Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Campeonato belgo-holandês seria "impossível a curto prazo", afirma federação

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 29/10/2019 às 18:08
Foto: EMMANUEL DUNAND / AFP
Foto: EMMANUEL DUNAND / AFP

Da AFP - A federação holandesa de futebol (KNVB) pôs um fim às especulações sobre a criação nos próximos três anos de um campeonato belgo-holandês, afirmando que a proposta seria "impossível a curto prazo".

"O interesse é real, os estudos continuam", declarou à AFP um representante da federação holandesa, embora "seja difícil por enquanto dizer quando isso poderá ser feito".

Na edição do jornal francês Le Monde de 22 de outubro, o presidente do Brugge, Bart Verhaeghe, afirmou trabalhar para a criação de uma liga belgo-holandesa para "reduzir nossa distância para o 'big five' (as 5 maiores ligas europeias) e nos abrirmos para um mercado de 28 milhões de consumidores".

LEIA MAIS:

>No Chile, futebol é suspenso pela terceira semana por conta da crise social

>Corinthians é bicampeão da Copa Libertadores Feminina, no Equador

>Bruno Fernandes volta a ficar sem time após rescisão do Poço de Caldas

"Se não acontecer para a próxima temporada, sem dúvida ficará para as duas seguintes", completou Verhaeghe.

No sábado (26), o presidente da Pro League (que supervisiona o futebol profissional na Bélgica), Peter Croonen, freou o entusiasmo de Verhaeghe, garantindo que "nenhum plano" havia sido estabelecido.

O projeto foi iniciado pelos principais clubes dos dois países, seis do lado holandês e cinco do lado belga. A primeira fase de um estudo de viabilidade terminou na semana passada.

"Com base nas observações atuais, as partes envolvidas julgaram que havia material para se passar para uma segunda fase do estudo", anunciou na sexta-feira a KNVB em comunicado.

Esta fase deverá se concentrar no formato da competição, seu efeito sobre as competições atuais e sobre os clubes. Nesse momento, porém, o entusiasmo para uma nova liga conjunta parece maior na Bélgica do que na Holanda.

"Há vantagens e desvantagens", analisou o ex-jogador holandês Youri Mulder à televisão belga. "Mas nunca funcionará na Holanda, porque é preciso que 13 dos 18 clubes do Campeonato Holandês sejam favoráveis para que a decisão seja tomada".

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias