Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Médicos do Trio de Ferro acham precoce volta aos treinos no início de maio

Fernando Castro
Fernando Castro
Publicado em 22/04/2020 às 19:42
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Com o futebol nacional paralisado há mais de um mês em razão da pandemia do novo coronavírus, o calendário dos campeonatos segue indefinido. Em meio às discussões em relação a liberação dos treinamentos, ainda que com algumas restrições, os médicos de Náutico, Santa Cruz e Sport acham precoce o retorno das atividades no início de maio. Com discursos alinhados, os profissionais de saúde do Trio de Ferro da capital revelaram que os clubes vão respeitar as orientações das autoridades e dos órgãos competentes.

"A gente vai seguir o que está sendo deliberado pelos órgãos competentes de saúde do Estado. A gente não pode querer antecipar e voltar às atividades indo de encontro as orientações do Governo. Os clubes se reuniram com intenção de adiantar o planejamento e as estratégias para quando o futebol for liberado a gente já saber o que vai fazer, para não perdermos mais tempo ainda. Ninguém foi forçar a barra para retornar o campeonato enfrentando as recomendações de saúde", garantiu Múcio Vaz, vice-presidente médico do Náutico.

Na última segunda-feira (20), aconteceu a primeira reunião com representantes dos clubes e da federação para tratar protocolos médicos visando o retorno dos treinamentos em Pernambucano. Nos bastidores, de acordo com o colunista do JC, Carlyle Paes Barreto, a discussão paralela é em relação a quando seria a volta dos treinos, com projeção já para o dia 4 de maio, respeitando as condições do momento. No entanto, de acordo com o médico do Sport, essa data seria inviável.

"Não acho viável. Estou explicando para todo mundo que a gente só vai voltar quando as autoridades de saúde - municipal, estadual e federal - liberarem. Mesmo com grupo reduzido de jogadores, a gente não vai voltar. O Sport só volta quando liberarem atividades não essenciais. No momento, apenas atividades essenciais estão sendo liberadas. Isso é lei e a gente não vai passar por cima disso. A gente planeja um retorno, sim, mas sem data marcada", declarou o médico Stemberg Vasconcelos.

LEIA MAIS

> Santa Cruz acerta redução salarial com elenco; confira opiniões de atletas e direção

> Náutico aproveita paralisação do futebol para corrigir obra no gramado dos Aflitos

Médico do Sport quer protocolo pronto antes da liberação para treinos

Em acordo com os elencos, as diretorias do Náutico e do Sport deram férias aos jogadores até o dia 30 de abril, o que não significa que os atletas já voltarão aos trabalhos em maio, como reiterou o médico do Náutico, descartando o retorno dos campeonatos no próximo mês. "Sabe-se que não existe nenhuma possibilidade, por mais otimista que seja, do campeonato voltar agora em maio, seria para voltar em junho. Isso ainda dependendo da evolução da doença", destacou Múcio Vaz.

Apesar do elenco não estar de férias por conta do calendário curto da Série C, o Santa Cruz está com as atividades suspensas no clube até o final de abril. O diretor médico Antônio Mário, que participou da reunião na Federação Pernambucana de Futebol (FPF), apresentou a mesma cautela dos médicos dos times rivais. O médico tricolor acredita que no momento é "impossível determinar uma data com exatidão". Ainda mais por conta do crescente número de casos da covid-19 no país.

"Podemos tentar algumas projeções, mas neste momento não temos certeza de nada. Não seremos nós, os clubes de futebol e departamentos médicos, que serão responsáveis pela determinação da data. Isso, na nossa opinião, é determinação do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Saúde. Quando tivermos essa data projetada por eles ou uma data certa, nós teremos todo o cuidado do ponto de vista epidemiológico, para se preocupar não só com os atletas, mas com toda uma coletividade que circunda e faz o futebol", explicou o médico Antônio Mário.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias