publicidade
08/04/20
A mudança mais importante é com relação à regra da mão na bola. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
A mudança mais importante é com relação à regra da mão na bola. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

International Board anuncia mudanças em algumas regras do futebol

08 / abr
Publicado por Fernando Castro em Futebol Internacional às 16:19

A partir de junho algumas regras do futebol sofrerão mudanças. Em meio à pandemia do novo coronavírus, a International Board (IFAB, na sigla em inglês), órgão que regulamenta as normas do esporte, anunciou nesta quarta-feira (8) algumas alterações que deverão ser seguidas pelos árbitros a partir do primeiro dia de junho.

A mudança mais importante anunciada pelo órgão é em relação à mão na bola. O toque na junção do braço com a axila, ou seja, na região da manga curta da camisa, não será mais considerado falta. “Com a finalidade de determinar com clareza a infração de mão, se estabelece o limite do braço no ponto inferior da axila”, disse um trecho do comunicado da IFAB.

LEIA MAIS

> Coronavírus: Time alemão vende mais de 100 mil ingressos para “jogo imaginário”

> Ex-atleta olímpico morre após sofrer complicações da covid-19

> Juninho Pernambucano é homenageado pela Uefa

Diferente de como tem acontecido atualmente, quando qualquer toque da bola na mão no ataque é marcado infração, o toque de mão involuntário no setor ofensivo só deve ser assinalado caso o lance resulte em gol ou uma “ocasião manifesta de gol”. Outra mudança foi em relação às cobranças de pênaltis. Quando os goleiros se adiantarem, os árbitros não deverão voltar a cobrança caso a bola for na trave ou para fora.

VAR

Em relação ao árbitro de vídeo, A IFAB determinou que “sempre que o incidente revisado seja suscetível a considerações subjetivas, o árbitro deve revisá-lo no monitor à beira do campo”. As competições que começam antes de junho podem escolher se implementam as orientações neste ano ou apenas na próxima edição, como é o caso do Campeonato Brasileiro. Já as competições paralisadas por conta da pandemia podem concluir a disputa com as regras da temporada passada ou adotar as normas para a próxima.

PODCAST

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus afetando o mundo todo, o futebol segue sendo debatido no podcast Liga do Escrete, um podcast da Rádio Jornal especializado em futebol internacional. No episódio desta semana, além de algumas notícias dos clubes, vários quadros exclusivos do programa. Dentre os assuntos debatidos, um tema que gerou bastante debate: quais os cinco maiores atacantes da história da Seleção Brasileira? Além disso, um duelo envolvendo um craque do passado x craque da atualidade: Maldini ou Piqué, quem você queria no seu time?

Além desses temas, o programa também comentou escolheu a maior final de Liga dos Campeões dos últimos 20 anos. Ah, na trilha sonora do programa… Led Zeppelin! Você pode ouvir o podcast desta semana através do site da Rádio Jornal ou no seu aplicativo de podcast favorito.


FECHAR