Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

"Foge muito da realidade", diz diretor do Sport sobre comparar volta do futebol brasileiro com o do alemão

Klisman Gama
Klisman Gama
Publicado em 20/05/2020 às 7:29
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Com gol do atacante Elton, Sport vence por 1x0 do Santa Cruz. - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O futebol retornou na Alemanha no último sábado (16). Entre as grandes ligas do mundo, é a primeira a iniciar suas competições após a pausa causada pelo novo coronavírus. Esta volta tem levado muitos a comparar com a situação do Brasil. Porém, são realidades diferentes, como ressalta o diretor de futebol do Sport, Fred Domingos. Segundo ele, esse paralelo entre a nossa situação e a dos alemães “foge muito da realidade”.

“Na minha opinião, a gente fazer determinadas comparações com outros países foge muito da realidade. Digo isso porque os clubes dos países da Europa, especialmente da Alemanha, são clubes ricos, com orçamentos anuais de milhões e milhões de euros. A situação socioeconômica dos países europeus, é completamente diferente da nossa realidade. A pobreza aqui é muito maior do que na Alemanha”, comentou o dirigente em entrevista à Rádio Jornal.

LEIA MAIS

>> Dirigente diz que presidente do Sport tenta empréstimo bancário para pagar ao menos uma folha salarial

>> Redução do elenco do Sport pode acontecer ainda durante paralisação

>> Presidente da FPF diz que Sport vai resolver caso André na Fifa após pandemia

>> Sport arrecada mais de R$ 113 mil com ingressos solidários

Os dados da pandemia do novo coronavírus nos dois países acabam dando razão à cautela do diretor rubro-negro. Uma das situações que credenciou o país europeu a retornar com o esporte é o alto número de testes realizados por lá. Proporcionalmente, uma a cada 27 pessoas passam pelo exame. Aqui no Brasil, uma a cada 288. Além de que, na Alemanha, 91% dos casos notificados foram curados. No nosso país, este número ainda está em torno dos 37%. Dados colhidos no site Worldometers, referência na contagem do avanço da covid-19 no mundo. Ou seja, ainda há muito para se chegar no patamar alemão.

Para se chegar no nível atual, a Alemanha teve a curva de contágio achatada e segue diminuindo. Daí em diante, ela adotou diversos protocolos de saúde para a realização de testes nos jogadores e comissão técnica, além dos cuidados relativos ao distanciamento. Isso também é proporcionado pelo grande aporte financeiro que os grandes times alemães têm, diferentemente da situação do futebol brasileiro.

“Lá, os clubes cumpriram todas as determinações dos órgãos de saúde. Eles estão fazendo testes diários, reiniciaram as competições obedecendo um critério extremamente rigoroso de controle. E isso dificilmente vai acontecer no Brasil. Primeiro, porque os clubes brasileiros não têm as condições financeiras dos clubes europeus. E por conta dessa situação financeira, nós não temos condições de realizarmos testes em todas as pessoas que estão envolvidas no futebol, já que não só os atletas. Existe uma estrutura de funcionários por trás desses atletas que dão todo o suporte para eles”, acrescentou Fred Domingos. 

Para quem se mantinha otimista quanto a esta volta no Brasil, o dirigente leonino jogou um balde de água fria. Na opinião dele, na melhor das hipóteses, os treinos voltariam apenas na segunda quinzena de junho. “Eu não vejo, sinceramente, uma perspectiva a curto prazo para a volta dos treinamentos e, consequentemente, das competições. Se houver um achamento da curva de contaminação, talvez na segunda quinzena de junho possa se dar início, gradativamente, se cercando de todas as condições sanitárias possíveis”, encerrou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias