacante paraguaio

>Liga do Nordeste se reunirá com clubes para discutir novo modelo de transmissão dos jogos

>Diretor da Liga diz que sede para retorno da Copa do Nordeste deve ser oficializada até esta terça-feira

Quando começou a reabertura gradual, a volta do futebol sem a presença da torcida era planejada para a etapa 5, junto com a reabertura gradual do varejo, feiras, shoppings e do polo de confecções. Mas, foi adiada na última terça (30/6). O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde é analisar a partir de dados da semana epidemiológica 27. Nesta segunda, os casos da covid-19 em Pernambucano chegaram a 65.642, com 5.163 óbitos em decorrência da doença.

O Campeonato Pernambucano precisa de uma data para terminar a primeira fase e outras quatro para o mata-mata. A Copa do Nordeste precisa da mesma quantidade, tendo o mesmo calendário pendente. O regional, porém, é definido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade nacional já apontou as datas em que pretende começar os Campeonatos Brasileiros das Série A e B, nos dias 9 e 8 de agosto, respectivamente.

O Estadual foi suspenso o dia 15 de março. Na ocasião, o Santa Cruz liderava, com 22 pontos, seguido pelo Salgueiro, com 16, ambos já classificados direto para as semifinais. Retrô e Náutico aparecem depois, empatados com 12 pontos, mas com vantagem para a Fênix. Depois aparece o Sport, com 11 pontos, em 5º, e o Afogados é o último dentro da zona de classificação para as quartas de final, com 10 pontos.

Na parte inferior da tabela,  Central, Petrolina, Decisão e Vitória vão lutar contra o rebaixamento. O Alvinegro caruaruense é o único com possibilidade real de se classificar para o mata-mata por ter os mesmos 10 pontos do Afogados. Na última rodada, o Central encara o Decisão, vice-lanterna, como visitante, enquanto o Afogados tem o Vitoria, último colocado com apenas dois empates, em casa.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias