Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

PE 2020 reduz datas, Copa do Nordeste não amplia e Série C mantém formato

Diego Borges
Diego Borges
Publicado em 03/10/2019 às 19:38
"Não há como mudar", diz Manoel Flores sobre formato da Série C. Foto: Ricardo Stuckert / CBF
"Não há como mudar", diz Manoel Flores sobre formato da Série C. Foto: Ricardo Stuckert / CBF

Com três divisões do Brasileirão ainda em andamento - a final da Série C acontece no próximo domingo, entre Sampaio Corrêa e Náutico -, a CBF divulgou no início da noite desta quinta-feira o calendário oficial da temporada 2020 do futebol brasileiro, com alterações substanciais que vão desde o período de realização de competições até o formato de disputa em alguns casos, o que modificará planejamentos estratégicos de equipes ao longo do país, e claro, também em Pernambuco.

O fator principal para as modificações foi a busca pela CBF por atender ao calendário de jogos oficiais de seleções, imposto pela FIFA, com dez datas reservadas nos meses de março, junho, setembro, outubro e novembro. Oito serão destinadas para as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo e outras duas para amistosos. Com isso, nenhuma competição nacional, regional ou estadual terá jogos realizados nos dias impostos pela entidade máxima.

LEIA TAMBÉM

Náutico abre os Aflitos para torcida acompanhar final das cadeiras

Santa Cruz define cor do mascote e marketing projeta utilização

Sport aconselha organizadas a não irem ao jogo contra o CRB

"(Teremos) um mínimo de pré-temporada e um respeito às datas FIFA, que era o que a gente buscava para esse calendário e conseguimos. As datas tradicionais, que ocorrem em todo ano em cinco períodos serão respeitadas", garantiu o diretor de competições da CBF, Manoel Flores.

Já a Copa América 2020, agendada para acontecer entre 12 de junho e 12 de julho na Colômbia e na Argentina, não terá o calendário brasileiro adaptado ao período. "Além de ser uma competição que foi divulgada muito depois de ter concebido e pensado o calendário, seria inviável a gente contornar", justificou Manoel Flores.

SÉRIES A, B E C NÃO MUDAM OS FORMATOS

Sendo assim, as Séries A e B, que tiveram intervalos nesta temporada 2019 durante a Copa América, serão encurtadas em relação às datas de atividade, mantendo o formato de pontos corridos em 38 rodadas. Já Série C, ao invés de encerrar em outubro, agora será ampliada até novembro como data final da grande decisão, ampliando o período de atividade de 20 clubes, entre eles o Santa Cruz, representante pernambucano na competição.

Em contato com a reportagem do JC, o diretor de competições rechaçou qualquer possibilidade de alteração no formato da Terceira Divisão, mantendo-se com fase classificatória e a fase de jogos eliminatórios. "Não há como mudar".

Já a Série D foi a divisão que mais sofreu mudanças. Além da ampliação de quatro para praticamente sete meses de atividade. Subindo de 16 para 26 datas, o que altera o formato da competição. Serão 64 clubes, divididos em oito grupos com oito equipes cada, onde os quatro melhores de cada grupo se enfrentam em mata-mata até definir os quatro que sobem para a Série C, além do campeão.

Entre os participantes, estão os três pernambucanos Afogados da Ingazeira (estreante), Central (equipe que mais disputou o torneio) e Salgueiro (único no estado ao lado do Santa Cruz a conquistar acesso na Série D).

ESTADUAL PERDE DATA, MAS COPA DO NORDESTE NÃO GANHA

Além das mudanças nas competições nacionais, os campeonatos estaduais também serão alterados, Caindo de 18 para 16 datas, o que deve afetar no formato de disputa do Campeonato Pernambucano. Contudo, apesar do pleito da Liga do Nordeste e dos clubes participantes da Copa do Nordeste, as duas datas não serão herdadas pela competição regional, segundo afirmou Manoel Flores à reportagem do JC. "Não (herdam), as datas FIFA serão respeitadas", cravou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias