Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Sport é um dos times mais disciplinados da Série B

Filipe Farias
Filipe Farias
Publicado em 30/10/2019 às 8:16
Charles foi quem mais desarmou na Série B. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Charles foi quem mais desarmou na Série B. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Além de estar bem na tabela de classificação (2º, com 56 pontos) e muito próximo de garantir matematicamente o retorno à Primeira Divisão do Brasileiro, o Sport é uma das equipes mais disciplinadas nessa Série B. Como o técnico Guto Ferreira exige que os seus comandados joguem um futebol propositivo, exigindo que eles tenham sempre a posse da bola (a média do Leão no campeonato é de 52% de posse), sendo raros os momentos que o time rubro-negro corre atrás do adversário.

De acordo com o Footstats (site especializado em estatísticas futebolísticas), o Sport é a quinta que menos comete faltas nessa Segundona, com 485 lances faltosos marcados - atrás de América-MG, CRB, Figueirense e Ponte Preta. Como se não bastasse o baixo número de faltas cometidas, a equipe leonina também tem um baixo índice de cartões recebidos, sendo a segunda que menos tomou essa punição, com 64 cartões no total, sendo 59 amarelos e cinco vermelhos.

Um outro ponto a ser observado e que coloca o Sport como um dos mais disciplinados da Série B está relacionado ao elevado número de desarmes. O time rubro-negro é o que mais rouba a bola do adversário na competição, com 566 desarmes corretos. Isso mostra que, para recuperar a posse de bola, os rubro-negros não precisam cometer uma infração faltosa. O volante Charles, inclusive, é o maior ‘ladrão’ de bolas nessa Segundona, com 88 desarmes, sendo responsável por 15,5% das roubadas de bola do Leão.

LEIA MAIS:

Sport vai realizar tratamento no gramado da Ilha do Retiro

Com seleção brasileira como exemplo, técnico do Sport evita pressão por título

Hyuri revela desejo de permanecer no Sport em 2020

Essa postura mais agressiva, por sinal, é uma exigência de Guto Ferreira. O treinador cobra sempre dos jogadores que, ao perder a posse da bola, é preciso imediatamente pressionar o adversário para obrigar ele a se livrar da bola ou cometer algum erro. Postura essa que o Sport adota seja na Ilha do Retiro ou atuando fora de casa. Talvez por isso, a equipe leonina tenha obtido um bom aproveitamento longe do Recife.

“O nosso time tem tido uma postura muito positiva fora de casa. Não se inibe e nem deixa de buscar os três pontos. E isso, neste momento do campeonato, é muito importante. Tivemos essa postura a competição inteira e não vamos mudar nada. Vamos buscar do jeito que a gente vem buscando sempre os três pontos.”, comentou Guto Ferreira.

Diante das palavras do treinador, o Sport vai encarar o Guarani, nesta quinta-feira (31), às 19h15, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, com uma postura agressiva e buscando manter a invencibilidade leonina, que já dura oito partidas: cinco vitórias e três empates, para ficar mais perto do acesso.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias