Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Aflitos volta "pé quente" e pulsa no acesso do Náutico

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 08/09/2019 às 20:36
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem
Foto: Brenda Alcântara/JC Imagem

O retorno ao estádio dos Aflitos foi sonhado por todo torcedor do Náutico, assim como o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, que chega como uma coroação da volta ao caldeirão alvirrubro. Reinaugurado no final do ano passado, depois de mais de cinco anos sem receber os alvirrubros, o estádio foi palco de mais um momento histórico de ressurgimento do clube. Nas arquibancadas, muita emoção entre os torcedores, que tem o ambiente como uma segunda casa.

LEIA MAIS:

>“Batalha dos Aflitos 2 houve, mas o vencedor foi o Náutico”, diz vice

>Quem foi o herói do acesso do Náutico na Série C?

>Foi aflito e nos Aflitos: o Náutico voltou à Série B

>A campanha do acesso do Náutico para a Série B em números

>Ouça os gols do acesso do Náutico nas ondas da Rádio Jornal

>Náutico: acesso coroa trabalho de uma gestão que serve de modelo

>Diretoria do Náutico devolve clube para a Série B nacional

>Acesso é muito especial para três jogadores do Náutico

>De “Bicho Burro” a referência. Camutanga dá volta por cima no Náutico

>Thiago foi a grande joia do Náutico no acesso deste ano

>Dal Pozzo deixa seu nome marcado com acesso do Náutico

>Confira toda a campanha do Náutico até o acesso na Série C

>Aflitos volta “pé quente” e pulsa no acesso do Náutico

"É até difícil achar uma palavra que defina os Aflitos. Mais do que resgata o clube, coloca o Náutico e sua torcida perante ao futebol brasileiro, em um outro patamar, de superação, de um clube realmente grande, que cresce na crise e nos momentos de dificuldades se reinventa e ressurge mais forte do que era antes. Os Aflitos é, talvez, o grande elo simbólico disso tudo. A volta aos Aflitos simbolizou todo o movimento de torcedores, conhecidos e principalmente anônimos, que ajudaram demais o clube”, comentou o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga, em entrevista ao JC.

Com recorde de público na temporada e mais de 15 mil torcedores do Náutico presentes, o estádio dos Aflitos confirmou a estigma de caldeirão e amuleto especial do clube. Até conseguir a consagração, no entanto, o Eládio de Barros Carvalho, um dos estádios mais tradicionais do futebol brasileiro, viveu dias de esquecimento e abandono. No período em que o Náutico começou a jogar na Arena de Pernambuco, os Aflitos ainda recebia alguns jogos do sub-20 do clube. O América-PE também chegou a mandar alguns jogos no estádio, que foi utilizado até no futebol americano.

Com o passar dos anos, no entanto, o estádio dos Aflitos foi recebendo cada vez menos eventos, até ficar completamente no ostracismo. Sem o entrosamento da torcida alvirrubra com a Arena de Pernambuco, a volta do Náutico à Rosa e Silva acabava sempre à tona. Agonizando em meio à intensa disputa política, o clube sofria com os resultados dentro de campo e o estádio com os maus tratos, em um cenário de desolação.

Com o apelo e a força da torcida do Náutico, o projeto e as primeiras movimentações para a reforma do estádio começaram em 2017. Mas foi na atual gestão executiva do clube, que a requalificação e modernização dos Aflitos saíram do papel de fato. O resgate do orgulho do torcedor alvirrubro, evidenciado na volta a casa em amistoso internacional contra o Newell’s Old Boys, em dezembro do ano passado, é motivo de orgulho para a diretoria, que almeja novos dias de glória para o Eládio.

A PONTUAÇÃO DO NÁUTICO RODADA A RODADA

“A gente vê uma paixão desenfreada e quase sem uma possibilidade de definição quando se fala dos Aflitos. Na verdade o Náutico não resgatou os Aflitos, os Aflitos resgatou o Náutico. O fato dele ter ficado abandonado, de lado, proporcionou todo um movimento. Quando o estádio estava em obras, na verdade era o clube que estava sendo reformado. O Náutico estava nascendo da reforma dos Aflitos. Todo esse movimento em torno dos Aflitos é que está fazendo o Náutico ressurgir”, acrescentou Diógenes.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias