Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Você sabe o que é o Boxing Day da Premier League?

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 26/12/2019 às 7:30
Foto: Oli SCARFF / AFP
Foto: Oli SCARFF / AFP

Se nas festas de fim de ano o calendário de futebol fica mais escasso, na Inglaterra a tônica é diferente. A Premier League não tem pausa para o Natal e Ano Novo e, por isso, os torcedores podem aproveitar a folga acompanhando algum jogo. Mas, o dia mais esperado é 26 de dezembro. Ué, mas se o feriado já passou, por que? É que alguns países anglo-saxões comemoram também o Boxing Day.

Existem várias teorias quanto à explicação para a data. A origem, de acordo com o jornal britânico The Guardian, é bastante simples: pequenos atos de gentileza. Quem começou, porém, já é algo mais complicado. O que importa no futebol é que Sheffield FC, primeiro time da história, e Hallam FC, segundo mais antigo, fizeram o primeiro jogo entre equipes naquele dia em 1860.

Virou tradição somente quase um século depois, pois até 1957 os jogos aconteciam no dia mesmo do Natal. E lá se vão seis décadas de Boxing Day no futebol inglês.

O planejamento da liga para a organização do calendário é que os torcedores não precisem ir para longe para acompanhar o time de coração. Na 19ª rodada desta temporada, a maior distância a ser percorrida é pelos torcedores do Newcastle, onde joga o pernambucano Joelinton. A equipe enfrenta o Manchester United fora de casa, a cerca de 245 quilômetros.

Sorte dos torcedores de Crystal Palace e West Ham, ambos de Londres. O presente de Natal. Ou melhor, de Boxing Day.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias