Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

SJCC elege os melhores do ano em Pernambuco

Luana Ponsoni
Luana Ponsoni
Publicado em 08/12/2019 às 11:02
Foto: Léo Lemos/Náutico
Foto: Léo Lemos/Náutico

Acesso à Série B do Campeonato Brasileiro com direito ao título da Terceira Divisão Nacional. As conquistas do Náutico na temporada 2019 – entre elas o retorno aos Aflitos –, evidenciam o trabalho desempenhado pelo presidente alvirrubro, Edno Melo, e o vice Diógenes Braga no último biênio. A gestão da dupla foi apontada pelos jornalistas esportivos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) como o grande destaque do futebol pernambucano em 2019. Hoje eles serão aclamados para comandar o executivo do clube por mais dois anos.

A evidência dada ao trabalho de Edno e Diógenes no Náutico pelos profissionais do SJCC congrega com o momento de aprovação da dupla junto à torcida. Apesar de feliz pelo momento tranquilo com as arquibancadas, o vice-presidente alvirrubro não se deixa comover pela “lua de mel”. Experiência adquirida nos dois anos em que lidou com as questões do futebol no Náutico. Desde o rebaixamento à Série C, em novembro de 2017, até o retorno à Segunda Divisão em 2020.

 

FJ, náutico, aeroporto, edno, diógenes Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

 

“Nós temos os pés muito no chão, Edno e eu. Essa aceitação realmente existe. A gente finalizou o ano sendo campeão da Série C. Mas três, quatro meses atrás, a torcida chegou a pedir minha cabeça. Queria que eu saísse do futebol porque queria contratações e, naquele momento, eu nem podia dizer o porquê de a gente não estar contratando (questões ligadas ao mercado da Série B). Então, essa aceitação que tem hoje, que ótimo, que bom que a gente termina assim. Mas, em relação a gente, isso não traz uma situação de deslumbre. Porque muda. Basta começar mal o ano. A gente sabe que tem que fazer mais do que o que foi feito”, relatou Diógenes.

LEIA MAIS

> Náutico confirma amistoso contra a equipe do ABC

> Sem presença de torcida, dirigentes e atletas do Retrô prestigiam final da Copa Pernambuco

> Guto ressalta apoio da diretoria do Sport e projeta 2020 de maior pressão na Série A

Na caminhada até devolver o Náutico à Série B, o dirigente afirmou que jamais pensou em desistir e revelou o pensamento que tem feito a diferença na atual gestão timbu. “O alinhamento que temos, eu e Edno, é muito grande e tem uma característica: a gente não entrega os pontos em hora nenhuma. Tem uma frase do exército – eu não servi, Edno serviu. Mas eu tenho um grande amigo, que considero como irmão, que também serviu, e ele falava muito: ‘conduta de comandante, espelho da tropa’. E a gente não desiste. E eu acho que isso se refletiu em campo. Aquela questão com o Paysandu (jogo do acesso), com o Sampaio (jogo do título da Série C) lá. De não desistir”.

 

Foto: Leo Motta/JC Imagem

 

Na eleição interna dos jornalistas esportivos do SJCC, também foram escolhidos o melhor treinador do ano e a seleção estadual de 2019. O rubro-negro Guto Ferreira e o alvirrubro Gilmar Dal Pozzo empataram. Enquanto Guto conduziu o Leão ao título pernambucano e à Série A do Campeonato Brasileiro, com o vice-campeonato da Segundona, Dal Pozzo foi o treinador do acesso alvirrubro à Série B. Retorno coroado com título da Série C, que passou a ser a meta seguinte do técnico.

 

 

O time ideal da temporada, formado exclusivamente por atletas que atuam em clubes de Pernambuco, contou predominantemente com jogadores de Náutico e Sport. À exceção do goleiro Anderson, do Santa Cruz. O arqueiro foi praticamente uma unanimidade nas votações em sua posição. O alvirrubro, por sua vez, teve quatro jogadores compondo a equipe, enquanto seis atletas rubro-negros foram apontados. A seleção de craques que atuam no Estado, apontada pelos jornalistas esportivos do SJCC, ficou assim: Anderson (Santa Cruz); Hereda (Náutico), Thyere (Sport), Camutanga (Náutico) e Sander (Sport); Charles (Sport), Willian Farias (Sport) e Jean Carlos (Náutico); Guilherme (Sport), Thiago (Náutico) e Hernane Brocador (Sport).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias