Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Gareca pede que futebol peruano reinicie "o mais rápido possível"

Fernando Castro
Fernando Castro
Publicado em 26/05/2020 às 19:22
Vários jogadores da seleção do Peru se manifestaram. Foto: AFP
Vários jogadores da seleção do Peru se manifestaram. Foto: AFP

AFP - O técnico da seleção peruana, o argentino Ricardo Gareca, pediu às autoridades locais para que reiniciem o campeonato da primeira divisão o mais rápido possível, pois as condições físicas dos jogadores estão piorando com o confinamento devido à pandemia de coronavírus.

"Estritamente no âmbito esportivo, o futebol precisa ser reativado. Os jogadores devem voltar aos treinos", disse Gareca em entrevista à rádio RPP.

"Isso precisa começar o mais rápido possível, seguindo os protocolos. As condições físicas dos jogadores estão se deteriorando cada vez mais", disse o treinador, que está confinado em Lima desde março.

LEIA MAIS

Fifa bane provisoriamente presidente da Federação do Haiti, acusado de estupro

Manchester United espera contar com Pogba em caso de volta do futebol

Botafogo e Fluminense querem impugnação do arbitral da Ferj

O governo autorizou o retorno gradual aos treinos até a segunda semana de junho, como o primeiro passo para retomar o torneio sem a presença do público.

Gareca, cuja família está na Argentina, destacou que treinar em casa não é o mesmo que treinar em um campo, como faz um jogador profissional.

"Precisamos que todos os treinamentos sejam reativados na primeira semana de junho, para que na primeira semana de julho a Liga1 seja retomada" com os jogos, disse o técnico da 'Blanquirroja'.

Quanto aos protocolos sanitários para o coronavírus, o técnico afirmou que "o Peru não precisa copiar" outros países.

A esperança de retomar o torneio da divisão superior, no curto prazo, ganhou força depois que o governo autorizou na sexta-feira passada o retorno dos esportes aplicando protocolos sanitários.

A FPF aguarda o Ministério da Saúde aprovar uma série de medidas de protocolo de biossegurança para lançar o plano de retomada do futebol no país.

Em relação às eliminatórias sul-americanas, Gareca não descartou recorrer apenas aos jogadores do torneio local para montar uma seleção se o fechamento dos aeroportos for prorrogado.

"Se for necessário disputar as eliminatórias com os jogadores locais, faremos isso", afirmou. "Você precisa estar preparado. Estou me antecipando e acho que é necessário se antecipar", enfatizou.

Gareca afirmou que está ciente da saúde dos jogadores que costumam ser convocados, como é o caso de Jefferson Farfá, que está se recuperando da COVID-19 na Rússia, onde foi infectado.

O Peru estendeu na sexta-feira o confinamento obrigatório até 30 de junho, mas permitiu "a partir dessa extensão, atividades esportivas profissionais que não envolvam contato físico direto e futebol profissional", disse o presidente Martín Vizcarra.

O futebol peruano está suspenso desde a segunda semana de março, quando apenas seis rodadas do torneio da primeira divisão do Apertura 2020 haviam sido disputadas.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias