Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Balanço da década: Sport, Náutico, Santa e a montanha russa que não para

Carlyle Paes Barreto
Carlyle Paes Barreto
Publicado em 27/12/2019 às 11:01
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Se os anos 60 foram dourados para o Náutico, o Santa Cruz dominou a década de 70, cabendo ao Sport iniciar sua hegemonia em seguida, nos anos 80. Além de maior quantidade de títulos estaduais, o trio teve expressão nacional em seus tempos.

A partir daí, com a entrada do Leão no Clube dos 13, a balança passou a pesar a favor dos rubro-negros. Com crescimento na década de 90 e nos anos 2000.

Neste último período, se encerrando em alguns dias, Sport, Náutico e Santa Cruz se revezaram nos pódios ou em acessos. Com rubro-negros mais vezes na Serie A e em torneios internacionais e com os tricolores ganhando mais taças locais.

Em comum, ainda, a oscilação. Altos e baixos a cada ano. Se o Santa venceu o Estadual cinco vezes, esteve na Primeira Divisão apenas uma vez, estando na Série C pelo terceiro ano seguido. O Sport, de volta à elite, já caiu três vezes. Enquanto que o Náutico só disputou a Série A em duas oportunidades desde 2010.

Para a próxima década, mais que troféus, o importante será a regularidade. O crescimento constante. A partir daí ganhar títulos será natural.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias