Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Demba Ba, Drogba e Eto'o repudiam sugestão de teste de coronavírus na África

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 03/04/2020 às 17:31
Como jogador, Drogba brilhou no Chelsea e na seleção da Costa do Marfim. Foto: Divulgação
Como jogador, Drogba brilhou no Chelsea e na seleção da Costa do Marfim. Foto: Divulgação

Em pleno ano 2020, há ainda quem trate o continente africano como uma colônia. Ou, como acusou o ex-jogador Didier Drogba, um "laboratório de testes". Ele, Demba Ba e Samuel Eto'o repudiaram e demonstraram revolta nas redes sociais após dois médicos sugerirem, na TV francesa, que a África servisse de teste para vacinas contra o novo coronavírus.

O atacante senegalês Demba Ba, atualmente no ?stanbul Ba?ak?ehir, publicou o vídeo em sua conta oficial no Twitter, na manhã de quinta-feira (2). No diálogo transmitido pela LCI, os médicos Jean Paul Mira e Camille Locht sugerem que o estudo com a vacina BCG deve ser feito da África, pois não há "máscaras, tratamentos ou reanimação".

LEIA MAIS:

>Bayern de Munique anuncia renovação com o técnico Hansi Flick

>Covid-19: Remo e Paysandu se unem para clássico solidário

>Neymar doa R$ 5 milhões para ajudar na luta contra o novo coronavírus

Ao compartilhar o vídeo, Demba Ba comentou que é tempo de ascender. "Bem vindos ao ocidente, onde brancos acreditam que são superiores, que o racismo e a debilidade são banalizados", escreveu o jogador, nascido na França. Ele prontamente recebeu a resposta do camaronês Samuel Eto'o. "Esses filhos da p***", disse o ex-jogador.

Pouco depois, foi a vez de Drogba comentar a problemática sugestão. "É totalmente inconcebível que continuemos alertar sobre isso. A África não é um laboratório de testes. Quero denunciar fortemente essas palavras humilhantes, falsas e, acima de tudo, racistas", disse o ex-jogador do Chelsea e da seleção da Costa do Marfim.

Drogba ainda continuou, destacando a necessidade de ajudar o continente durante a pandemia da Covid-19 e achatar a curva. "Vamos nos salvar desse vírus maluco que está derrubando a economia global e devastando a saúde da população no mundo inteiro. Não trate africanos como cobaias humanas! É absolutamente nojento", emendou.

Por fim, Drogba pediu que os governantes africanos têm a responsabilidade de proteger a população dessas "conspirações horríveis". "Que Deus nos proteja", concluiu o tetracampeão inglês e campeão da Liga dos Campeões.

A maioria dos casos do novo coronavírus no continente africano estão na África do Sul, com mais de 1,5 mil pessoas diagnosticadas com a doença. Em seguida aparece a Argélia, com 1,1 mil casos. A situação se inverte no caso de mortes. Enquanto nove sul-africanos morreram da doença, na Argélia foram 105 fatalidades.

No Senegal, país de Demba Ba, 207 casos da Covid-19 foram notificados, com um óbito. Costa do Marfim, país de origem de Drogba, são 194, também com uma fatalidade. Já Camarões, terra de Eto'o, contabiliza 306 casos da doença, com oito mortes. A França, local dos médicos que sugeriram testar a vacina em africanos, tem mais de 60 mil casos e quase 6,5 mil mortes.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias