Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

ESQUECIDOS

Relembre alguns craques esquecidos que nunca disputaram uma Copa do Mundo

Alguns jogadores se destacaram em seus clubes, chegaram a vestir a camisa da seleção brasileira, mas não foram convocados para disputar um Mundial

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 23/04/2020 às 19:46 | Atualizado em 15/03/2022 às 17:22
Fotos: reproduções de internet
Fotos: reproduções de internet

Desde o início da trajetória futebolística, ainda nas categorias de base, o sonho de todo jogador é se tornar profissional e, um dia, ter a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo por sua seleção.

Entretanto, nem todos conseguem atingir esse objetivo.

Mesmo construindo uma carreira brilhante e de muito sucesso pelos clubes que atuaram, vários não foram lembrados na convocação final para o Mundial.

Listamos alguns craques que, apesar de terem vestido a camisa da seleção brasileira em várias oportunidades, não chegaram a disputar uma Copa do Mundo.

CRAQUES SEM COPA DO MUNDO

ALEX

Reprodução - UOL
Alex foi campeão da Copa América, em 1999, e fez parte de boa parte das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002 - Reprodução - UOL

Foi campeão da Copa América, em 1999, e fez parte de boa parte das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.

Era nome certo para o Mundial na Coréia do Sul e no Japão, principalmente porque o treinador da seleção brasileira era Luiz Felipe Scolari, que o comandou no título inédito do Palmeiras da Libertadores da América, em 1999.

Porém, para a surpresa de todos na época, Alex não foi lembrado pelo seu ex-técnico. Mágoa que o ex-meia não esconde até hoje. 

DJALMINHA 

Reprodução
Djalminha era um dos talentos que o Brasil tinha no meio de campo para a disputa da primeira Copa do Mundo na Ásia - Reprodução

Assim como Alex, Djalminha era um dos talentos que o Brasil tinha no meio de campo para a disputa da primeira Copa do Mundo na Ásia.

Ele era um meia habilidoso e que vinha atravessando um bom momento no Deportivo La Coruña (foi campeão espanhol na temporada 1999/ 2000).

No entanto, meses antes da convocação final para o Mundial, Djalminha acabou se desentendendo durante o treino com o treinador no clube espanhol, Javier Irureta, e lhe acertou uma cabeçada.

Motivo especulado para que Felipão não o convocasse. 

NETO

Reprodução
Neto levava bastante perigo aos adversários, principalmente, nas bolas paradas - Reprodução

Um grande talento com a bola no pé, Neto levava bastante perigo aos adversários, principalmente, nas bolas paradas.

E, mesmo vivendo um grande momento no final da década de 80, sequer foi cogitado para ir ao Mundial da Itália, em 1990. 

O erro cometido pelo técnico Sebastião Lazaroni ficou mais evidente com a eliminação precoce do Brasil para a Argentina e, no mesmo ano, com Neto sendo a principal peça da campanha do título inédito do Corinthians, no Brasileirão. 

EVAIR

Reprodução/Facebook Oficial de Evair
Considerado um dos centroavantes mais técnicos do futebol brasileiro, Evair teve grande destaque nos anos 90 pelo Palmeiras - Reprodução/Facebook Oficial de Evair

Considerado um dos centroavantes mais técnicos do futebol brasileiro, Evair teve grande destaque nos anos 90 pelo Palmeiras.

Mesmo com as conquistas dos Brasileiros de 1993 e 1994 (pelo Palmeiras) e 1997 (pelo Vasco), o camisa 9 não foi lembrado por Carlos Alberto Parreira, na Copa do Mundo de 1994, e nem por Zagallo, no Mundial de 1998. 

MARCELINHO CARIOCA

Djalma Vassao/Arquivo Lance
Marcelinho Carioca acumulou algumas convocações para defender a seleção brasileira, mas não chegou a disputar uma Copa do Mundo - Djalma Vassao/Arquivo Lance

Apontado como o maior jogador da história do Corinthians, Marcelinho Carioca também acumulou ao longo da carreira algumas convocações para defender a seleção brasileira.

Contudo, ele não chegou a disputar uma Copa do Mundo. No seu melhor momento, no final dos anos 90, a expectativa era de poder estar no grupo que foi para o Mundial na França, em 1998.

Mas seu nome não foi lembrado por Zagallo e, no mesmo ano, o camisa 7 sagrou-se campeão Brasileiro pelo Timão, assim como em 1999. 

DIRCEU LOPES

Reprodução
Dirceu Lopes era nome certo nas convocações do técnico João Saldanha e cotado para estar presente no Escrete Canarinho na Copa do Mundo de 1970 - Reprodução

Um dos maiores jogadores da história do Cruzeiro, o atacante Dirceu Lopes era nome certo nas convocações do técnico João Saldanha e cotado para estar presente no Escrete Canarinho na Copa do Mundo de 1970.

Mas, com a troca de comando da seleção na véspera do Mundial do México, o jovem técnico Zagallo, na época, acabou não levando o atacante mineiro e optando por Dadá Maravilha. 

EVARISTO DE MACEDO

Reprodução
Dizem que Evaristo de Macedo não disputou nenhuma Copa do Mundo porque, naquela época, não se tinha o costume de convocar jogadores que atuavam fora do País - Reprodução

Atacante letal nos anos 50 e 60, Evaristo de Macedo era um artilheiro nato. E, por conta dos seus gols pelo Flamengo, acabou sendo negociado para o Barcelona no final do ano de 1957.

Há quem diga que ele não disputou as Copas do Mundo de 1958 e 1962 porque, naquela época, não se tinha o costume de convocar jogadores que atuavam fora do País. Bem diferente dos dias atuais. 

PODCAST

O futebol continua sendo debatido no Liga do Escrete. E no episódio desta semana, o programa traz um grande debate envolvendo a história da seleção brasileira, qual dupla de ataque foi melhor:

Ronaldo e Rivaldo ou Romário e Bebeto? Já no duelo desta semana, Adriano ou Ibrahimovic, quem você prefere?

Além das análises e debates, o programa relembra como foi a campanha da seleção brasileira campeã do mundo em 1970, com direito a participação especial do ex- atacante Dadá Maravilha.

Ficou curioso? Esses e outros assuntos no podcast Liga do Escrete, programa totalmente dedicado ao futebol internacional.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias