Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

CBF respeita STF, reconhece Sport como único campeão de 87 e Fla como hexa

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 25/11/2019 às 17:37
Foto: Reprodução/Sport
Foto: Reprodução/Sport

Depois de décadas de idas e vindas, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu no ano passado que o campeão brasileiro de 1987 foi o Sport e arquivou o processo. Por isso, a CBF considera o Flamengo hexacampeão brasileiro apos a conquista do título desta temporada no domingo (24), sem entrar em campo. O clube afirma ter sete títulos, mas a entidade vai respeitar a decisão do tribunal.

Em entrevista ao site UOL, a entidade máxima do futebol nacional destacou que a questão "extrapola o entendimento da CBF". Antes, a confederação sugeriu que os times dividissem o título. Em respeito ao "Poder Judiciário e do ponto de vista legal", a CBF não pode reconhecer o time carioca como heptacampeão. Contudo, para evitar o desgaste com a torcida carioca, a instituição evita citar "hexacampeonato".

LEIA MAIS:

>Jorge Jesus agora é cidadão carioca

>Torcedor do Sport morre após ser espancado antes de ‘jogo do acesso’

>Sport começa hoje a planejar elenco para 2020

No site da entidade, é possível observar na matéria sobre o título do Flamengo deste fim de semana uma lista de conquistas do Rubro-negro carioca. Nela, aparecem as seguintes competições: "1980 (Brasileiro), 1982 (Brasileiro), 1983 (Brasileiro), 1987 (Copa União), 1992 (Brasileiro), 2009 (Brasileiro) e 2019 (Brasileiro)".

A polêmica que já dura mais de 30 anos começou porque a CBF deixou que os clubes organizassem a competição nacional. A Copa União contava com a participação de times integrantes do Clube dos 13: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. A entidade interferiu e criou o Módulo Amarelo.

Sport e Guarani foram os finalistas do grupo criado pela CBF e Flamengo e Internacional do Módulo Verde, mas esses dois se recusaram a jogar as partidas. Assim, com o jogo entre Leão e Bugre, o time pernambucano se sagrou campeão, tanto que disputou a Libertadores da América no ano seguinte.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias