Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Coutinho no Bayern é um novo episódio na 'novela Neymar'

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 20/08/2019 às 12:24
Foto: AFP
Foto: AFP

AFP - Uma moeda de troca a menos: o meia brasileiro do Barcelona, Philippe Coutinho, por quem o Paris Saint-Germain estava interessado e que poderia ter sido trocado por Neymar, foi cedido nessa segunda-feira oficialmente ao Bayern de Munique. Uma operação que alivia as finanças do Barça mas que complica a volta do astro do PSG ao clube catalão.

Dezoito meses depois de gastar 120 milhões de euros (e 40 milhões de bonificações) para tirar Coutinho do Liverpool, a contratação mais cara de sua história, o Barça optou por emprestar o brasileiro por uma temporada ao Bayern para que recupere seu nível.

A operação foi revelada na sexta-feira pelo clube catalão, que confirmou nesta segunda que receberia 8,5 milhões de euros por este empréstimo, que inclui uma opção de compra não obrigatória de 120 milhões de euros. "O jogador brasileiro passou pelos exames médicos no domingo e assinou seu contrato", confirmou o Bayern.

LEIA MAIS

Brasileiro indicado ao Puskás foi revelado em CT pernambucano

Messi, Ibra e brasileiro estão entre os candidatos ao prêmio Puskas

Coutinho é apresentado pelo Bayern e vestirá a camisa 10

Ceará pede providência após pênalti não marcado contra o São Paulo

Apesar das duas Ligas e a Copa do Rei conquistadas durante sua passagem pelo Barcelona, Coutinho nunca se adaptou ao sagrado jogo de toques do time 'azulgraná' e sua saída do Barcelona gera uma decepção: "Coutinho, história de um grande fracasso", destacou nesta segunda-feira em sua capa o jornal esportivo catalão Sport.

"Para mim, esta mudança representa um novo desafio em um novo país com um dos melhores times da Europa. Assim como o Bayern, tenho grandes ambições", disse o brasileiro.

Na Baviera, Coutinho terá a difícil missão de substituir os veteranos Arjen Robben e Franck Ribéry, que foram embora no final da temporada passada. "É o tipo de reforço que precisávamos", disse o goleiro Manuel Neuer, depois que vários pesos pesados do elenco do Bayern terem pedido novas contratações.

COFRES ALIVIADOS

No Barça, a saída de Coutinho representa um alívio esportivo mas também financeiro. O brasileiro tinha um dos salários mais altos do elenco: cerca de 12 milhões de euros líquidos segundo a imprensa (23 milhões de euros líquidos), que o Bayern assumirá nesta temporada, segundo o Barcelona.

Em estado de alerta devido a uma folha salarial insana (40 milhões de euros líquidos por ano para Lionel Messi) e pelas recentes contratações de Antoine Griezmann (120 milhões de euros) e de Frenkie De Jong (75 milhõees de euros e 11 milhões em bonificações), as contas do clube catalão agora respiram aliviadas.

É verdade que o montante do empréstimo pago pelo Bayern é menor do que foi comentado inicialmente na imprensa espanhola (falava-se em cerca de 20 milhões de euros). Mas a saída de Coutinho permite ao Barça economizar algumas somas extras que devia pagar ao Liverpool.

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias