Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Retrospectiva 2019: Os maiores jogos de Pernambuco no ano

Diego Borges
Diego Borges
Publicado em 27/12/2019 às 17:58
Márcio Carvalho/Cortesia
SÉRIE MEMÓRIA: Após empatar por 2x2 com o Paysandu no tempo normal, o Náutico levou a melhor nos pênaltis - FOTO: Márcio Carvalho/Cortesia

O ano de 2019 trouxe diversas sensações para o futebol de Pernambuco, com altos e baixos para os clubes, da capital ao interior. Lembranças que ficarão na memória da torcida, seja pelos sorrisos ou pelas lágrimas, marcando a temporada como de acessos de divisões emocionantes para Náutico e Sport, mas com frustração para os torcedores do Santa Cruz.

Fora da capital, teve festa incompleta para os 100 anos do Central, e o Afogados da Ingazeira fazendo história em seus primeiros passos no futebol pernambucano. O JC relembrou as partidas do ano e listou os dez jogos que mais se destacaram na temporada no estado.

10 - O duelo Sport x Bragantino

A Série B 2019 ficará marcada para o futebol brasileiro como a competição de estreia da parceria entre o Bragantino e a multinacional austríaca Red Bull, que investiu um aporte milionário na equipe alvinegra para ganhar destaque no cenário nacional, já estreando com título. Logo em seguida, o Sport, segundo melhor time da competição, também fez ótima campanha apesar da distância para o líder. E ambos protagonizaram duas das melhores partidas da competição.

Na ida, um 1x1 com um nível alto de qualidade técnica das equipes, tomando em consideração o nível histórico da Série B, de futebol marcação mais aplicada. E na Ilha do Retiro, o resultado se encaminhava para repetir o mesmo placar, até Pedro Carmona deixar o banco para resolver o jogo com uma boa jogada pela ponta esquerda e um cruzamento preciso, que Guilherme aproveitou. Festa para a torcida, que alimentou esperanças de título.

9 - Náutico derruba Lisca no Castelão

O técnico Lisca é tido como um dos mais folclóricos entre os atuais treinadores do futebol brasileiro. E parte dessa 'fama' foi construída no Náutico, quando chegou a subir em alambrado e até dançar o Vaneirão em vitórias importantes pelo Timbu. Mas a relação acabou se estremecendo após o treinador dar declarações no Ceará que repercutiram mal na torcida alvirrubra.

Neste ano, Lisca e Náutico se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O Ceará, dono da melhor campanha no Grupo B e vivendo boa fase, jogava no Castelão diante de quase 35 mil pessoas, mas acabou optando por escalar um time alternativo. O Timbu, por sua vez, fez uma grande partida e venceu por 2x0, com destaque para atuação do atacante Thiago, que acabou negociado com o Flamengo no fim da temporada.

8 - Santa e Náutico fazem acordo 'do Milhão' na Copa do Brasil

Um jogo histórico para o futebol pernambucano. O primeiro clássico local pela Copa do Brasil foi disputado entre Santa Cruz e Náutico no Arruda, com a premissa de uma cota de R$ 1,4 milhão. Até um patrocínio específico em alusão à quantia foi fechado entre as duas equipes, estampando ambas as camisas.

O Santa venceu nos pênaltis, após um 1x1 emocionante no tempo comum e os torcedores corais foram à forra com os alvirrubros, até que houve a revelação de um acordo prévio de divisão da cota em 60% e 40% para vencedor e perdedor do confronto, respectivamente.

7 - Afogados da Ingazeira bate o Santa e depois classifica para Copa do Brasil e Série D

Fundado em 2013, o Afogados da Ingazeira levou o nome da cidade no Sertão do Pajeú ao seu maior patamar no futebol local. Classificada para as quartas de final do Pernambucano, a Coruja tinha como missão eliminar o Santa Cruz no Arruda. E conseguiu, após um 1x1 no tempo normal e vitória nos pênaltis, com duas defesas do icônico goleiro Wallef e uma cobrança para fora de Allan Dias.

O Afogados acabou eliminado pelo Náutico nas semifinais, mas a cereja do bolo viria na disputa pelo terceiro lugar, contra o Salgueiro no Cornélio de Barros. O Afogados abriu o placar, sofreu a virada por 2x1, mas foi buscar de novo a vantagem, marcando o 3x2 aos 41 do segundo tempo. Festa sertaneja e vaga inédita na Copa do Brasil de 2020.

6 - Central enche estádio em festa do centenário

O Central preparou uma grande festa para os torcedores no jogo contra a Jacuipense. A partida de ida do primeiro mata-mata da Série D deste ano marcava também o dia do centésimo aniversário da Patativa, que teve direito a camisa comemorativa, carreata e estádio lotado no Lacerdão. A vitória por 2x0 encaminhava a classificação, mas o time caruaruense sofreu a reversão da vantagem com 3x1 na volta e ainda caiu nos pênaltis.

5 - Final do Pernambucano: O 42° título do Sport

Uma partida acirrada, digna de uma grande final. Após vencer o primeiro jogo no Estádio dos Aflitos por 1x0, bastava ao Leão um simples empate na Ilha do Retiro para conquistar a 42ª taça do Pernambucano.

O Sport até abriu o placar com Guilherme, mas o Náutico foi valente e buscou a virada com gols de Diego Silva e Jiminez. No entanto, nos pênaltis, brilhou a estrela de Mailson, que evitou o gol em duas cobranças.

4 - Santa Cruz quase elimina o Fluminense

Santa Cruz e Fluminense se enfrentaram pela quarta fase da Copa do Brasil deste ano, em dois jogos completamente distintos da equipe coral. Após sofrer um verdadeiro 'vareio' de bola no primeiro jogo, no Maracanã, o jogo da volta no Arruda teve uma grande mobilização da torcida coral.

O 2x0 construído no tempo normal teve gols de Jô e de Pipico, e ainda duas bolas na trave do Tricolor cariora, fazendo a torcida se encher de esperanças pela classificação às oitavas de final da competição. No entanto, na disputa dos pênaltis, o Santa Cruz acabou eliminado mesmo com Anderson defendendo uma das penalidades.

3 - O acesso do Sport

O Sport fez uma boa campanha de segurança na Série B, mas na reta final, empates acumulados fizeram aumentar a ansiedade da torcida para a confirmação do acesso de volta à Série B, uma vez que os adversários se aproximavam cada vez mais na tabela.

O jogo da confirmação aconteceu contra a Ponte Preta na Ilha do Retiro, também em um roteiro emocionante. Mesmo com a Ponte já sem aspirações na Série B, o atacante Roger fez valer a 'lei do ex' e a briga pela artilharia ao marcar o primeiro gol do jogo. A virada viria no segundo tempo, com dois gols de Guilherme, o artilheiro da Série B, com direito a narração espetacular de Aroldo Costa e invasão de gramado com festa na Ilha do Retiro.

2 - O título do Náutico na Série C

O primeiro título nacional do Náutico veio em 2019, coroando a campanha alvirrubra no Campeonato Brasileiro da Série C. Contra o Sampaio Corrêa, o Timbu abriu vantagem por 3x1 no primeiro jogo, nos Aflitos, e levou para São Luís o direito de levantar a taça até com uma derrota por um gol de diferença.

No Castelão, em mais um jogo equilibrado e cheio de emoção, com direito a torcedor pedalando de bibicleta do Recife até a capital maranhense, o Náutico tinha mais uma batalha a cumprir antes de levantar a taça da Série C. Após sofrer 2x0 no placar, o Timbu buscou o resultado e empatou o jogo com gols de Álvaro e Matheus Carvalho. Festa em vermelho e branco...

REVEJA OS GOLS DO TÍTULO DO NÁUTICO CONTRA O SAMPAIO CORRÊA

1 - Do drama ao êxtase: O acesso do Náutico

... que começou bem antes, nos Aflitos, nas quartas de final contra o Paysandu. Na verdade, a maior festa do futebol pernambucano em 2019, diga-se. O 0x0 no jogo da ida, no estádio Mangueirão deixou a atmosfera bastante tensa no estádio dos Aflitos, se tornando ainda pior com os dois gols marcados pelo Paysandu, que encaminhava a classificação até os 19 minutos do segundo tempo, com direito a gols perdidos e o clima de desespero tomando conta do estádio.

Foi quando começou a reação alvirrubra. Álvaro - que se tornou símbolo nos jogos decisivos do Náutico -, marcou o primeiro gol e reacendeu a esperança, que se arrastava até os 49 minutos. Quando o árbitro Leandro Pedro Vuaden marcou pênalti em lance polêmico, fazendo o estádio explodir em felicidade.

Jean Carlos converteu e levou a decisão da vaga na Série B para as penalidades. E o Timbu, bem mais motivado e envolvido pela atmosfera dos Aflitos, levou a melhor, com o goleiro Jefferson também assumindo o papel de herói. Matheus Carvalho consagrou a classificação de volta à Série B, que foi concretizada após a Justiça Desportiva negar pedido de anulação da partida pelo clube paraense.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias