Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Clássico das Emoções é o jogo-chave da última rodada da Série C

Fernando Castro
Fernando Castro
Publicado em 20/08/2019 às 8:06
Náutico recebe o Santa Cruz na última rodada da fase de grupos da Série C do Campeonato Brasileiro. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Náutico recebe o Santa Cruz na última rodada da fase de grupos da Série C do Campeonato Brasileiro. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O Clássico das Emoções do próximo sábado, confirmado no estádio dos Aflitos, tem tudo para fazer jus ao apelido, já que vai decidir a vida do Santa Cruz na Série C – para o Náutico, estará em disputa a primeira colocação da chave. Os resultados da penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro foram positivos para os times pernambucanos, mas apenas o Náutico tem a classificação às quartas de final da competição assegurada. A equipe coral ainda está pressionada, mas o horizonte já foi mais tenebroso.

Como é o atual quinto colocado do Grupo A, com 25 pontos, o Santa Cruz não depende apenas de si para avançar de fase. Para conseguir a classificação, além de vencer o Náutico, os tricolores precisam torcer para um tropeço do Imperatriz ou do Confiança, que jogam fora de casa, contra o Sampaio Corrêa e o Ferroviário, respectivamente.

LEIA MAIS

[Áudio] Presidente da FPF contesta clássico nos Aflitos e vice do Náutico rebate

Álvaro mira titularidade após marcar o gol da classificação do Náutico na Série C

TV Jornal: Assista os gols das vitórias de Náutico e Santa Cruz pela Série C

Departamento médico do Santa confirma ausência de Pipico do Clássico das Emoções

A matemática da classificação para o Santa Cruz na Série C do Campeonato Brasileiro

A reação Coral nas últimas rodadas, somada aos tropeços dos concorrentes, possibilitou a classificação até com um empate contra o Náutico. Para isso a matemática tricolor inclui mais um time. Obrigatoriamente o Imperatriz precisa perder e o Botafogo-PB não pode vencer o Treze. Neste caso, o resultado do jogo entre Ferroviário e Confiança não teria interferência e o Santa Cruz só poderia passar como quarto colocado.

Com a classificação e pelo menos a vice-liderança do Grupo A garantida, o Náutico entra em campo em uma situação confortável e tenta no Clássico das Emoções a confirmação da boa fase na Série C. São cinco vitórias nos últimos seis jogos. Em jogo, o time de Gilmar Dal Pozzo tem a busca da liderança como motivação. A rivalidade com o rival, impulsionada pelos torcedores alvirrubros se torna também um combustível extra aos jogadores.

A liderança da chave, no entanto, não é garantia de vida fácil nas quartas de final, tendo em vista o equilíbrio entre os times do Grupo B. Assim, o fato de poder decidir o mata-mata em casa pode ser um diferencial, situação já garantida pelo Náutico com a segunda colocação. Dessa maneira, sem muitas pretensões práticas no clássico, levantou-se a possibilidade entre os torcedores de maneira geral de o Timbu 'tirar o pé', situação descartada pelos dirigentes dos clubes.

GRUPO B

Marcado pelo equilíbrio, cinco equipes ainda brigam pela classificação no Grupo B  - Paysandu, Remo, Ypiranga-RS, São José-RS e Volta Redonda. Com o empate entre Volta Redonda e Juventude, 2x2, na última segunda-feira (19/8), o Juventude se classificou. Caso a configuração seja mantida na última rodada, o Náutico enfrentaria o Remo no mata-mata valendo o acesso à Série B. Já se o Santa Cruz garantir a classificação, dependendo da posição, pode ter pela frente o Juventude, atual líder, com a última partida sendo decidida em Caxias do Sul-RS.

CLASSIFICAÇÃO - GRUPO A

18ª RODADA - SÁBADO, 24/8

Náutico x Santa Cruz, Aflitos

Sampaio x Imperatriz, Castelão

Treze x Botafogo-PB, Amigão

Ferroviário-CE x Confiança, Presidente Vargas

Globo-RN x ABC, Barretão

AS DISPUTAS NA ÚLTIMA RODADA

LIDERANÇA E SEGUNDO LUGAR

Sampaio Corrêa ou Náutico

O QUE PRECISA FAZER

Sampaio Corrêa - Se vencer o Imperatriz fica em primeiro. Se empatar, fica na torcida por empate ou derrota do Náutico contra o Santa Cruz.

Náutico - Para terminar em primeiro, precisa vencer o Santa Cruz e torcer por empate ou derrota do Sampaio Corrêa para o Imperatriz. Se empatar, torce por derrota do Sampaio Corrêa.

TERCEIRO E QUARTO LUGARES

Imperatriz, Confiança, Santa Cruz, Ferroviário e Botafogo

O QUE PRECISA FAZER

Imperatriz - Vencer o Sampaio Corrêa. Se empatar, torce contra Confiança, Santa Cruz, Ferroviário ou Botafogo-PB. Empate de todos. Somente um pode vencer. Se perder, torce por derrotas de Santa Cruz e Botafogo-PB. Só se classificaria em 4º lugar, pois perde uma posição para Confiança ou Ferroviário.

Confiança - Vencer o Ferroviário. Se empatar, torce por empate ou derrota de Santa Cruz ou Botafogo-PB. Caso um deles vença, torce por derrota do Imperatriz. Se perder, torce por derrota do Santa Cruz, empate ou derrota do Bota-PB. Derrota do Imperatriz por 6 gols. Em caso de perder por 1.

Santa Cruz - Vencer o Náutico e torcer por empate ou derrota de Imperatriz ou Confiança. Se empatar, torce por derrota do Imperatriz e empate ou derrota do Bota. Classificaria em quarto, atrás do Confiança ou Ferroviário.

Ferroviário - Vencer o Confiança e empate ou derrota de Imperatriz ou Santa Cruz. Se empatar, torce por derrota do Imperatriz por 4 gols de diferença. Derrota simples do Santa Cruz e empate ou derrota do Botafogo.

Botafogo-PB - Vencer o Treze e torcer por empates ou derrotas de Imperatriz e Santa Cruz. Em caso de um deles vencer, classifica com empate entre Ferroviário x Confiança.

LUTA CONTRA A QUEDA

Treze e Globo-RN

O QUE PRECISA FAZER

Treze - Vencer o Botafogo-PB. Com empate ou derrota, torce por empate ou derrota do Globo contra o ABC.

Globo-RN - Precisa vencer o ABC e torcer por derrota do Treze. Caso vença por saldo de 1, precisa que o Treze empate em 0x0. Caso vença por saldo de 2, o Treze pode empatar em qualquer placar.

JÁ REBAIXADO

ABC

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias