publicidade
18/09/19
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem
Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

Opinião: pesquisa revela grandeza dos clubes

18 / set
Publicado por Carlyle Paes Barreto em Notícias às 11:05

Independentemente de toda polêmica que envolve pesquisas quantitativas, o estudo da Datafolha sobre as maiores torcidas de futebol no Brasil mostra a grandeza dos clubes. E o potencial pouco aproveitado pela maior parte.

Líder, o Flamengo só agora parece que está aproveitando sua massificação. Mesmo assim, ainda bem abaixo da força que tem em todas regiões. Incluindo o Nordeste. Assim como o vice-líder Corinthians, ainda restrito a seu estado.

E até por aqui, com escala nacional mínima, mas com grandeza local, os clubes não conseguem transformar a paixão de seus torcedores em fidelização. São milhões de fãs. Muitos deles admitindo fanatismo. Mas poucos milhares realmente consumindo. É essa lacuna que deveria ser aproveitada, o pós-pesquisa. Mas geralmente não é.

Mesmo que Sport e Santa Cruz, por exemplo, apareçam com números parecidos, nacionalmente, ou com o Leão tendo o dobro do rival na análise regional. Mas ambos com forte presença local. Embora com a margem de erro abrindo espaço para mudanças de patamares ou troca de posições, mas mostrando que o número de torcedor é enorme. Falta buscá-lo, cativá-lo.


FECHAR