Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

COI tem 4 semanas para decidir se irá adiar Jogos de Tóquio

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 22/03/2020 às 15:40
Foto: Philip FONG / AFP
Foto: Philip FONG / AFP

Da AFP, atualizada às 16h28 - O Comitê Olímpico Internacional (COI) terá quatro semanas para tomar uma decisão sobre os Jogos de Tóquio-2020 e cogita um possível adiamento, mas descarta cancelar o evento, informou neste domingo (22) o presidente da entidade, o alemão Thomas Bach, em carta aos atletas.

"Iniciamos conversas com todos os sócios para estabelecer um balanço rápido do desenvolvimento da situação sanitária e seu impacto nos Jogos Olímpicos, incluindo um cenário de adiamento", escreveu Bach após uma reunião extraordinária da comissão executiva do COI.

LEIA MAIS:

>Estrutura do Sport fica a disposição no combate ao coronavírus e clube pede doação de sangue

>Presidente do Retrô disponibiliza estrutura do clube para ajudar no combate ao coronavírus

>Goleiro do Sport revela treino com irmão durante paralisação por causa do coronavírus

"Confiamos em finalizar estas conversas nas próximas quatro semanas", completou. "Um cancelamento dos Jogos destruiria o sonho olímpico de 11.000 atletas de 210 comitês nacionais olímpicos, da equipe de refugiados e dos atletas paralímpicos, continuou.

O COI completou em seu comunicado que "um cancelamento não está na agenda".

Entre os diferentes cenários contemplados, o COI deve decidir entre manter o evento nas datas previstas (24 de julho a 9 de agosto) ou adiá-lo em alguns meses, um ano (2021) ou até mais.

Há várias dias, o COI, com sede em Lausane, na Suíça, tenta acalmar os ânimos em relação aos Jogos de Tóquio, enquanto que o número de falecidos por coronavírus no mundo se multiplica, em meio a medidas de isolamento da população adotadas em diversos países, afetando cerca de 1 bilhão de pessoas.

Sob pressão desde o pedido público de adiamento dos Jogos apresentado pela poderosa Federação Americana de Natação, a USA Swimming, que recebeu o apoio da também influente Federação de Atletismo dos Estados Unidos, o COI consultou no sábado (21) os diferentes comitês nacionais olímpicos sobre o impacto da crise sanitária sobre a preparação dos atletas.

Nos últimos dias, outros grandes eventos esportivos anunciaram adiamentos, como a Eurocopa-2020 e a Copa América-2020 de futebol, que serão disputadas agora em 2021. Roland Garros, Grand Slam de tênis da França, anunciou que passará de maio para setembro.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias