Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Ex-árbitro Óscar Ruiz é denunciado por abusar sexualmente de menor na Colômbia

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 24/09/2019 às 12:11
Não é a primeira vez que o ex-árbitro é acusado. Foto: AFP
Não é a primeira vez que o ex-árbitro é acusado. Foto: AFP

Da AFP - O ex-árbitro colombiano Óscar Julián Ruiz foi denunciado por supostamente ter abusado sexualmente em duas ocasiões de um menor de idade, em 2005 e 2008, que aspirava a se tornar juiz profissional de futebol na Colômbia.

Fabián Reyes disse nesta segunda-feira (23) à AFP que denunciou Ruiz na justiça por supostamente tê-lo estuprado quando tinha 13 anos na cidade de Villavicencio, departamento de Meta. Na Espanha, onde mora, Reyes garantiu que foi abusado em junho de 2005 na residência de Ruiz, a quem conheceu em janeiro desse ano durante os cursos de capacitação de árbitros para apitar partidas infantis.

LEIA MAIS:

>Com Messi e Rapinoe eleitos melhores do mundo, confira os premiados no The Best da Fifa

O ex-juiz que na época era um dos mais importantes da América do Sul, teria dito que se ele quisesse "ser um grande árbitro" teria que ceder a suas pretensões. "Sem poder fazer nada, com a força e o tamanho desse senhor, fui tomado pelo medo. Ele então se aproveitou e me penetrou", disse o jovem.

Reyes garante que em 2008, em uma data não especificada e quando ainda era menor de idade, Ruiz o teria obrigado a fazer sexo oral e mais uma vez abusado dele. Reyes afirmou que durante todo esse tempo se calou por medo. "Eu era apenas um menino, cheio de temores, um menino ingênuo que (...) não sabia muita coisa sobre sexo, só sabia que se alguém praticasse sexo anal era gay e eu achava que as pessoas iam me julgar", afirmou.

Reyes, que nunca chegou a apitar profissionalmente, fez a denúncia pelo crime de conjunção carnal em menor de 14 anos, que na Colômbia é punível com até 13 anos de prisão. O processo foi apresentado por meio do ex-árbitro colombiano Harold Perilla, que em março também denunciou Ruiz por suposto abuso sexual.

Em um comunicado, o advogado de Ruiz e ex-procurador-geral Mario Iguarán, classificou como "conveniente" a denúncia de Reyes. Segundo Iguarán, em junho de 2005 seu cliente estava na Holanda atuando como árbitro do Mundial Sub-20. Em seu site, a Fifa indica que ele trabalhou como juiz do evento que foi realizado entre 10 e 25 de junho.

Mas Reyes afirma que os fatos ocorreram antes de Ruiz partir para a Holanda. Além de Perilla, o ex-juiz Mauricio Sánchez denunciou Ruiz por abuso sexual em 2012, embora o caso tenha sido arquivado por falta de provas.

Desde o final do século passado houve uma série de denúncias, por parte de ex-juízes e dirigentes, de favorecimentos na arbitragem colombiana em troca de relações sexuais.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias