publicidade
05/06/20
A Copa do Mundo de 1938 aconteceu na França e foi a última antes da Segunda Grande Guerra. Foto: Reprodução
A Copa do Mundo de 1938 aconteceu na França e foi a última antes da Segunda Grande Guerra. Foto: Reprodução

Fifa relembra primeiro país asiático a participar de uma Copa do Mundo

05 / jun
Publicado por Karoline Albuquerque em Futebol Internacional às 22:02

Relembrando Copas do Mundo do passado, a Fifa, nesta sexta-feira (5), questionou os torcedores se lembravam qual foi a primeira seleção do continente asiático a participar da competição. Erra quem sugere Japão ou Coreia do Sul. O time em questão é de um país que nem existe mais: as Índias Orientais Holandesas. Atualmente (e independente), o local é a Indonésia.

Foi na Copa do Mundo da França-1938, a terceira realizada e última antes da Segunda Guerra Mundial. Na época, apenas o Japão se inscreveu junto às Índias Orientais para as eliminatórias. Os japoneses, porém, desistiram e a vaga ficou com a colônia holandesa. Porém, duas federações estavam no país. Uma representava os holandeses e outra os jogadores do país. Alguns indonésios se recusaram a jogar pelos colonizadores.

LEIA MAIS:

>Michael Jordan vai doar 100 milhões de dólares para combater desigualdade racial

>Zagueiro do Aston Villa comparece a protesto contra racismo

>‘Gladbach’ perde e desperdiça chance de se firmar na zona da Champions

A seleção fez uma viagem de navio que durou algumas semanas e estrearam diante da Hungria, forte equipe na época. A Copa era disputada já em mata-mata, o que eliminou as Índias Orientais de cara. Os húngaros venceram em uma goleada por 6×0, no dia 5 de junho de 1938, há exatos 82 anos. Tjaak Pattiwael até balançou as redes, mas o tento foi anulado.

Os holandeses ocuparam e colonizaram a Indonésia do começo do século XVII até a Segunda Frande Guerra, quando o controle do território passou para o Japão. O país se tornou independente em 1949.


FECHAR