Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Yane Marques relata experiência de maternidade durante isolamento: "privilégio"

Gabriela Máxima
Gabriela Máxima
Publicado em 28/04/2020 às 11:00
Yane com Maya e o marido Renato. FOTO: Andréa Leal/Divulgação
Yane com Maya e o marido Renato. FOTO: Andréa Leal/Divulgação

Cumprindo isolamento social por conta do novo coronavírus, a medalhista olímpica Yane Marques tem aproveitado os dias para acompanhar o crescimento de sua filhinha Maya, de quatro meses. Atual secretária-executiva de esportes da prefeitura do Recife, ela já estava de licença maternidade quando a pandemia da covid-19 aportou no Brasil, no final de fevereiro. Em casa, ao lado do marido Renato e perto de seu núcleo familiar, Yane destacou que é privilegiada por ter o acolhimento das pessoas que ama nesse momento tão difícil.

>> Yane Marques realiza sonho de ser mãe: "melhor momento da vida"

>> Medalhista olímpica, Yane Marques dá à luz a primeira filha

>> Medalhista olímpica, Yane Marques aprova adiamento dos Jogos de Tóquio-2020

Ela contou como vem encarando a quarentena. "Na verdade eu me sinto uma privilegiada porque moro em cima da casa da minha mãe. Eu e minhas irmãs, meus sobrinhos, além de Renato, moramos todos juntos, praticamente na mesma casa. A gente se vê todo dia. A gente faz atividade física praticamente todo dia. Então está sendo um isolamento fácil de superar. Quando Maya nasceu, dia 16 de dezembro, fiquei alguns meses obrigatoriamente em casa. No momento período em que a gente receberia a liberação para ir para o clube, para a praia, caminhar, tomar banho de sol em lugares diferentes, a gente teve o decreto do isolamento. Então a gente só deu continuidade a uma rotina que a gente praticamente já estava tendo. Lógico que com algumas diferenças", revelou Yane, que divide todas as tarefas com o marido.

Além dos cuidados a com a bebê Maya, o casal realiza as tarefas domésticas. Yane revelou mais detalhes de sua rotina, destacando que o isolamento é real e não sai de casa para nada. "O fato de Renato estar trabalhando remotamente ficou possível ele acompanhar o amadurecimento de Maya, que era algo que ele não iria acompanhar estando fora o dia todo. A gente dispensou a babá. Sou eu e Renato para ficar com Maya, lavar banheiro, varrer casa, passar pano, fazer almoço, lavar prato, lavar frauda (ecológica), os brinquedos. O mordedor cai no chão, tem que escaldar. É o dia inteiro essa rotina. Eu tenho ajuda das minhas irmãs, mas 85% do tempo sou eu e Renato para tudo. Ele que sai para fazer feira, para ir na farmácia, para qualquer emergência. Eu e Maya ficamos em casa, não saímos nem na calçada", disse a ex-pentatleta, que reúne em seu currículo esportivo medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres, Jogos Pan-Americanos e no Campeonato Mundial.

"Maya é uma bebê fofinha"

Apaixonada pela filhinha, Yane fala sobre Maya com muito carinho. O desafio da maternidade é encarado com muito amor. Ela revelou que sua bebê é tranquila e não tem dado muito trabalho.

"O desafio tem sido agradável. Maya é uma bebê muito fofinha. Ela não é trabalhosa. Ela chora quando está com fome e agora quando o mordedor cai da mão. Está sendo muito gostoso acompanhar e perceber isso. Fica de bruços, daqui a pouco está engatinhando. Está fazendo besouro, coçando os dentes. É curtindo os brinquedos. Está sendo maravilhoso, era uma coisa que eu sonhava por muito tempo. Maya foi uma filha muito planejada. Ela é maravilhosa. Eu só agradeço todo dia. Ela está crescendo, saudável, forte. E tem sido o centro das atenções. Tudo tem sido em função dela. Agora está mais tranquilo porque ela dorme na casa da minha mãe, dá um cochilo com minha mãe enquanto eu faço exercícios", relatou.

Retorno às atividades

Atualmente Yane é a secretária-executiva do esportes da prefeitura do Recife e presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ela tinha programado retornar às atividades de forma pontual, mas por conta do trabalho remoto desempenhado pelas equipes, ela também consegue hoje acompanhar os trabalhos.

"Eu tinha o desejo de começar a frequentar a prefeitura nem que fosse em momentos pontuais, mas aí aconteceu isso tudo. Quando ela (Maya) fez dois meses, a médica pediu para esperar mais um pouco. E agora estou trabalhando remotamente na prefeitura e na comissão de atletas. Todo mundo remotamente, aí permite que eu possa trabalhar e participar, contribuir e entender como as coisas estão funcionando. Por conta da pandemia, muitos recursos da gente (da pasta de esporte) foram destinados para a saúde, é compreensível. E a gente está tendo que fazer um reajuste na temporada para fazer o máximo possível com recurso reduzido. Eu estou bem envolvida com as coisas da prefeitura. Minha licença vai até dia 15 de junho e eu acredito que vai coincidir com o período vai voltar a trabalhar", concluiu.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias