Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Blatter é investigado na Suíça por empréstimo de um milhão de dólares

Fernando Castro
Fernando Castro
Publicado em 14/06/2020 às 13:51
Ex- presidente da Fifa Joseph Blatter. Foto: Reprodução
Ex- presidente da Fifa Joseph Blatter. Foto: Reprodução

AFP - O ex-presidente da Fifa, Sepp Blatter, está sendo investigado pela Justiça suíça devido a um empréstimo acordado pela instância em 2010 para a Federação de Futebol de Trinidad e Tobago (TTFF), disseram fontes judiciais à AFP.

Não é "um novo processo criminal contra Joseph Blatter, mas é adicionado ao conjunto de processos criminais" aberto contra o ex-presidente da FIFA (1998-2015), afirmou o Ministério Público suíço (MPC) em um email.

Esta nova parte da investigação, lançada em maio, concentra-se em outros dois membros eminentes da Fifa na época: o ex-secretário-geral Jérôme Valcke e o ex-diretor financeiro Markus Kattner.

LEIA MAIS

Guilherme distribui cestas básicas e kits de higiene aos funcionários do Sport

Marketing do Trio de Ferro se posiciona cada vez mais nas redes sociais no combate às discriminações

Atletas relatam ataques racistas sofridos ao longo da carreira

Trata-se de um empréstimo de um milhão de dólares que a Fifa concedeu à TTFF em 2010 sem juros nem garantias, que, de acordo com o documento ao qual a AFP teve acesso, logo se tornaram um "subsídio".

"Fui informado dessa acusação e rejeitei completamente o conteúdo", reagiu Blatter.

Essa nova ramificação da investigação vem a público no momento em que a Fifa continua sob os olhos da Justiça suíça devido a vários pagamentos fraudulentos destinados a Jack Warner, expulso da Federação Internacional pelo resto da vida depois de ter sido membro por anos e acusado de corrupção pela Justiça americana.

Blatter, no entanto, viu ser arquivada em maio uma investigação do MPC sobre um contrato de direitos televisivos acordado em 2005 para a União de Futebol do Caribe, comandada na época por Warner.

Mas o suíço ainda está sob a ameaça de outro processo criminal, o do pagamento, atrasado e sem rastro, de dois milhões de francos suíços (US$ 2,11 milhões) ao então presidente da Uefa Michel Platini, o que levou ao afastamento do ex-craque por vários anos de todas as atividades relacionadas ao futebol, o que impediu o francês de concorrer nas eleições para suceder Blatter.

Em maio de 2018, Platini foi absolvido pela Justiça suíça.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias