Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Jorge Sampaoli processa Associação de Futebol do Chile

Marcos Leandro
Marcos Leandro
Publicado em 26/09/2019 às 18:09
Foto: AFA
Foto: AFA

AFP

Jorge Sampaoli, ex-técnico das seleções de Chile e Argentina e atual treinador do Santos, entrou com um processo contra a Associação de Futebol Profissional (ANFP) chilena em cinco milhões de dólares, exigindo o reembolso de impostos e um suposto prejuízo à sua honra, confirmou nesta quinta-feira (26/9) essa instituição.

A denúncia foi apresentada em março por Sampaoli e dois de seus colaboradores, o assistente técnico Sebastián Beccacece e o preparador físico Jorge Desio, mas na semana passada a federação local foi notificada pela justiça e repercutiu nesta quinta na imprensa local.

"Eu classifico essa denúncia como assombrosa", disse nesta quinta-feira Sebastián Moreno, presidente da ANFP, consultado por jornalistas. "Os argumentos apresentados no processo, como mostraremos, são improcedentes", acrescentou o executivo.

Sampaoli e seus auxiliares exigem a devolução de 1,058 bilhões de pesos (cerca de 1,5 milhão de dólares) que pagaram referentes a impostos ao fisco chileno. No processo, eles afirmam que o montante deveria ser reembolsado após acordado com a diretoria da ANFP em novembro de 2015.

Os denunciantes exigem também o pagamento de cerca de 3,4 milhões de dólares por terem sido acusados pela federação local de terem recebido 200.000 dólares para realizar palestras e assessorias em um instituto de formação de treinadores e árbitros.

Sampaoli e seus auxiliares reclamam que esta acusação atingiu sua "honra", ao ser incluída em uma queixa que a ANFP apresentou contra Sergio Jadue, ex-presidente da federação chilena que viajou do Chile rumo aos Estados Unidos em julho de 2016 após um acordo com a justiça americana para contribuir com seu depoimento no 'FIFA gate'.

"O importante aqui, mais que analisar os quase cinco milhões de dólares que o denunciante pretende, é analisar o fundo e a procedência dos argumentos que apresenta", acrescentou Moreno.

Sob o comando de Sampaoli, o Chile conquistou a Copa América que sediou em 2015, o primeiro título futebolístico do país em competições internacionais de seleções. Em 2017, após uma tortuosa saída do Chile, Sampaoli assumiu a seleção da Argentina com a qual teve um criticado desempenho na Copa do Mundo da Rússia em 2018, onde foi eliminada nas oitavas de final pela França.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias