Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Presidente da FPF garante que Pernambucano será realizado, mesmo que seja de portões fechados

Gabriela Máxima
Gabriela Máxima
Publicado em 22/04/2020 às 11:33
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FPF admite que decisão do veto do Arruda será política e não técnica - FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, garantiu que o Campeonato Pernambucano voltará a ser realizado quando a pandemia do coronavírus estiver controlada e o Ministério da Saúde autorizar o retorno das competições. Em entrevista ao programa Bate Rebate, da Rádio Jornal, o mandatário pernambucano disse ainda que o Estadual será retomado independente de prejuízos financeiros dos clubes, em caso de realização dos jogos com os portões fechados.

>> Presidente da FPF admite dificuldade para o Pernambucano retomar em maio

>> Náutico estima prejuízo de cerca de R$ 1 milhão por conta de paralisação no futebol

>> Presidente do Náutico revela preocupação para manter os salários em dia

Evandro explicou que esta é uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "Não vai poder ficar sem jogar até o final do ano. A CBF já determinou que os Estaduais têm que ser encerrados até o final do ano sob pena que podemos perder todas as vagas de Série D, Copa do Brasil, salvo as vagas de ranking que nós só temos definido o Sport, porque o Sport era o primeiro, mas agora passou para o segundo. Todos os outros, ainda que tenhamos conseguido vaga com ranking, temos que fazer os estaduais", comentou o dirigente, que completou.

Determinação vertical

"A CBF já determinou que o Estadual tem que voltar. Ponto. Se vai ser de portões fechados ou abertos não sou eu quem vai dizer. Mas a determinação vertical, de cima para baixo, terá que ser realizado sob pena de desobediência civil e cometimento de crime que nenhum de nós e nenhum dirigente de clube vamos cometer. É uma questão que não transcende nossa capacidade de definir", falou.

O argumento dos clubes recai sobre os prejuízos em realizar partidas de portões fechados. Além da paralisação do futebol por tempo indeterminado, os clubes estão enfrentam uma crise financeira que não estava prevista. As arrecadação das bilheterias poderia ajudar a superar parte da crise.

Evandro esclareceu a situação. "É preciso entender e registrar o seguinte: a volta interno no procedimento médico, protocolo médico. A CBF já tramitou junto ao Ministério da Saúde. A Federação Paulista, do Rio, Pernambuco fez. Eu fiquei feliz ontem. Paraíba fez, Santa Catarina fez. Então, todos estão entendendo que é necessário esse planejamento técnico-científico e administrativo. Muito bem. Contudo, o retorno aos jogos só poderá se dá após a regularidade sanitária do Brasil. E essa regularidade é competência exclusiva do poder público. Então leia-se o Ministério da Saúde e secretárias estaduais e municipais de cada cidade. Em Pernambuco nós temos a autorização do Ministério da Saúde, CBF, depois vem a questão da secretária do estado e municipal. Após isso teremos a condição de realizar. E a sinalização clara é que teremos portões fechados. Não poderemos descumprir", finalizou.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias